domingo, 31 de janeiro de 2016

Papa pede perdão a protestantes por perseguição católica no passado

O Papa Francisco na Basílica de São Paulo, em Roma, no dia 25 de janeiro de 2016 (Foto: Remo Casilli/Reuters)
O Papa Francisco na Basílica de São Paulo, em Roma, no dia 25 de janeiro de 2016 (Foto: Remo Casilli/Reuters)
O papa Francisco pediu perdão aos protestantes e membros de outras igrejas cristãs pela perseguição de católicos no passado, e o Vaticano anunciou nesta segunda-feira (25) que o pontífice vai visitar a Suécia este ano para marcar o 500º aniversário da Reforma.
Ao falar em cerimônia na Basílica de São Paulo, em Roma, com a participação de representantes de outras religiões, Francisco pediu "perdão pelo comportamento não evangélico de católicos perante os cristãos de outras igrejas". Ele também pediu aos católicos que perdoem aqueles que os perseguiram.
O Vaticano anunciou que Francisco irá em 31 de outubro para a cidade sueca de Lund, onde a Federação Luterana Mundial foi fundada em 1947, para participar de uma cerimônia em conjunto com luteranos para lançar as comemorações da Reforma que continuarão em todo o mundo no próximo ano.
O alemão Martinho Lutero é apontado como primeiro líder da Reforma Protestante, em 1517, ao ter escrito 95 teses -que ele teria pregado na porta de uma igreja de Wittenberg- criticando a Igreja Católica pela venda do perdão de pecados em troca de dinheiro.
A isso se seguiu uma violenta divisão, e às vezes política, em toda a Europa e dentro do Cristianismo, o que levou, entre outras coisas, à Guerra dos 30 anos, à destruição de mosteiros ingleses e à queima de vários "hereges" de ambos os lados.
Tradicionalistas católicos acusam Francisco de fazer demasiadas concessões aos luteranos, particularmente em uma "oração comum" que ambas as religiões vão usar durante as comemorações de 2017.

Da Reuters

Brasil e EUA acertam parceria para desenvolver vacina contra o vírus Zika

A presidente Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiram criar um grupo de alto nível para o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus Zika. Os dois conversaram nesta sexta-feira (29), por telefone, e concordaram em unir esforços para produzir a vacina e produtos terapêuticos contra o vírus. O Zika está relacionado à ocorrência de microcefalia em recém-nascidos.

A base das pesquisas será a cooperação já existente entre o Instituto Butantan e o National Institute of Health (NIH), que já estudam uma vacina contra a dengue, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Durante a ligação, Dilma e Obama determinaram que o ministro da Saúde brasileiro, Marcelo Castro, e o Departamento de Saúde dos Estados Unidos mantenham contato a fim de aprofundar a cooperação bilateral na área.

Essa semana, o governo federal intensificou as ações de mobilização para eliminar de criadouros do Aedes aegypti. Outro vírus transmitido pelo mosquito, o chikungunya, provocou a morte de uma pessoa no Recife. Danielle Santana, de 17 anos, teve miosite aguda, que está relacionada ao vírus.

(Agência Brasil)

44 municípios terão que se enquadrar à deliberação do arco de coligação do PT no Ceará

foto PT 160130 determinaçõesExcluir do arco de aliança partidos de oposição à presidente Dilma Rousseff (PSDB, DEM, PPS e Solidariedade) nas eleições de outubro próximo.

A deliberação do PT, na tarde deste sábado (30), em encontro da direção estadual do partido, põe em xeque 44 municípios que na eleição de 2012 marchou com o “inimigo”. Municípios como Granja e Missão Velha, o PT se aliou com os três maiores partidos de oposição ao Palácio do Planalto: PSDB, DEM e PPS. Em Ararendá, o PT se coligou somente com o PSDB.

Segundo o deputado federal José Airton, coordenador da Bancada do Ceará na Câmara Federal, o governador Camilo Santana, “principal liderança do partido no Estado”, deverá ser chamado para avaliar cada caso.

Confira as coligações vitoriosas do PT no Ceará em 2012:

PT com PSDB: Antonina do Norte, Ararendá (somente), Capistrano, Cariús, Cascavel, Independência, Ipaporanga, Ipaumirim, Milhã, Miraíma, Moraújo, Orós, Pacoti, Solonópole e Varjota.

PT com DEM: Aracati, Brejo Santo, Caucaia, Cedro, Fortim, Marco, Paraipaba e Parambu.

PT com PPS: Aratuba, Groaíras, Itaiçaba, Maracanaú, Massapê, Nova Russas, Pacujá, Paracuru, Quixeré, São Benedito, Sobral e Várzea Alegre.

PT com PSDB e DEM: Hidrolândia, Icó, Iracema, Potiretama e Redenção.

PT com PSDB e PPS: Piquet Carneiro e Quiterianópolis.

PT com DEM e PPS: Sem registro.

PT com PSDB, DEM e PPS: Granja e Missão Velha.

Fonte: Eliomar de Lima

Petistas ratificam interesse em candidatura própria na Capital

Na Conferência Eleitoral do Partido dos Trabalhadores do Ceará, o coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, deputado federal José Airton Cirilo (PT-CE), defendeu na manhã deste sábado, (30), a construção de uma unidade política entre os companheiros da legenda, com vista às eleições municipais desse ano.
O deputado enfatizou também que as lideranças petistas devam ressaltar para a população o legado dos governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma.

O encontro no Hotel Praia Centro em Fortaleza, contou com a presença de parlamentares e prefeitos, sindicalistas, movimentos sociais, e com representantes de 120 municípios, que ao final do encontro ratificaram a tese de candidatura própria a prefeito nas principais cidades do Ceará.

O presidente do PT Fortaleza e deputado estadual Elmano Freitas considerou a atividade “importante para que o PT possa definir sua estratégia e fortalecer, cada vez mais, a unidade do Partido”.

Após perdão, imagem de padre Cícero entra em igreja católica pela 1ª vez

Os católicos fiéis a padre Cícero Romão Batista, considerado santo popular no Nordeste, celebraram um dia histórico neste sábado (30) em Juazeiro do Norte: pela primeira uma imagem do padre foi autorizada a entrar dentro de um templo católico, permitido após o perdão da Igreja ao padre. O evento ocorreu durante a romaria das Candeias, que atrai cerca de 300 mil católicos à cidade.
Padre Cícero morreu sem conciliação com a igreja católica após o caso conhecido como "milagre da hóstia", no final do século XIX. Segundo a crença popular, uma hóstia dada pelo padre Cícero virou sangue na boca de uma beata. A Igreja Católica afirmou que o padre interpretou de forma equivocada a teologia bíblica e foi proibido de exercer funções eclesiásticas.
Em dezembro de 2015, o Vaticano anunciou a reconciliação de padre Cícero com a religião. Com o perdão, não há mais fatores impeditivos para que o "santo popular" do interior do interior do Ceará seja beatificado ou canonizado, segundo o chanceler da diocese do Crato, Armando Lopes Rafael. Leia o resumo da carta em que o Vaticano declara reconciliação com padre Cícero.

sábado, 30 de janeiro de 2016

Thábata Mendes deixa o XCalypso após briga com Ximbinha

Thábata Mendes e Ximbinha durante show em Castanhal, no Pará
Thábata Mendes e Ximbinha durante show em Castanhal, no Pará Foto: Reprodução/ Facebook


Durou apenas três meses a parceria entre Thábata Mendes e Ximbinha. A loira decidiu largar o projeto do ex-marido de Joelma durante uma reunião na tarde desta sexta-feira, em Belém. O motivo foi uma discussão entre ela e o guitarrista após o show que a banda fez na cidade de Tibau, no Rio Grande do Norte, dia 16 deste mês.
Após a apresentação, que teve pouca presença do público, os fãs da cantora se reuniram na frente do camarim e ela quis atender cada um. Ximbinha se irritou com a demora e deixou o local com os músicos.
De acordo com uma fonte ligada a Thábata, ela não aguentava mais ser maltratada por Ximbinha: "Tudo o que foi publicado sobre ele é a mais pura verdade. A situação ficou insustentável para ela, que já vinha planejando isso há algum tempo", conta a fonte. "Eles tiveram uma briga horrível no último show. Ele vive bêbado".

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Governador Camilo lamenta morte do Coronel Macedo

Reprodução do Facebook   Foto: Carlos Gibaja
O governador Camilo Santana(PT) usou sua conta no Facebook para lamentar o falecimento do Coronel. da Policia Militar,  Hervano Macedo Júnior, ocorrido nesta quinta-feira(28), em Juazeiro do Norte.

Recebi com muito pesar a notícia da morte do coronel Hervano Macedo, que foi comandante-geral adjunto da Polícia Militar neste Governo. Coronel Macedo dedicou 32 anos de sua vida para servir ao povo cearense através da corporação militar. Em novembro do ano passado, quando deixava o cargo para tratar da saúde, prestamos a ele uma justa homenagem, entregando a medalha "General Assis Bezerra" - a maior honraria da SSPDS. Na oportunidade, coronel Macedo emocionou a todos ao dizer que estaria sempre com os olhos voltados para a segurança pública do nosso Estado: "Sair da corporação, talvez. Desligar-me, jamais", disse ele. Nosso muito obrigado pela sua luta e nossa solidariedade aos familiares e amigos.

Escreveu Camilo.


quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Aos 75 anos, jornalista Berto Filho é acolhido no Retiro dos Artistas

Jornalista Berto Filho, de 75 anos, luta contra câncer Foto: Divulgação
Rio - Um dos ícones do telejornalismo brasileiro, Berto Filho, de 75 anos, passou a residir no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá. 
O jornalista, que já esteve à frente do ‘Jornal Nacional’ e ‘Fantástico’, da TV Globo, recorreu à instituição na segunda-feira devido à necessidade de cuidado permanente por conta de um tratamento de câncer no estômago.
A administradora do Retiro, Cida Cabral, contou que Berto está acamado, com pouca voz, mas com planos de lançar um livro.
“Ele teve perdas consideráveis no último ano, como a irmã e mulher. Logo após o falecimento da companheira, descobriu a doença. Não tinha como ele viver sozinho, em Cabo Frio. Aqui, terá toda a assistência. Vamos levá-lo ao médico e estaremos atentos a cada horário dos remédios dele”, garante.

O DIA

Morre o Cel. Hervano Macedo Júnior

 Coronel Macêdo recebe medalha do governador Camilo Santana pelos seus 32 anos servindo a Policia Militar. Foto: Carlos Gibaja
Faleceu nesta-quinta(28) em Juazeiro do Norte o ex-comandante-geral adjunto da Polícia Militar (PM), coronel Hervano Macedo Júnior, que tinha pedido exoneração por conta de problemas de saúde. 
No final do ano passado no dia 05 e novembro, o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, prestou uma homenagem ao Policial Militar, Coronel Macêdo, que naquela data completou 32 anos de policia, a teve por tanto a sua reserva publicada no Boletim da Policia Militar, saindo da ativa e passando para a reserva.
Coronel Macedo em 2009 foi comandante do 1º Batalhão de Policia Militar com sede em Russas, permanecendo durante dois anos, 
Em Russas adotou uma postura até a sua chegada inédita, quando disponibilizava o numero de seu telefone celular para a população aciona-lo.


Vereador Nathizael diz que prefeitura não tem motivos para não ter pago o hora de trator.

Mesmo já começando o período em que deveria iniciar a preparação da terra para o plantio por parte dos agricultores de Russas, estes estão tendo que conviver ainda com a incerteza do pagamento dos serviços prestados dentro da ação " Hora de trator" quando o governo municipal concede para as associações comunitárias e seus associados o beneficio, que ainda não foi pago, o que motivou a presença de lideres comunitários na ultima sessão ordinária da Câmara Municipal de Russas, realizada na terça-feira(26) para cobrar um providencia do impasse que já passa de um ano.
O vereador Nathizael Leandro(PMDB) fez a cobrança do pagamento e disse que o prefeito Weber Araujo (PRB) não tem motivos para não ter efetuado o pagamento, já que foi licitado, autorizado  pelo poder legislativo e até  foi pedido credito suplementar. O vereador alertou que existe casos em que o serviço não é executado e já é pago pelo prefeitura, o oposto do caso do hora de trator, que o serviço foi executado e não foi pago até hoje.
ouça: 

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Trici - Pe. Denilson paga promessa e se emociona com a presença de populares

Uma verdadeira multidão participou da caminhada saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, no centro de Tauá, até a Barragem do Trici, distante aproximadamente 20km da sede do município.
A caminhada surgir de uma promessa feita pelo Padre Denilson, hoje Pároco de Tauá e filho da terra, há 4 anos atrás quando fez uma oração ao passar pelo reservatório que estava praticamente seco, pedindo a sangria da barragem responsável pelo abastecimento de mais de 35 mil habitantes que moram na cidade.
Ao divulgar nos meios de comunicação e redes sociais que pagaria a promessa nessa data, centenas de pessoas se juntaram a caminhada.
A prefeita Patrícia Aguiar também se juntou ao Padre e aos tauaenses para agradecer a Deus pela sangria da barragem que estava seca há duas semanas e hoje acumula água suficiente para os próximos 4 anos. Jovens, adultos e idosos, além de empresários, vereadores, profissionais liberais e populares participaram da peregrinação.

Fonte blog do Wilrismar Holanda;

Conta de luz ficará mais barata neste mês.

“Em reunião ordinária realizada nessa terça-feira, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a redução nas bandeiras tarifárias amarela e vermelha, que aumentam a conta de luz do consumidor quando fica mais caro produzir energia no país.

A partir de fevereiro, o valor da bandeira amarela vai cair de R$ 2,50 para R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, redução de 40%.

Já a bandeira vermelha terá um patamar intermediário, mais barato, de R$ 3,50 para cada 100 kWh. O patamar mais caro foi mantido em R$ 4,50 para cada 100 kWh.

As bandeiras tarifárias coloridas – verde, amarela e vermelha – foram criadas como uma maneira de informar ao consumidor os custos que são repassados para a conta de luz com o acionamento de usinas termelétricas, que geram uma energia mais cara e são ligadas quando as hidrelétricas produzem menos por causa do baixo nível de seus reservatórios.

A Aneel divulga no próximo dia 29 de janeiro qual será a bandeira tarifária que vai incidir sobre as contas de luz de fevereiro. A bandeira vermelha encontra-se vigente, onerando a conta do consumidor, pelo menos desde março de 2015.  A decisão desta terça foi baseada em estudos da Superintendência de Gestão Tarifária da Aneel.

(Agência Brasil)

Cartórios Eleitorais que abrangem 25 municípios também atenderão aos sábados

Identificação biométrica urna
Eleitores de 25 municípios passarão a ter a opção de agendar para as manhãs de sábado o atendimento em seus respectivos cartórios eleitorais e realizar o recadastramento biométrico obrigatório. A ampliação do horário de atendimento foi regulamentada na Portaria Conjunta nº 1/2016 da Presidência e da Corregedoria do TRE-CE.
A portaria, publicada no DJE de 22/1, determina que o horário de funcionamento do cartório eleitoral nesses municípios será das 8 às 17 horas – de segunda a sexta-feira – e das 8 às 12 horas nos sábados. A partir de sábado, 30/1, os eleitores dessas zonas eleitorais já encontrarão esta nova opção de atendimento. 
A medida foi adotada pela Administração do TRE-CE, considerando o porte das zonas eleitorais que abrangem os 46 municípios que se encontram atualmente em revisão eleitoral, e o respectivo eleitorado atendido até a presente data, de modo a garantir o atingimento de parcela razoável dos eleitores ao final do processo de recadastramento biométrico obrigatório, previsto para o próximo dia 18 de março. 

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Castanhão apresenta rachadura desde 2014

A trinca vertical de baixo apresenta uma extensão de cerca de 3,5 metros, entre as cotas 91,65m e 95,0m, distante 3,5m da linha de soleira da 12ª comporta 

Iguatu. Uma rachadura em um dos pilares na 12ª comporta da Barragem Castanhão, observada por técnicos em setembro de 2014, finalmente deve ser recuperada no mês de março. A trinca despertou a atenção de engenheiros e diretores do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), cujos relatórios demonstraram necessidade urgente de providências.

Além do Castanhão, outras barragens construídas e administradas pelo Dnocs também necessitam de obras de manutenção e reparos, pois apresentam problemas que se estendem por vários anos. Dentre elas, os açudes Tejuçuoca (na cidade de mesmo nome), Farias de Souza (Nova Russas) e Thomás Osterne (Crato).

O problema preocupa diante da proximidade da quadra chuvosa, com chance de aumento do nível de água no reservatório, que impossibilitaria a realização do serviço de recuperação, além da importância da barragem para o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Complexo Industrial do Pecém e perímetros irrigados no Vale do Jaguaribe.

O Castanhão é o maior açude do Ceará e tem capacidade de acumular 6,7 bi de m³. Relatório técnico da inspeção do vertedouro em setembro de 2014, por engenheiros do Grupo de Trabalho em Segurança de Barragem da Coordenadoria Estadual do Dnocs apontou a existência da fissura. A trinca vertical de baixo apresenta uma extensão de cerca de 3,5 metros, entre as cotas 91,65m e 95,0m, distante 3,5m da linha de soleira da 12ª comporta, situa-se a 8,5m da junta de dilatação na face de montante entre os blocos 12 e 13. A rachadura apresentou largura média de 8mm e profundidade de pelo menos 15cm.

Juiz nega liminar para suspender gastos da prefeitura de Aracati com Carnaval



O juiz Domingos José da Costa, responsável pela 3ª Vara de Aracati indeferiu, no início da tarde desta segunda-feira, 25, pedido de liminar do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) para que fossem suspensos os gastos da prefeitura de Aracati com festejos de Carnaval. A abertura dos envelopes do processo licitatório para contratação de bandas e de estrutura física está marcada para as 9 horas da terça-feira, 26. Segundo o MPCE, montante de gastos gira em torno de R$ 2,4 milhões. Prefeitura afirma que festa gera lucro para região.
A Ação Civil Pública (ACP) com pedido de liminar havia sido protocolada pela Promotoria de Justiça do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Aracati na quinta-feira, 21. O objetivo era suspender as licitações para contratação de atrações musicais, trios elétricos, placas de led, rádio comunicadores, serviços de hospedagem, serviços de ornamentação, banheiros químicos, e outros itens para realização de festas durante o Carnaval.

A acusação do MPCE é de que o Município passa por dificuldades financeiras com atrasos salariais, falta de recursos para o conselho tutelar, rescisões de contrato, dentre outros, e deveria priorizar gastos com atividades essenciais. A promotora Virgínia Narvarro, responsável pela ACP, afirma que não é “racional” a utilização de recursos públicos para custear festejos carnavalescos no porte almejado, ainda mais quando o município se "encontra em estado caótico e com débitos de natureza prioritária".
Prefeitura
O pedido do MPCE, no entanto, não foi acatado pela Justiça. A advogada da Prefeitura de Aracati, Juliane Amaral, pontuou que o Carnaval na Cidade é tradicional e fomenta o turismo e a economia da região. “O Brasil todo se encontra em crise, mas o Carnaval de Aracati – e isso já havia sido anexado em defesa prévia – é tradicional, existe desde 1920. É um investimento na cidade porque fomenta o turismo, 100% dos hotéis ficam lotados, os ambulantes esperam pelo período de vendas”, ressaltou Amaral. 

Em dezembro do ano passado, o MPCE já havia emitido recomendação ao prefeito, Ivan Silvério, e aos secretários de Finanças e de Turismo e Cultura para que se abstivessem de realizar os festejos carnavalescos em 2016. A ação pedia que fossem suspensas contratações de bandas, montagens de palcos, trios elétricos, dentre outros. A orientação era que fosse realizado um “Carnaval Cultural”, sem grandes gastos.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Conheça a história do pai e filho cearenses que encantaram Internet com banho de chuva

Pai e filho, em um dos banhos de chuva
Pai e filho, em um dos banhos de chuva  FOTO: ARQUIVO PESSOAL

"Enquanto Deus me der forças, vou continuar fazendo isso", diz o autônomo Stanley Moreira da Silva, 37. Ele e o filho Wesley de Lima Moreira, 18, emocionaram internautas do Brasil inteiro com um vídeo em que aparecem tomando banho de chuva. A gravação, feita na ultima quinta-feira, 21, faz parte da rotina da família cearense, que vive em Jaguaruana, 173,1 km de Fortaleza. 

Wesley nasceu totalmente saudável, mas aos quatro meses de vida teve uma grave infecção intestinal e, posteriormente, uma parada cardiorrespiratória que o deixou em coma por 15 dias. “Nesse tempo o médico já dizia que ele ia ter sequelas, então quando ele acordou ficou com paralisia cerebral pela falta de oxigênio no cérebro”, relata a mãe do garoto, a dona de casa Silvia Helena de Lima, 36. 

Depois do coma, Wesley perdeu os movimentos do corpo e da fala, mas, segundo a família, interage com o olhar. "Nunca tratei ele diferente, sempre agimos como se ele fosse uma criança normal", diz a mãe. "Ele entende é tudo, a gente conversa, eu e a mãe dele já sabemos pelo olhar quando ele quer alguma coisa", complementa Stanley, conhecido na cidade como "Moreno". 

Ministério divulga cronograma para desligamento da TV analógica

O Ministério das Comunicações divulgou nesta segunda-feira, 25, um cronograma de transição do sinal de TV analógico para o digital no Brasil. Segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União, o desligamento do serviço analógico vai começar com projeto-piloto na cidade goiana de Rio Verde no dia 15 de fevereiro. Em outubro, Brasília e cidades do entorno do Distrito Federal vão fazer a transição.

No decorrer de 2017 será a vez de todas as capitais da Região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória), além de Goiânia, Salvador, Recife e Fortaleza. Outras cidades do estado de São Paulo e do Nordeste passarão pela mudança no próximo ano.

Em 2018, a transição para o sinal de TV digital vai incluir as capitais e outras cidades das Regiões Sul, Centro-Oeste e Norte, todo o interior dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. O Ministério das Comunicações vai publicar portarias com a relação dos demais municípios afetados pela transição para o sinal digital.

Campanha quer evitar que pais deem nomes estranhos aos filhos

Calígula
Calígula
Batizar filhos com nomes "excêntricos" não é indicado. Pelo menos é o que mostra uma campanha realizada por cartórios do Rio de Janeiro para evitar esse tipo de registro.

Segundo consta na ação, nomes "estranhos" podem estimular o bullying e trazer problemas para as crianças no futuro. A informação é do jornal O Globo.

A iniciativa ocorre com discursos e cartazes "de esclarecimento" aos pais no ato do registro. O jornal lembrou ainda que os profissionais podem se recusar a registrar uma criança se for avaliado que o nome pode resultar em problemas futuros.

No Estado do Rio, os nomes "Messalina" e "Calígula" foram negados em cartórios recentemente. Outro nome que enfrentou resistência é "Artu", mas a mãe da criança convenceu o oficial de que o nome não traria problemas ou constrangimentos ao menino.

Redação O POVO Online

Padre percorrerá 17 km a pé para pagar promessa pelo transbordamento da barragem do Trici

O Pároco de Tauá, Pe. Denilson Furtado, vai pagar uma promessa pelo transbordamento da barragem do Trici. A promessa do padre era que se a barragem sangrasse ele iria percorrer a pé os 17 kms de distância entre a sede de Tauá e a barragem no Distrito de Trici.
O padre já marcou a caminhada para a próxima quarta-feira,27 de janeiro, com saída as 15h30m. 
A saída será da Igreja Matriz, Nossa Senhora do Rosário. Pela importância do fato para a cidade de Tauá o padre deve contar com uma grande quantidade de pessoas o acompanhando nessa caminhada.
Barragem do Trici

Fonte Blog do Edy Fernandes

Adriana Ribeiro vai disputar vaga de vereadora

Ellen Mara, João Bosco Paz, Adriana Ribeiro, Liro Paz, Aldiana Ribeiro e José Almir Paz.
Em reunião realizada no sábado(23) ficou definida a pré-candidatura ao cargo de vereadora, da historiadora e escritora, Adriana Ribeiro(PHS), irmã do ex-vereador, Aureliano Ribeiro.
Adriana teve seu nome colocado a disposição para concorrer ao cargo de prefeita, mas após avaliação interna das lideranças politicas da família, veio a decisão de concorrer a uma vaga no legislativo russano em 2016, seguindo a trajetória politica do seu irmão, como ela mesma escreveu em sua conta no Facebook  "Meu irmão, em seu nome continuaremos a sua missão."
Aureliano Ribeiro continua sendo o recordista de votos na disputa por uma vaga no legislativo russsano, quando em 2008 obteve 2.478 votos, representando  06,43 dos votos validos.

Na mesma rede social Adriana postou a foto do encontro com a seguinte legenda:O que nos une são laços muito fortes... Laços de família, de união e de muitos objetivos em comum.

Outro membro da família que também terá seu nome a disposição, é Thiago Rebouças, que hoje suplente de vereador, ele que é  filho do ex-deputado estadual, João Bosco Paz Rebouças.
Já Liro Paz, também teve sua pré-candidatura a prefeito mantida, pelo grupo e que segundo ele, continua disposto a concorrer, mas que para isso terá que ter seu nome bem avaliado em uma pesquisa, pois caso contrario, desistirá e apoiará o indicado por todo o bloco de oposição.
Participaram da reunião, João Bosco Paz, Liro Paz, Thiago Rebouças, José Almir Paz, Aldiana Ribeiro, Adriana Ribeiro e Ellen Mara.
         

domingo, 24 de janeiro de 2016

MPCE emite recomendação para que Jaguaruana não realize festas durante o carnaval

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do promotor de Justiça de Jaguaruana, Marcelo Rodrigues da Cunha, expediu, nesta quinta-feira (21), recomendação dirigida à Prefeitura Municipal orientando que o poder público não realize despesas com eventos festivos durante o Carnaval, incluindo a contratação de artistas, serviços de buffet e de montagens de estruturas, enquanto durar o estado de inadimplência e crise financeira na cidade.

A recomendação teve como fundamento o fato do Município de Jaguaruana passar por grave crise econômica, existindo atraso no pagamento dos salários dos servidores efetivos, contratados e nomeados, bem como atraso no pagamento de prestadores de serviço como da coleta pública de lixo.

Rio Jaguaribe tem a primeira cheia dos últimos quatro anos

Barragem do Trici no município de Tauá, com capacidade 16 milhões de M³. Há 15 dias estava totalmente seca e na manhã de hoje sangrou. Fotos: :Ulisses Lima/Folha do Sertão
O Rio Jaguaribe está recebendo em 2016 as primeiras águas das fortes chuvas caídas em suas cabeceiras e já demonstra uma boa elevação.
As recentes precipitações registradas em municípios como Tauá , Arneiroz e Saboeiro contribuíram para esse aumento das águas. Um açude que arrombou ontem em Tauá vem trazendo muita água para o Jaguaribe nas próximas horas. 
Em alguns locais por onde as águas estão passando tem se registrado belíssimos espetáculos, como é o caso da barragem de Jucás que já está transbordando.
Em Iguatu as águas dessas chuvas estão sendo esperadas com ansiedades pelos Iguatuenses.

Por Paulinho Neto  


sábado, 23 de janeiro de 2016

Multa para quem jogar lixo na rua pode ser adotada em todo o país

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou, em decisão terminativa, no dia 29 de setembro, o projeto que obriga os municípios e o Distrito Federal a multar quem for pego jogando lixo nas ruas. A medida já é comum em algumas cidades, como no Rio de Janeiro – a medida foi para a análise da Câmara dos Deputados. Caso seja aprovada, passará a valer em todo o território nacional.

De acordo com o Senado, o texto altera a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) para proibir o descarte irregular de lixo em via pública e para determinar que os municípios e o Distrito Federal regulamentem a forma correta de descarte.

O relator na CMA, senador Jorge Viana (PT-AC), apresentou voto favorável à proposta, apresentada pelo ex-senador Pedro Taques. Para Jorge Viana, “sanções pecuniárias ainda são ações pedagógicas e preventivas necessárias para se evitar condutas indesejadas”. Ele considera que o projeto contribuirá para educar a população com relação ao correto descarte dos resíduos sólidos.

Viana também apresentou emenda para retirar previsão de prazo de regulamentação da medida do projeto – ele considera que a a atitude seria uma ingerência sobre o Distrito Federal e sobre os municípios.

Fonte: Agência Senado

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Agentes encontram focos do Aedes em 222 mil casas de 19 estados



Equipes que combatem o Aedes aegypti encontraram focos do mosquito em 3% das 7,4 milhões de residências visitadas. Em mais de 222 mil casas elas eliminaram o vetor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. A meta do Ministério da Saúde é que o índice caia para menos de 1% até o final de fevereiro.

Desde o começo do ano, foram visitados 15,2% dos 49,2 milhões de domicílios urbanos do país, de acordo com balanço dos coordenadores da operação de combate ao Aedes aegypti e enfrentamento da microcefalia. Os números correspondem aos registros feitos em 2.548 municípios de 19 unidades da federação. Oito estados não enviaram informações para o sistema.

Segundo o secretário executivo substituto do Ministério da Saúde, Neilton Oliveira, a meta é inspecionar todos os municípios até o final de fevereiro. “O trabalho consiste em procurar [criadouros]. Se [a equipe] encontrar o foco, deve destruir e fazer o trabalho de vigilância com a família, com a vizinhança”, disse Oliveira.

O último balanço do Ministério da Saúde informa que foram feitas 3.893 notificações de casos suspeitos de microcefalia causada pelo vírus Zika. Até agora, foram confirmados 230.
agencia brasil

Chuvas de janeiro estabilizam nível dos açudes no Ceará

As chuvas que estão atingindo a maior parte dos municípios do estado no primeiro mês de 2016 ajudam a estabilizar o nível dos reservatórios cearenses. Atualmente, a média geral de volume d’água nos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) se mantém em 12,1%. “A importância dessas chuvas é garantir que não se tenha perda de volume d’água, o que já nos ajuda nesse começo de ano. Isso, juntamente com a série de ações que vem sendo planejadas e desenvolvidas desde 2015, fazem com que não tenhamos nenhum município em colapso de abastecimento no Ceará”, explica o secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.

O acompanhamento do cenário hídrico nas mais diversas comunidades do estado é feito semanalmente na reunião do Comitê de Monitoramento da Situação do Semiárido Cearense, que acontece no Palácio da Abolição, sob o comando do secretário-chefe de gabinete do Governo, Élcio Batista. Os encontros também são monitorados de perto pelo governador Camilo Santana.

Chove em mais de 160 municípios cearenses nesta sexta-feira

O volume das chuvas foi menor que os registros da madrugada anterior, mas até as 10 horas desta sexta-feira, 22, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recurso Hídricos (Funceme) registrou precipitação em 161 municípios cearenses. As maiores chuvas foram no Crato (108 mm), Quiterianópolis (104 mm), e Aquiraz (92 mm).

Em Fortaleza, choveu 63.8 mm no posto Messejana, cerca de 31 mm a menos que o registro de quinta-feira, 21, a maior chuva do ano na capital cearense em 2016.

Com um volume menor, os transtornos da chuva também diminuíram nesta manhã. Apenas três semáforos apresentaram problemas, mas foram restabelecidos.

As falhas foram identificadas nos cruzamentos da Lauro Nogueira com Professor Otávio Lobo, Vital Brasil com rua Verbena e Fausto Cabral com José Carlos Gurgel Nogueira.

Segundo a Funceme, a previsão é de céu parcialmente nublado em Fortaleza. Para o ceará, a Fundação prevê eventos de chuva no centro-sul do estado e na Serra da Ibiapaba. Nas demais regiões cearenses, o céu deve ficar parcialmente nublado.

(O POVO Online)

Doente, Silvio Santos cancela gravações no SBT

Silvio Santos acelerou as gravações de seu programa no SBT, mas precisou cancelar toda a sua agenda desta semana por causa de uma forte gripe. O apresentador não estava bem para o trabalho e decidiu adiar os compromissos.
Segundo a coluna do jornalista Flávio Ricco, o artista foi orientado a se recuperar completamente e retomar os encontros no palco do "Programa Silvio Santos" apenas na próxima semana. O 'patrão' quer deixar tudo em ordem antes de sair de férias, muito em breve. O 'Homem do Baú' vai fazer sua tradicional viagem a Orlando, nos Estados Unidos, e só deve retornar ao Brasil em abril.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Humorista Paulo Diógenes consegue guarda de criança em decisão inédita

Paulo Diógenes com a filha e o marido
Paulo Diógenes com a filha e o marido
O vereador Paulo Diógenes (PSD), humorista que interpreta a personagem "Raimundinha" e homossexual assumido, conseguiu na Justiça a guarda de uma menina de 7 anos por meio de uma Ação Declaratória de Paternidade Sociafetiva, que concede ao pai não biológico os mesmos direitos e deveres dos genitores da criança. A decisão é inédita no Judiciário cearense devido à guarda ser concedida de forma compartilhada entre o pai biológico e o pai socioafetivo, casal homoafetivo que, agora, atua em igualdade de direitos e obrigações.

O pai biológico da criança é o empresário Tarcísio Rocha, casado com Diógenes há três anos. Nesta ação da Justiça não é afastado o direito dos pais biológicos, mas é garantido ao pai socioafetivo os mesmos direitos e deveres. Segundo Diógenes, a criança vive com eles desde os três anos de idade. 

O casal já lutava na Justiça por esse direito há pelo menos um ano e meio. Na última quinta-feira, 14, a juíza Angela Maria Sobreira Dantas Tavares, da 4ª Vara de Família, concedeu a Ação Declaratória de Paternidade Socioafetiva a Paulo. O momento foi de grande emoção para a família.

"Ela (a criança) é o amor da minha vida. Chorei muito quando a juíza deu o parecer. Só iria me acalmar quando conseguisse isso. Luto pela família", disse ele ao O POVO Online. O intérprete da personagem "Raimundinha" faz questão de ressaltar que quem conseguiu o direito na Justiça não foi o "vereador Paulo Diógenes", mas o "cidadão Paulo Diógenes".
Paulo esclarece que não tem nada contra a mãe da criança. "Não quero tirar o direito da mãe, ela é uma boa mãe. Só quero ter o meu direito também. A minha filha até brinca. Ela diz que agora tem dois pais e duas mães: 'a Raimundinha e a mamãe'", contou o comediante. 

Militante pela causa LGBT, o humorista quer que a decisão sirva de exemplo para outros casos. "Quero mostrar para qualquer pessoa que ela pode conseguir. Nós temos direitos, as pessoas não sabem. Espero que as pessoas atentem que existe lei sim", relatou Paulo.

Lucas Mota
lucasmota@opovo.com.br

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Ceará tem 65% de chance de entrar no 5º ano de seca, aponta Funceme

Açude Cedro em Quixadá é um dos reservatórias do estado que carece de recarga
O Ceará tem 65% de chance de ter a quadra chuvosa abaixo da média histórica em 2016. O prognóstico, divulgado na manhã desta quarta-feira, 20, é ainda pior que o do início de 2015. A possibilidade das precipitações deste ano estarem na média considerada normal é de 25%, e a chance de o ano ser chuvoso é de apenas 10%. A análise revela uma grande chance de o Estado entrar no quinto ano consecutivo de estiagem, reforçando a gravidade do panorama da seca no Ceará. 

Segundo a Funceme, um padrão de anomalias positivas de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) indica condição de El Niño de forte intensidade no trimestre de fevereiro a abril de 2016. Além disso, contribuem para o fenômeno os padrões dos ventos em baixo níveis, da precipitação em várias áreas do globo e da circulação geral da atmosfera.

Neste mês, as condições atmosféricas facilitaram a ocorrência de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN), fenômeno típico da pré-estação chuvosa, e trouxeram chuvas para o Ceará. A Funceme aponta que essas características podem vir a persistir até meados de fevereiro, notadamente, na sua primeira quinzena, podendo ocasionar outros eventos de precipitação.

Apenas o açude Caldeirões, em Saboeiro, está sangrando, enquanto que outros 136 açudes cearenses estão com volume inferior a 30%. Nenhum açude cearense apresenta volume superior a 90%, aponta a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh-CE).

Uma atualização do prognóstico climático será divulgado em fevereiro de 2016 para o trimesre março, abril e maio. 

Redação O POVO Online

Vereador João Paulo volta a cobrar a implantação do piso nacional dos agentes de endemias e saúde.


O vereador João Paulo Moreira (PSDC) durante seu pronunciamento na sessão ordinária da Câmara Municipal de Russas, nesta terça-feira(19), comentou sobre a situação dos agricultores, no que se refere ao hora de trator, segundo o parlamentar com certeza o homem do campo não terá a assistência a tempo, e lembou que o pagamento do ano passado ainda não foi efetivado. o que ele acredita que não se justifica, já que o município gastou dinheiro com eventos festivos. " Se você buscar nas festas que foram realizadas  e de muito dinheiro que foi desperdiçado, daria para ter pago essas horas de trator(...)" Comentou ele.
Sobre o momento de combate a Dengue, ele disse que o município dispensou agentes de endemias e retirou gratificações o que acredita que irá dificultar as ações de combate ao  mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Virus, cobrando inclusive o envio do projeto da lei do piso nacional dos agentes de endemias e saúde.
Ouça:

Vereador Paulo Santiago questiona redução no valor pago na compra da merenda escolar


O vereador Paulo Roberto Mendonça de Santiago(PPL) durante seu pronunciamento na sessão ordinária da Câmara Municipal de Russas, nesta terça-feira(19), comentou sobre a situação do atendimento em saúde por parte do município, ele que visitou vários postos de saúde(PSF) e unidades básicas de saúde(UBS) e encontrou algo curioso, os postos sem médicos, desde o final de novembro, segundo ele para o gozo de férias " Em Russas as doenças também tem que entrar de férias. os pacientes tem que entender que eles tem que controlar suas doenças, não adoecer nas férias(...)" criticou ele.
Paulo também falou de uma suposta economia na compra da merenda escolar, ao avaliar a prestação de contas dos anos de 2014 e 2015, percebeu que pagou-se apenas a metade do que foi pago no ano anterior, " ou as crianças passaram fome, ou em 2014 essa merenda não foi comprada, isso é o que dar para se deduzir(...)" disse ele.
O vereador disse ainda a respeito do mesmo tema, que  algo ele considerou mais grave, quando o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar, repassou um valor que não foi gasto pelo município, curiosamente  se gastou bem menos que o repasse, ou seja, não gastou e não adicionou nenhum recurso municipal para compra da merenda escolar, o que ele acredita ser necessária uma explicação urgente por parte da Secretaria da Educação e do Desporto Escolar(SEMED) .
Ouça:   

Ceará registra o primeiro sangramento de açude em 2016

O açude Caldeirões, localizado no município de Saboeiro, se tornou o primeiro a sangrar em 2016, no Ceará. Conforme os dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a barragem atingiu 100% da capacidade de 1.130.000 m³. 

A situação do açude em Saboeiro é um caso isolado. Até o momento, nenhum açude apresenta volumes acima de 90% da capacidade. De acordo com os dados, 136 estão com volumes inferior a 30%.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão de chuvas para os meses de janeiro e fevereiro está abaixo da média. Pode haver escassez de precipitações devido ao El Niño mais intenso desde 1997/1998.

A previsão aponta 69% de probabilidade de chuvas abaixo da média no Ceará. As chances de haver precipitações em torno da média são de 23% e para chuvas acima da média, a probabilidade é de apenas 8%.



Redação O POVO Online

Começa prazo para entrega obrigatória da Rais 2015 por empregadores

Reprodução
Os empregadores de todo o Brasil têm de hoje (19) até o dia 18 de março para encaminhar ao Ministério do Trabalho e Previdência Social a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) referente ao ano de 2015, com informações de todos os empregados.

Os inscritos no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), incluindo todos os órgãos da adminstração pública direta e indireta e ainda empregadores urbanos e rurais pessoa física que tenham CNPJ, devem ficar atentos, pois são obrigados a entregar a relação. Se for perdido o prazo, serão aplicadas multas.

O ministério esclarece que os empregadores domésticos não precisam entregar a Rais, pois não têm CNPJ.

Governador inaugura equipamentos em Monsenhor Tabosa

O município  de Monsenhor Tabosa ganhou nesta terça-feira (19) um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras); uma quadra poliesportiva, além da autorização para a construção de uma escola profissional e uma escola indígena. As inaugurações foram capitaneadas pelo governador Camilo Santana, como também a autorização para a construção de duas novas unidades de ensino na cidade. A Escola Indígena será erguida na Aldeia Rajado de Cima.

“Estamos hoje inaugurando dois equipamentos no valor de quase R$ 900 mil que são o Cras e essa quadra para os jovens atletas; e dando ordem de serviço para as escolas, que são sonhos antigos da população. São mais R$ 12 milhões investidos na educação. Fico muito feliz quando participarmos de projetos que beneficiam o lado social”, comemorou o chefe do executivo estadual juntos aos moradores.

“Essas obras contam com um empréstimo importante do Banco Internacional de Desenvolvimento, através do Proares, e vão servir para nossas crianças e adolescentes. Com o Cras, vamos acolher cerca de 500 famílias. É um momento de grande festa e quero anunciar que estamos fazendo uma parceria para movimentar essas quadras que estamos inaugurando, promovendo campeonatos, atividades. Por essas ações, quanto mais o tempo passa, mais tenho orgulho de fazer parte desse projeto”, disse o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino.

Filhas de José Augusto participam de encontro de apoio a pré-candidatura de Ana Teresa

Liana Almeida e Lia Almeida ladeiam Ana Teresa
O encontro politico do PT em Jaguaruana que lançou o nome de Ana Teresa(PT), como pré-candidata a prefeita nas eleições municipais deste ano, contou com presenças que movimentaram os comentários na terra da rede, 
Destaque para as filhas do ex-prefeito José Augusto de Almeida(PSDB), Liana Almeida(ex-vereadora) e Lia Almeida, que não só compareceram, como declararam apoio a petista, o que fizeram ao conversarem com os presentes, principalmente quando perguntadas sobre a posição politica neste ano.
A fato curioso fica por conta de correr nos bastidores da politica a indicação de José Augusto, como pré-candidato, da oposição.
O encontro aconteceu no ultimo domingo(17) e contou com a presença do presidente estadual do PT, De Assis Diniz e do Secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, dentre outras autoridades. Que foram recepcionados pela presidenta do diretório municipal do PT, Aninha Barbosa, mãe da prefeita.

Escolas públicas podem funcionar nos finais de semana e feriados

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que acrescenta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/96) a possibilidade de as escolas públicas de todo o País abrirem nos finais de semana, feriados e recessos letivos. A ideia é que, nessas ocasiões, sejam oferecidas atividades culturais, esportivas e de reforço escolar à comunidade.

Foi aprovado o substitutivo da Comissão de Educação ao Projeto de Lei 3917/08, do Senado. O texto alternativo retirou a obrigatoriedade – prevista na proposta original – de os colégios fornecerem alimentação aos estudantes durante esse período extra de utilização das unidades escolares. A justificativa para a mudança é que a merenda nessas datas poderia trazer impacto financeiro aos cofres públicos.

Relatora na Comissão de Finanças, a deputada Leandre (PV-PR) defendeu a aprovação do substitutivo. Segundo ela, a liberação da abertura das escolas nos finais de semana representa uma demanda da sociedade. “Hoje, temos várias tentativas no País, algumas funcionando, outras não. A autorização expressa em lei facilitará o trabalho do gestor público, que não terá mais dúvidas se poder abrir o colégio ou não”, destacou.

(Agência Câmara Notícias)

Tasso diz que Camilo é muito diferente de Cid Gomes e que Roberto Cláudio é ‘razoável’ como prefeito

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) fez sua avaliação sobre o primeiro ano de Camilo Santana (PT) como governador. “Acho que Camilo é bem-intencionado, mas está vivendo um momento difícil. Neste ano, espero que faça alguns ajustes na equipe dele. No enfrentamento desses problemas que falei, acho que ele precisa fazer ajustes na sua equipe para deixar de ser apenas um primeiro ano de aprendizado e começar a ter algumas ações mais visíveis”.

Sobre o estilo, destacou a diferença em relação a Cid Gomes: “Muito diferente. Completamente”. E completa: “Ele (Camilo) é uma pessoa bastante acessível, agradável, ouve bastante e muito mais aberta, com certeza”.

O senador também comenta o desempenho do prefeito Roberto Cláudio (PDT): “Acho que é razoável”. Ele pondera que tem ouvido críticas às ações nos bairros – ou falta delas – e à saúde.

Da Coluna Política, no O POVO desta terça-feira (19), pelo jornalista Érico Firmo:

Comissão aprova permissão para animais domésticos em condomínios residenciais

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2793/15, do deputado Luiz Carlos Ramos (PMB-RJ), que proíbe condomínios residenciais de criarem regras restritivas à permanência de animais domésticos em suas unidades autônomas (casas e apartamentos) e em áreas comuns.

A iniciativa, segundo o autor, pretende evitar alterações nos regimentos internos e nos regulamentos dos condomínios que tenham o objetivo de proibir a presença de animais domésticos em suas dependências.

Luiz Carlos Ramos cita o Código Civil e a Lei dos Condomínios (4.591/64) e argumenta que cada condômino (morador) tem o direito de usar e fruir, com exclusividade, sua unidade autônoma, segundo suas conveniências e interesses.

Relator na comissão, o deputado Ricardo Izar (PSD-SP) concordou com Ramos e disse que as restrições previstas em convenções condominiais e regulamentos internos violam o exercício do direito de propriedade. “O próprio Código Civil, em seu artigo 1.335, inciso I, assegura, expressamente, que é direito do condômino usar, fruir e livremente dispor de suas unidades.”

“Ademais, proibir o condômino de passear com seu animal nas áreas comuns infringe o direito de ir e vir, contrariando o disposto na Carta Magna”, disse Izar, ao recomendar a aprovação do projeto de lei.

(Agência Câmara Notícias)

Camilo assinará nesta sexta-feira obras em favor do prefeito petista de Icapuí

Camilo Santana durante campanha em Icapuí, ladeado pelo Deputado Federal,  José Airton e o prefeito de Icapuí, Jeronimo Reis
O governador Camilo Santana (PT) vai estar, pela primeira vez após ter sido eleito, cumprindo agenda administrativa e política em Icapuí (Litoral Leste), município que tem como prefeito o também petista Jerônimo Reis. Será nesta sexta-feira, informa o líder do Governo na Câmara, José Nobre Guimarães (PT).

Em Icapuí, Camilo, ao lado de Guimarães, do prefeito e de várias lideranças do PT, assinará a ordem de serviço para construção de uma escola profissionalizante, incluída num pacote de 22 liberadas para o Estado pelo governo federal. Essa escola está orçada em R$ 11 milhões (50% de verba federal e mais 50% de verba do tesouro estadual).

Também assinará ordem de serviço para a construção de um paredão de contenção do mar em Redonda, com valor estimado em R$ 10 milhões. O governador ainda anunciará a reforma do estádio municipal.

Com essa agenda, Camilo não somente mostra que quer garantir apoio aos prefeitos de sua base política como aos que são do seu grupo. É o caso de Jerônimo Reis, de Icapuí.

Ministério prevê três meses de pouca chuva no Nordeste

“O fenômeno climático El Niño permanecerá influenciando o clima do país nos próximos meses. Haverá diminuição de chuvas no Norte e Nordeste e aumento de chuvas no Sul. A conclusão é do Grupo de Trabalho sobre Previsão Climática Sazonal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que se reuniu hoje (19) para elaborar a previsão para os meses de fevereiro, março e abril deste ano.

O pesquisador Paulo Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), diz que o El Niño que está ocorrendo agora é parecido com o fenômeno que ocorreu em 1997 e 1998, quando houve uma grande seca na Região Nordeste. “Há uma possibilidade de que a diminuição do total de chuvas seja expressiva; que não se trate apenas de uma pequena redução. O que podemos esperar é que os períodos entre chuvas se alarguem”. Segundo ele, o total de chuva abaixo da média e a distribuição irregular represente uma necessidade de ações preparatórias para reduzir o impacto da seca.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

José Airton comemora emancipação de Icapuí com obras literárias

Há 30 anos, José Airton Cirilo era eleito o primeiro prefeito de Icapuí
Acontece no próximo sábado, dia 23, a partir das 18h30, no Centro de Memória Chico Bagre, centro de Icapuí, uma festa para comemorar a passagem de trinta anos do primeiro mandato de José Airton Cirilo como prefeito eleito de Icapuí. Em 1986, o então ex­distrito de Aracati,
consolidava sua emancipação política, deixando a condição de dependente das oligarquias que comandavam a região, para assumir seu destino de forma autônoma e independente, elegendo seus próprios representantes executivos e legislativos.
Coube ao atual deputado federal e líder da bancada do Ceará no Congresso Nacional, José Airton Cirilo, a incumbência de liderar a população icapuiense rumo à sua própria soberania, num primeiro momento (José Airton ainda receberia um segundo mandato entre 1993 e 1996).
E para relembrar esse feito histórico, José Airton vai brindar seus conterrâneos com duas obras literárias: “AUTONOMIA MUNICIPAL: Icapuí uma Experiência Inspirada na Pólis” e os dois volumes do livro “Atuação Parlamentar”.
A primeira obra é o relançamento do livro editado em janeiro de 2002, no qual José Airton demonstra como foi possível fazer um trabalho de contraponto com a forma “tradicional” de se administrar no Brasil. “O livro é um relato científico, visto que foi baseado na minha produção para a dissertação de mestrado, de como construímos, por meio das primeiras administrações do município, um modelo que prima pela priorização de políticas públicas de desenvolvimento da saúde e da educação; pelo respeito às necessidades básicas da população e pela democracia direta”,
revela o autor, para quem, o livro é uma visão real de que uma sociedade pode se transformar pela autonomia, transformando desejos e vontades em uma “realidade melhor para o coletivo”, finaliza José Airton.
Em “Atuação Parlamentar”, José Airton presta contas de seus discursos, emendas, intervenções nas comissões e em plenário, ao longo de seus dois primeiros mandatos, demonstrando suas ações enquanto representante do Ceará no Congresso Nacional.
O lançamento faz parte do programa oficial da Semana Cultural de Icapuí, evento que comemora os 30 anos de emancipação política do município do Litoral Leste do Ceará.

Gastos públicos com Carnaval 2016 no Ceará são vedados pelo Governo

O Governo do Ceará vedará as despesas públicas com o Carnaval 2016. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, na última quinta-feira, 14.

Segundo o documento, o Governo priorizará os gastos públicos com "problemas recorrentes no âmbito estadual, de atendimento emergencial", que afetam diretamente a população cearense. A vedação divulgada no Diário Oficial da Estado não se aplica as atividades contempladas pelo Sistema Estadual de Cultura (Siec).

Conforme o Governo a Casa Civil, os editais do Estado, via Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), só financiam manifestações populares tradicionais do Carnaval do Ceará, como cordões, escolas, maracatus e afoxés. 

O Edital Carnaval do Ceará 2016 disponibiliza R$ 1.127.600,00 para apoio a projetos do Estado. De acordo com o documento, os projetos são separados em duas categorias: "Programação Carnavalesca" e "Agremiações Carnavalescas".

Redação O POVO Online

Peritos do INSS voltam ao trabalho na segunda-feira, mas mantêm estado de greve

Após mais de quatro meses em greve, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem voltar ao trabalho na próxima segunda-feira (25). A greve começou no dia 4 de setembro do ano passado.

O presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), Francisco Eduardo Cardoso, informou que será mantido o estado de greve e que os profissionais farão apenas o atendimento àqueles que ainda não se submeteram à perícia médica inicial. Segundo Cardoso, não estão descartadas novas paralisações. A greve dos médicos peritos foi iniciada o dia 4 de setembro do ano passado.

“Só vamos fazer atendimentos emergenciais dos que não passaram pelas perícias. As perícias já dadas, casos de acidente de trabalho, aposentadoria especial, aposentadoria por invalidez – qualquer um desses serviços vai continuar paralisado. O foco é o atendimento inicial do auxílio-doença. Quem tiver perícia de prorrogação, nem adianta aparecer porque não vai ser atendido”, disse o médico. Segundo Cardoso, o atendimento não será normalizado enquanto não houver avanço nas negociações com o governo.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Zico confirma presença em Fortaleza para ver Ceará e Flamengo na Arena Castelão

Em 2015, Zico trabalhou na vitória do Ceará em cima do Bahia, no duelo que valeu o título da Copa do Nordeste para o Alvinegro. Na próxima quinta-feira (21), a partir das 20h30 (horário local), o Galinho voltará à Arena Castelão. Dessa vez vai ser comentarista de um jogo do Vovô diante do próprio time do coração, o Flamengo.

Funcionário dos canais Esporte Interativo, o ex-meia retorna ao trabalho na mídia após o vice-campeonato da Superliga da Índia. O eterno camisa 10 rubro-negro é técnico do FC Goa, equipe do lateral direito Léo Moura, também ídolo flamenguista.

Por Lucas Catrib 

Campanha menor favorece candidato mais conhecido, dizem especialistas

A redução do período de campanha eleitoral e a criação de um limite para os gastos dos candidatos a partir de 2016 devem favorecer os políticos que já são conhecidos pela população, de acordo com a opinião de especialistas ouvidos pelo G1.
Entre as mudanças nas regras que começam a valer neste ano, estão a redução de 90 para 45 dias na duração da campanha, além da diminuição de 45 para 35 dias do período de propaganda no rádio e na TV.
Também foi criado um limite para os gastos em campanha: será permitido gastar 70% do valor declarado pelo candidato que mais gastou no pleito anterior, se tiver ocorrido só um turno, e até 50% do gasto da eleição anterior se tiver havido dois turnos.
Com base em recente resolução do Tribunal Superior Eleitoral, o G1 fez um ranking das capitais que terão os maiores e menores limites para candidatos a prefeito e vereador.
Além dos tetos, um freio a mais para os gastos é a proibição das doações de empresas a candidatos e partidos.

domingo, 17 de janeiro de 2016

Médico atende gratuitamente pessoas carentes em sua clínica particular

11720374_10203409031825606_1040737426_oSempre mostramos e incentivamos aqui o uso do seu talento para fazer o bem e tornar o mundo melhor.

É exatamente o que o médico cordeirense Orlando Garcia, formado pela Universidade Estácio de Sá, faz. Ele esolveu abrir uma hora gratuita de atendimento médico em sua clínica particular.

Há 12 anos atuando como médico da família e comunidade, ele atende na Unidade Básica de Saúde do bairro São Luís em Cordeiro e na Unidade Básica de Saúde do bairro Barreira em Macuco.

“Pode parecer pouco, mas se todos os médicos do município fizessem o mesmo em seus consultórios particulares, muita gente carente seria prioritariamente atendida e o nosso Hospital Antônio Castro não estaria com a recepção lotada para casos de menor complexidade”, segundo o médico em entrevista para Iago Guimarães Couto.

Público faz quebra-quebra após cancelamento do show de Amado Batista

Show deveria ter ocorrido na noite de sábado, 16
O cancelamento de um show do cantor Amado Batista, que estava previsto para a noite deste sábado, 16, gerou revolta no público, que fez um quebra-quebra no Clube Acampar. As informações são da direção do estabelecimento. Os ingressos foram vendidos a R$ 50, e o cantor não se apresentou porque não recebeu o valor total do cachê. 

Segundo a diretora do Acampar, Rejane Assis, o clube foi locado para a MA Entretenimento por R$ 1500. A casa tem capacidade para seis mil, mas apenas 1.500 pessoas estavam no local durante a noite. A coordenação da agenda do cantor Amado Batista disse que só foi pago 50% do cachê e que, de acordo com o contrato, o cantor só se apresenta mediante o pagamento do valor total.

Amado Batista foi até Currais Novos, onde esperou para receber o restante do cachê, mas sem o pagamento voltou para Natal. Ele embarcou para São Paulo em um voo às 11h deste domingo, 17.

Quixeré suspense realização de seleção pública para Agentes de Combate às endemias e de Saúde

A Prefeitura Municipal de Quixeré suspendeu a realização de seleção pública para os cargos de Agente de Combate às endemias e Agente Comunitário de Saúde, que estava programada para este domingo (17). A decisão atende recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará, e retifica edital.

A recomendação do MPCE, assinada pelo promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Limoeiro do Norte, respondendo na Promotoria de Justiça da Comarca de Quixeré, Rodrigo de Lima Ferreira, resultou de audiência pública realizada também no dia 13 de janeiro. Participaram do encontro, o Procurador do Município de Quixeré, Tiago Régis de Melo Alves, o secretário de Saúde do Município, João Urânio Nogueira Ferreira, e a presidente da Comissão Organizadora do Concurso, Joemia Mendes Cruz de Araújo.

O promotor pediu esclarecimentos a respeito do curto prazo entre a publicação do edital, que ocorreu no dia 21 de dezembro, e o início das inscrições, no dia 22 de dezembro; sobre a duração do período de inscrições, que foram realizadas entre 22 e 30 de dezembro; sobre divisão da cidade por microrregiões e a vinculação das inscrições por microrregião; a exigência de ensino médio para os cargos, divergindo do que estabelece a Lei 11.350/2006 que estabelece a conclusão do ensino fundamental como requisito para exercer as atividades de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias; e sobre a prova de título que contabilizava experiência nos cargos de como critério de pontuação.