domingo, 7 de novembro de 2010

O “X” da questão!

Casa do povo lotada, ao fundo os vereadores fazem a contagem dos votos
Polêmica na sessão especial de eleição da nova mesa diretora da câmara municipal de Russas neste domingo(07/11).
Revista policial na entrada, forte aparato dentro e fora da casa do povo, que hoje estava tomada pelo povo para presenciar o que só os vereadores podem decidir, quem irá conduzir os trabalhos da casa legislativa no biênio 2011/2010.
Após a conclusão do processo de votação que transcorreu com normalidade, veio o inicio da grande polemica ainda antecedendo a apuração, quando o vereador candidato a presidente Paulo Santiago e na oportunidade escrutinador fez a seguinte observação” se tiver voto identificado à eleição deve ser anulada”.
Muita discussão veio a partir desta declaração, os ânimos se alteraram, chegando ao ponto do presidente da casa Agaci Fernandes ameaçar esvaziar o plenário por conta da manifestação popular. Toda polemica se deve ao fato dos vereadores escrutinadores Paulo Santiago e Flavio Matoso, candidatos a presidente e secretário respectivamente pela chapa 2, sendo que o outro escrutinador era Marcos Estácio que não fazia parte de nenhuma das duas chapas mais era apontado ao lado de Fernando Amaral como fiéis na balança nesta queda de braço, os dois vereadores disseram ter entre os seis votos obtidos pela chapa 1, dois votos em que o votante teria tentado identificar-se. 

Um dos votos considerado como identificado....
 
Outro voto considerado identificado

Eis o “X” da questão, Paulo Santiago afirmou que nas duas cédulas constavam votos que era possível perceber a tentativa de identificação do voto. Segundo o vereador em uma das cédulas o X de confirmação do voto fugia da área a ser marcada, e no outro, havia um duplo risco remarcando o mesmo X. Isso foi o suficiente para ser alegada a identificação do voto. A chapa 1 também reagiu e disse que a Chapa 2 também teria dois votos identificados. Em resumo foi constato em ata que a eleição teve como resultado 6x4 para chapa 1, sendo que dois dos votos estavam identificados, enquanto que na chapa 2 também constavam dois votos identificados.
Ao final da sessão muitos foram os pedidos para que fosse feita uma revisão no regimento interno da casa para que da próxima vez a votação possa ser aberta, e não secreta, o que impede problemas como o de hoje.
O presidente da casa enviará oficio com copia da ata e das cédulas de votação para o ministério público que deverá se pronunciar e apresentar parecer para um desfecho final do caso.  

Chapa 1
Chiquinho Cacholé(PT)- Presidente
Nilson Mendonça(PSDB)- Vice-Presidente
João Torquato(PRB)- Secretário
E Zé de Fátima(PTB)– Tesoureiro

Chapa 2
Paulo Santiago(PTB) – Presidente
Agaci Fernandes ( PMDB) – Vice-Presidente
Flávio Matoso(PSDB)- Secretário
E Aureliano Ribeiro(PMDB)-Tesoureiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário