quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PINTURA MEDIUNICA: Encerrada a temporada de Flôrencio Anton no Ceará


Florêncio (ao centro) ao lado dos que fazem o Núcleo Espirita Casa da Paz em Russas/CE
Foi concluída na última quarta (24/11) a passagem pelo Ceará de Florêncio Anton, médium baiano, que tem se destacado na atividade de pintura mediúnica
com uma produção de mais de 27.000 telas pintadas;105 pintores desencarnados já catalogados,numa proposta de disseminação do espiritismo em mensagens de consolação e esperança. Florêncio esteve no interior do estado, nas cidades de Aracati, Quixadá e Russas, Nesta última ele participou da programação de abertura da I Semana Espírita de Russas (SER) realizada pelo Núcleo Espírita Casa da Paz no dia 14 de Novembro.


Quadro pintado em Russas, comparado ao pintado em vida pelo artista que assina a obra

SAIBA MAIS

A PINTURA MEDIÚNICA NA CODIFICAÇÃO ESPÍRITA DE ALLAN KARDEC

O QUE É PSICOPICTOGRAFIA  (OU PINTURA MEDIÚNICA)?
A Psicopictografia é uma manifestação espírita ou mediúnica pela qual um espírito, através de um médium, se expressa por meio de pinturas ou desenhos.
[Wikipedia]
A Psicopictografia é a faculdade mediúnica de fazer pinturas ou desenhos utilizando as mãos do médium psicopictógrafo.
[www.espirito.org.br]

O QUE É UM MÉDIUM PINTOR OU PSICOPICTÓGRAFO?

Médiuns pintores ou desenhistas: os que pintam ou desenham sob a influência dos espíritos. Falamos dos que obtêm trabalhos sérios, visto não se poder dar esse nome a certos médiuns que espíritos zombeteiros levam a fazer coisas grotescas, que desabonariam o mais atrasado estudante. [Item 190 – Médiuns especiais para efeitos intelectuais – aptidões diversas - O Livro dos Médiuns - Allan Kardec]

SOBRE A CIÊNCIA ESPÍRITA

A Ciência Espírita compreende duas partes: experimental uma, relativa às manifestações em geral; filosófica, outra, relativa às manifestações inteligentes. [Introdução, O Livro dos Espíritos, Allan Kardec]
A natureza das comunicações é sempre relativa à natureza do Espírito, e leva a marca da sua elevação ou da sua ignorância; [...] Mas, ao lado da aptidão do Espírito, há a do médium que é para ele um instrumento mais ou menos cômodo, mais ou menos flexível, e no qual descobre qualidades particulares que não podemos apreciar. [Cap. XVI (Médiuns Especiais) - O Livro dos Médiuns]. (Grifos nossos)

PAPEL DO MÉDIUM NAS COMUNICAÇÕES ESPÍRITAS

“20. De onde vem a aptidão de alguns médiuns para escrever em verso?
A poesia é uma linguagem. Eles podem escrever em verso, como podem escrever numa língua que desconheçam; [...].”
21. O mesmo ocorre com os que têm aptidão especial para o desenho e a música?
Sim; o desenho e a música são também maneiras de se exprimirem os pensamentos. Os Espíritos se servem dos instrumentos que mais facilidade lhes oferecem.” [Cap. XIX – item 223 – O Livro dos Médiuns]

OUTRAS FONTES DE OPINIÃO
O QUE DIZ MANUEL VIANNA DE CARVALHO

(Psicografia de Divaldo P. Franco)
“A psicopictografia (pintura mediúnica) é recurso nobre de arte para a confirmação da sobrevivência do Espírito à disjunção molecular do corpo. O estilo do pintor, suas características, sua mensagem oferecem expressivo contributo para a afirmação da vida após o túmulo, como também pelo ensejo que oferece de trazer beleza e harmonia para encanto das criaturas humanas.”

QUEM FOI MANUEL VIANNA DE CARVALHO - 13/10/1926U*10/12/1874
Numa época em que a divulgação da Doutrina Espírita ensaiava os seus primeiros passos e encontrava pela frente a mais obstinada oposição, o major Dr. Manuel Vianna de Carvalho, com pulso firme e animado do mais vivo idealismo, desbravava o terreno para nele lançar a semente generosa da propaganda.
Como espírita, foi dos mais animosos. 0 seu nome representou verdadeira bandeira no campo da disseminação do espiritismo. 0 que ele fez, em vários anos de luta e de atividades intensíssimas, é algo que ainda não se pode colocar em dados estatísticos, tal o gigantismo da tarefa por ele desenvolvida em todo o país.

O ESPIRITISMO NA ARTE

“A beleza é um dos atributos divinos. Deus colocou nos seres e nas coisas esse misterioso encanto que nos atrai, nos seduz, nos cativa e enche a alma de admiração, às vezes de entusiasmo.
A arte é a busca, o estudo, a manifestação dessa beleza eterna, da qual aqui na terra não percebemos senão um reflexo.” [“O Espiritismo na Arte” – Léon Denis]

O MÉDIUM PSICOPICTÓGRAFO FLORENCIO REVERENDO ANTON NETO

Fundador do Grupo Espírita Scheilla, em Salvador-BA
36 anos. Pedagogo, especializado em Educação Inclusiva (crianças especiais), psicanalista, graduando em enfermagem.
Países em que já atuou como médium psicopictógrafo: Portugal, Espanha, Itália, Suécia, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Bélgica.

Madalena Parisi Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário