sábado, 31 de janeiro de 2015

Camilo Santana discute ações contra a seca com secretários

Novas reuniões ainda serão realizadas pelo grupo de trabalho antes da elaboração final do documento
Novas reuniões ainda serão realizadas pelo grupo de trabalho antes da elaboração final do documento
Carlos Gibaja/Divulgação
 
A elaboração do Plano Estadual de Convivência com a Seca segue em andamento pelo Governo do Estado. O governador Camilo Santana se reuniu, neste sábado (31), com secretários e técnicos envolvidos no grupo de trabalho, no Palácio da Abolição.
De acordo com o governador, o Plano e o acompanhamento continuado nas cidades vão dizer quais ações precisam ser feitas em cada um dos municípios. Diante do cenário, acrescenta, é que serão intensificadas as ações.
Neste sábado (31) o Diário do Nordeste mostrou que oito municípios deverão ficar sem água nos próximos meses. A situação mais preocupante é a regição do sertão de Crateús.

Camilo diz que irá "cobrar caro" por prejuízos que Petrobras causar


Carlos Mazza carlosmazza@opovo.com.br
Camilo Santana está sustentando um discurso de retomada do empreendimento, mas afirma ser cedo para falar de que forma
Camilo Santana está sustentando um discurso de retomada do empreendimento, mas afirma ser cedo para falar de que forma

Três dias após a Petrobras anunciar descontinuidade da Refinaria Premium II, o governador Camilo Santana (PT) disse que irá “cobrar caro” por quaisquer prejuízos que o Ceará tiver com o fim do projeto. Ao todo, em oito anos, o Estado investiu mais de R$ 657 milhões em ações ligadas ao projeto. Dizendo “não abrir mão” do empreendimento, ele se reunirá nos próximos dias com a presidente Dilma Rousseff (PT) para tentar reverter suspensão definitiva do projeto.

“Já pedi audiência com a presidenta Dilma, porque se tem uma coisa que não vamos abrir mão é do compromisso dessa obra com o povo do Ceará. É claro que, qualquer prejuízo que a Petrobras der ao Ceará, nós vamos cobrar caro, caro, em relação a isso”, disse Camilo, durante posse da diretoria da Associação de Prefeitos do Ceará (Aprece).

Recuperação da mata ciliar traz aves de volta

O pintassilgo gosta muito de onde existe alimento fácil   FOTO: Antonio Carlos Alves
Canindé Um projeto de reflorestamento executado pela Secretaria de Meio Ambiente de Canindé, desde 2009, em áreas de serra, tem facilitado a volta da mata ciliar nativa e isso contribui para o retorno de aves que migraram para outros locais por falta de habitat. Hoje, depois de sete anos, começa a volta para casa em bandos.
É no sertão de belezas raras e cheio de mistérios que a natureza ajuda a moldar um cartão postal diferente, apesar da paisagem seca e castigada pelas adversidades naturais, é onde encontramos espécies ameaçadas em consequência da ação humana. Nas serras do Diabo, Serrote do Arirão, em Canindé, e das Panelas, Preguiça, Facão, Maracajá e Orocondó, em Itatira, há trilhas para lá de especiais.
No Sertão de Canindé, flagramos um pica-pau-verde-barrado, ave piciforme da família Picidae. De porte médio, é conhecido também como pica-pau-carijó. Com o nome científico Colaptes melanochloros, ele escolheu como ponto de apoio a área do Assentamento Todos os Santos, entre as serras do Diabo e Arirão e o sopé das Serras de Maracajá e Orocondó.
Ele mede aproximadamente 28 centímetros. O tom esverdeado da plumagem ajuda na camuflagem. Na cabeça, a característica divisão entre vermelho e preto, única entre os pica-paus, destaca a grande área branca da região dos olhos. De perto e sob boa luz, as bolas negras na plumagem do peito e barriga podem ser vistas. Os machos possuem pequeno bigode vermelho na base do bico.
Segundo José Tobias Freitas Lopes, que mora no distrito de Vazante do Curu, o pássaro chegou e se tornou um colírio para os olhos dos moradores. "Ele veio com um bando animado, que passa o dia cantando, como se fosse uma orquestra".

Com células de doadores: Novo tratamento contra infarto

Financiado pela União Europeia, o teste é realizado na Espanha pelo grupo espanhol privado Genetrix e coordenado pelo Hospital Universitário Gregorio Marañon com vinte organizações europeias, incluindo o Hospital Saint-Louis, de Paris
Financiado pela União Europeia, o teste é realizado na Espanha pelo grupo espanhol privado Genetrix e coordenado pelo Hospital Universitário Gregorio Marañon com vinte organizações europeias, incluindo o Hospital Saint-Louis, de Paris
Madri O Hospital Geral Universitário Gregorio Marañon, da Espanha, apresentou ontem, em Madri, um novo tratamento para recuperar um coração danificado por uma parada cardíaca, através do uso de células cardíacas de doadores.
"Como parte deste teste clínico, 55 pacientes no total serão tratados. Sete pacientes já foram operados, e a evolução de todos tem sido muito favorável, visto que seus tecidos cardíacos haviam sido severamente afetados", explicou o governo regional de Madri em um comunicado. "Esta é a primeira vez que este tipo de célula é utilizada para reparar danos causados por um infarto agudo do miocárdio", acrescentou.
"Esta é uma experiência pioneira no mundo", disse à AFP um porta-voz do hospital. "Estas células alogênicas, ou seja, que não vêm do próprio paciente, mas de corações de doadores, são processadas e armazenadas" antes de serem usadas no coração do paciente, explicou Francisco Fernandez-Avila, chefe do departamento de cardiologia do Hospital Gregorio Marañon, citado no comunicado.

Moradores de Jaguaretama realizam protesto por adutora

A Prefeitura abastece uma caixa d'água de polietileno com água de um carro-pipa para ser o chafariz do Centro da Cidade
A Prefeitura abastece uma caixa d'água de polietileno com água de um carro-pipa para ser o chafariz do Centro da Cidade
Fotos: Bruno Gomes
Jaguaretama A água do açude Castanhão é uma miragem para os moradores de Jaguaretama. Cinco anos atrás, margeava o Centro da Cidade, que dividia com Jaguaribara o milagre de "fim da sede" por serem vizinhos do maior açude do Ceará. Mas, apesar de ainda ter muita água, o vizinho Castanhão perdeu tanto líquido que se afastou de Jaguaretama.
Moradores do Centro e da zona rural reuniram-se em protesto por uma adutora emergencial para captar água vinda do açude Orós. Estão perdendo a fé no Castanhão.
A população está indignada porque as águas do "gigante" vão para Fortaleza (distante 212 km), mas não para suas casas, hoje 20 km distante do maior açude do Ceará.
A sede dos moradores de Jaguaretama é diferente. Vem com sentimento de exclusão. A dona de casa Maria Maurineide Saldanha, moradora da comunidade Quilômetro, acredita que a situação poderia não ser tão grave quanto em outros rincões do Estado, afinal, o Castanhão é o "vizinho rico". Mas zona rural e urbana estão dependendo de carro-pipa para ter água.

Novas regras do Enem: Cid Gomes lançará consulta pública

O Ministério da Educação pretende que o novo modelo iniba casos de vazamento, como ocorreu na última edição, no Piauí
O Ministério da Educação pretende que o novo modelo iniba casos de vazamento, como ocorreu na última edição, no Piauí
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Brasília. O ministro da Educação, Cid Gomes, disse ontem que colocará em consulta pública, nas próximas semanas, um novo modelo de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O novo formato, que prevê a criação de um banco digital de questões, permitiria o agendamento online da prova.
O exame, obrigatório para entrar em universidades federais, é aplicado simultaneamente, em todo o país, e teve 8,7 milhões de inscritos no ano passado. Cid Gomes destacou que a consulta pública será um "pré-requisito para pensar em um Enem online, que é ter um grande banco de questões". No Rio de Janeiro, o ministro visitou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
"Se tivermos, para cada uma das áreas, cerca de 8 mil perguntas, se tivermos esse banco de dados, ele pode ficar aberto ao público, é uma grande fonte de estudo". O ministro disse que a proposta é que o aluno tenha acesso ao banco de dados para estudar e aprimorar os conhecimentos. Segundo ele, as questões da prova do Enem seriam sorteadas pelo sistema online.

Para reduzir violência: Izolda defende diálogo e integração de políticas

Vice-governadora Izolda Cela quer que o Governo se aproxime das lideranças da área da segurança pública e diz que a gestão não fará milagres
Vice-governadora Izolda Cela quer que o Governo se aproxime das lideranças da área da segurança pública e diz que a gestão não fará milagres
FOTO: JOSÉ LEOMAR
 
A vice-governadora Izolda Cela, em entrevista ao Diário do Nordeste, informou que, durante o primeiro mês de mandato, além de ter acompanhado algumas reuniões do governador Camilo Santana, movimentou-se a fim de articular a formatação do programa "Abraça Ceará", proposta ainda a ser desenhada pela atual gestão. Educadora, Izolda entende que a Educação, aliada a outros mecanismos, como Assistência Social e Saúde, com o passar dos anos, deve minorar os índices de violência do Estado.
No entanto, Izolda Cela garante que a atual administração não "vai fazer milagres", mas enfrentará o problema, defendendo, para assegurar avanços na Segurança Pública, estabelecer maior diálogo com todos os setores da área que se encontravam em conflito com a gestão passada. A vice-governadora preferiu não entrar em detalhes sobre o funcionamento do programa Abraça Ceará e afirmou que Camilo Santana vai comunicar, em breve, como será efetivado o projeto, que foi uma das promessas da última campanha eleitoral.

Assembleia legislativa:Nova Mesa Diretora terá poucas mudanças

PROS terá os cargos mais importantes: José Albuquerque continua presidente, Sérgio Aguiar 1º secretário e Manoel Duca 2º secretário
PROS terá os cargos mais importantes: José Albuquerque continua presidente, Sérgio Aguiar 1º secretário e Manoel Duca 2º secretário
FOTO: José Leomar
Após semanas de negociação, assume amanhã a nova composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, praticamente idêntica a do biênio que se encerra hoje. Dos sete componentes titulares, apenas dois serão mudados: o deputado Danniel Oliveira (PMDB) ficará com a segunda vice-presidência, ocupada até hoje por Lucílvio Girão (SD), e Joaquim Noronha (PP) assumirá a quarta secretaria, que era de Dedé Teixeira (PT).
O presidente José Albuquerque (PROS), o primeiro vice-presidente Tin Gomes (PHS), o primeiro secretário Sérgio Aguiar (PROS), o segundo secretário Manoel Duca (PROS), o terceiro secretário João Jaime (DEM) e até mesmo o vogal Ely Aguiar (PSDC) permanecerão por mais dois anos nos cargos que ocuparam no último biênio. Os demais vogais estabelecidos serão os novatos Aderlânia Noronha (SD) e Robério Monteiro (PROS).
Dos integrantes da Mesa Diretora que já estão definidos, João Jaime, Aderlânia Noronha, Danniel Oliveira e Ely Aguiar se declaram como opositores ao Governo do Estado, apesar de a oposição ao Governo Camilo Santana não estar coesa.

Oito municípios devem ficar sem água no Ceará

Entre as cidades, que estarão completamente sem água nos próximos meses, está Jaguaretama. A região mais afetada é o sertão de Crateús
Entre as cidades, que estarão completamente sem água nos próximos meses, está Jaguaretama. A região mais afetada é o sertão de Crateús
Foto: Bruno Gomes
 
A situação hídrica do Ceará, com a perspectiva de um quarto ano seguido de seca, vem preocupando cada vez mais setores da sociedade. Ontem, numa reunião a portas fechadas do Ministério Público do Estado (MPCE) com representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), ligadas à Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), o Governo revelou que oito municípios deverão ficar completamente sem água nos próximos meses. Contudo, nenhum plano para reverter o quadro foi divulgado.
As cidades são Ipaporanga, Itatira, Apuiarés, Jaguaretama, Urioca, Senador Sá, São Luís do Curu e Parambu. A informação teria sido apresentada pela Cogerh durante o encontro, mas só foi repassada à imprensa pelo MPCE. "A novidade foi essa lista de municípios que em janeiro, fevereiro, março e abril vão, em tese, ficar sem água, pela projeção da análise dos reservatórios de água e pelo consumo", explicou o promotor de Justiça e assessor do Centro de Apoio ao Meio Ambiente (Calmace), Amisterdan de Lima Ximenes.

Padre Marcelo dá bênção no Aterro

Padre Marcelo Rossi pediu aos fiéis para levarem objetos, que serão abençoados. Também participarão do evento a Camerata da Unifor, Ítalo e Renno, Waldonys, Chico Pessoa e Fábio Carneirinho
Padre Marcelo Rossi pediu aos fiéis para levarem objetos, que serão abençoados. Também participarão do evento a Camerata da Unifor, Ítalo e Renno, Waldonys, Chico Pessoa e Fábio Carneirinho
Foto: Kléber A. Gonçalves
Grande atração do Show 45 Anos TV Verdes Mares, que acontece hoje a partir das 7h, o Padre Marcelo Rossi afirmou, ontem, estar ansioso para ser recebido pelo público, que deve lotar o aterro da Praia de Iracema. "O povo cearense tem algo muito especial: a sua fé", acredita.
Também haverá apresentações de artistas convidados, como a Camerata da Unifor, a dupla Ítalo e Renno, Waldonys, Chico Pessoa e Fábio Carneirinho. O evento é aberto ao público.
O padre acrescentou que ele é o "pai espiritual" e, por isso, ser acolhido com muito carinho pelas famílias cearenses é uma bênção. "As famílias devem levar para a Praia de Iracema muita fé no coração. Se for possível, também devem levar objetos para serem abençoados", pede. Ele comandará um momento de louvor hoje, no Aterro.
O religioso também falou sobre um período difícil de sua vida, quando enfrentou uma depressão. Ele destacou que, em 20 anos como padre, músico e escritor, conheceu muitas pessoas que sofriam com igual problema, que ele considerava "uma bobagem". "Até que passei por isso e mudei de opinião. Sem remédios, mas com orações, eu consegui passar pelo mal do século", enfatizou.

Nando Antunes lança livro no Ceará


Nando recebe camisa retrô personalizada de torcedores de Russas

Quem está mais uma vez em nossa capital é o cidadão Fernando Antunes Coimbra, que veio lançar seu segundo livro intitulado “Clube dos Vitalícios”, e também revisitar o Centro Cultural do Ceará Sporting Club e os amigos que aqui ele fez, revitalizando essa parceria que já existe há cinco anos, e que tem no livro “Futebol e Ditadura”, editado e lançado por esse importante pilar do alvinegro mais famoso do Norte e Nordeste, o ponto de interseção dessa intrigante história.
Nando Antunes como é mais conhecido, jogou no Vozão em 1968 e faz parte de uma família de famosos e vitoriosos jogadores de futebol do bairro carioca de Quintino, que conta ainda com o Edu, Antunes e Zico. Dentre tantos talentos, é escritor e pintor, e traz no livro “Clube dos Vitalícios”, histórias engraçadíssimas e muito criativas, com imagens de suas obras e uma linguagem extremamente popular, além de uma veia humorística com alma quase cearense, o que vem fazendo o livro cair nas graças do povo de nossa terra da luz e também do Vozão.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Ministro Cid Gomes garante apoio a instituto que Ariosto Holanda criará no campo da pesquisa

O deputado federal Ariosto Holanda (Pros) de criar um instituto de pesquisa e projetos sociais.

O ministro da Educação, Cid Gomes, garantiu apoio ao projeto do deputado federal Ariosto Holanda (Pros) de criar um instituto de pesquisa e projetos sociais. Ao receber o parlamentar em audiência nesta semana, Cid mostrou interesse na ideia de transformação do projeto de criação desta entidade em organização social (OS) para atender o MEC, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério da Agricultura com projetos na região do semiárido.
Na reunião, que teve a participação do secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, Ariosto Holanda apresentou os projetos dos Centros de Ciência e Linguagens e Telemedicina que, segundo o deputado, Cid Gomes recebeu muito bem. O primeiro visa melhorar a qualidade da educação no ensino fundamental e o segundo projeto pretende instalar infraestrutura de telesaúde nos Hospitais Universitários para atender hospitais e unidades de saúde no interior.
Ariosto Holanda informou ao ministro que terá audiência na quarta-feira da próxima semana com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, para apresentar o projeto de criação da sociedade de estudos e pesquisa, para ser transformada em Organização Social deste ministério.

Estudante descobre que o lagarto que mantinha em casa era um jacaré

O animal que era mantido pelo jovem pode chegar a 2,5m de comprimento
O animal que era mantido pelo jovem pode chegar a 2,5m de comprimento
Foto: Reprodução Pixabay
Um jovem da Lituânia tentou vender um jacaré na Internet depois que descobriu que o réptil que estava mantendo no banheiro não era um lagarto inofensivo.
O animal, apelidado de Croc, foi recebido pelo zoológico Kaunas, na cidade de Vilnius, depois que autoridades confiscaram o animal após verem o anúncio on-line da venda de um 'grande lagarto'.
De acordo com os funcionários do zoo, o jovem estudante ficou com o animal durante vários meses, mas decidiu se livrar dele depois que percebeu a rapidez com que o bicho estava crescendo. Uma lei no país proíbe a criação de animais silvestres perigosos em casa.
Croc tem 1,3 kg, 63 cm de comprimento e foi entregue ao zoológico da cidade, onde visitantes puderam vê-lo pela primeira vez na última quarta-feira (28). Os machos podem chegar a medir entre 1,8 e 2,5 metros de comprimento, enquanto as fêmeas só chegam aos 1,4 metros.
Não foi divulgado como o estudante obteve o animal.

Caminhoneiros terão que fazer exame toxicológico para renovar habilitação

O exame deverá ser feito em clínicas credenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito
O exame deverá ser feito em clínicas credenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito
Antônio Cruz/ABr
 
Os motoristas que foram obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E serão obrigados, a partir de 30 de abril, a fazer exame toxicológico de larga janela - utilizado para identificar ou não o consumo de drogas por longos períodos -. Caso o laudo, que terá validade de 30 dias, constate a utilização de drogas ou substâncias proibidas, o motorista será considerado inapto temporário.
O exame, que deverá ser feito em clínicas credenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito,  testará, no mínimo, a presença de maconha e derivados, cocaína e derivados incluindo, crack e merla, opiáceos incluindo codeína, morfina e heroína, "ecstasy" (MDMA e MDA), anfetamina e metanfetamina.
Para conseguir a autorização para obter ou renovar a CNH, o exame do motorista deve apresentar resultados negativos para um período mínimo de 90 dias, retroativos à data da coleta. Para o teste, serão coletados material biológico que poderá ser cabelos ou pelos; na ausência destes, unhas.
De acordo com resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial da União , os motoristas que não se submeterem ao exame também serão considerados inaptos temporários ou inabilitados enquanto não apresentarem o laudo negativo do exame toxicológico.
De acordo com o Contran, a medida atende dispositivo da Lei 12.619, de 30 de abril de 2012, conhecida como Lei do Motorista, que obriga o condutor das categorias C, D e E a submeter-se a teste e a programa de controle de uso de droga e de bebida alcoólica, instituído pelo empregador, com ampla ciência do empregado.

Violência contra população LGBT será registrada por hospitais


Antonio Cruz/Agência Brasil
Além da criação do grupo que combaterá violência contra população LGBT, o ministro Arthur Chioro anunciou mudanças em fichas de registro de hospitais que beneficiarão essa comunidade

Uma alteração na ficha que faz notificações dos casos de violência que chegam a todos os hospitais públicos e particulares do país vai ajudar a recolher dados sobre agressões contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT).
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 29, pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante assinatura de uma portaria que cria comissão interministerial para combater a violência contra essa população.

Segundo o ministro, além dos dados gerais e informações sobre o caso, dois campos foram acrescentados. O primeiro é o de orientação sexual, onde o profissional da saúde poderá registrar se o paciente agredido é heterossexual, homossexual ou bissexual. A segunda informação a ser recolhida é relativa à identidade de gênero e traz as opções de travesti, mulher transexual, homem transexual.

“Com essa simples introdução, vamos gerar uma capacidade de informação decisiva na orientação de um conjunto de políticas públicas e devolver ao movimento social a possibilidade de ter informação sobre o que acontece, como, em que locais e circunstâncias” disse Chioro.

Posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça acontece nesta sexta-feira

A desembargadora Maria Iracema Martins do Vale Foto: Stille / O Estado

A desembargadora Maria Iracema Martins do Vale assume, a partir desta sexta-feira (30), a Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para o biênio 2015/2017. A solenidade de posse acontecerá às 16 horas no Pleno do Tribunal.

A magistrada foi eleita por aclamação, durante sessão que também elegeu o desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes para a Vice-presidência e o desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva para a Corregedoria Geral da Justiça.

A solenidade contará com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana, da ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, e várias personalidades do cenário nacional e estadual.

A desembargadora Iracema do Vale é a segunda mulher eleita presidente do TJCE. Durante a eleição da nova mesa diretora, realizada em outubro do ano passado, a magistrada declarou que fará uma gestão baseada no diálogo. “Vou trabalhar de braços dados com a magistratura de 1º Grau, com os desembargadores e servidores desta Casa, pedindo a Deus que me ajude”, destacou.

O vice-presidente eleito afirmou que chegar ao cargo é a realização de um sonho em que terá a oportunidade de colaborar com o fortalecimento da instituição. Ele disse ainda que pretende defender a motivação da carreira. “A magistratura tem que ter um planejamento de revigoramento. Temos que exaltar a meritocracia, temos que fazer da nossa Escola de Magistratura a importância que ela sempre teve”.

Aprece elege nova diretoria nesta sexta-feira

 
A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) elege nesta sexta-feira (30), através de Assembleia Geral Ordinária, a nova Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, no auditório do Banco do Brasil, a partir das 8h30. A solenidade de posse será logo em seguida, com a presença confirmada do Governador do Estado, Camilo Santana, entre outras autoridades.
A eleição da entidade conta com chapa única, tendo como candidato o atual presidente Expedito do Nascimento, de modo que os membros da nova Diretoria Executiva, além dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, para o Biênio 2015-2016 deverão ser confirmados nos cargos pelos prefeitos associados que se fizerem presentes. Além disso, o evento contará com a apreciação da prestação de contas anuais e o Relatório do atual Conselho Fiscal.
A Aprece foi fundada no dia 07 de março de 1968, desde quando vem atuando de forma crescente em favor do fortalecimento do municipalismo cearense. Consolidou, ao longo dos anos, o trabalho de reivindicação e parceria junto ao Governo do Estado, na luta pelas questões de interesse das gestões municipais.
A Associação dos Municípios do Estado do Ceará congrega hoje as seguintes entidades vinculadas: Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE); Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS); União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e o Conselho dos Municípios para o Desenvolvimento e Tecnologia do Estado do Ceará (COMDETEC), além de algumas Associações Regionais de Municípios como: AMAB, AMUV E AMUVALLE.

Zezinho será reeleito e Camilo terá maioria na Assembleia

Os deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado tomam posse, no próximo domingo, dia primeiro de fevereiro, na Assembleia Legislativa, para um mandato de quatro anos. Logo após a posse, a primeira tarefa dos novos parlamentares é eleger a Mesa Diretora da Casa. O atual presidente da Mesa Diretora, José Albuquerque (PROS), será reeleito para um mandato de dois anos.
A legislatura (2015- 2019) será aberta com uma ampla maioria aliada ao Governo Camilo Santana (PT). Dos 46 deputados estaduais, o Palácio da Abolição pode somar, pelo menos, 36 votos garantidos para aprovar projetos de interesse do Governo ou derrubar iniciativas da oposição. O grupo oposicionista se fortaleceu em relação à legislatura passada, mas o Governo terá ampla maioria de votos.
O bloco de oposição será puxado pelos deputados estaduais Renato Roseno (PSOL), Heitor Férrer (PDT), Fernanda Pessoa (PR), Capitão Wagner (PR), Daniel Oliveira (PMDB), Audic Mota (PMDB), João Jaime (DEM), Ely Aguiar (PSDC) e Carlos Matos (PSDB). A oposição elegeu, em 2014, outros parlamentares que iniciam, porém, o mandato sem uma postura de austeridade a administração estadual. É o caso, por exemplo, de Carlomano Marques, Dra. Silvana, Agenor Neto e Walter Cavalcante – todos do PMDB, e Roberto Mesquita (PV).

Ceará recebe R$ 243 milhões para a Educação

 
O Ceará e seus 184 municípios receberam nesta quinta-feira (29) dois repasses referentes à área de Educação, totalizando R$ 243,3 milhões O primeiro é referente ao resíduo para integralização da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2014, que chega a R$ 159,2 milhões. O segundo é a parcela de janeiro da complementação deste ano, que totalizou R$ 84,1 milhões.
O repasse de duas parcelas acontece somente em janeiro, segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Neste mês, os Municípios recebem o repasse habitual juntamente com o resíduo de complementação ao Fundeb do ano anterior. Essa complementação ocorre porque, ao longo do ano a União repassa apenas 85% do total dos recursos. Os 15% restantes, por determinação da Lei 11.494/2007 (art. 6º, § 1o), devem ser pagos até 31 de janeiro do ano seguinte.
Com mais recursos nos cofres municipais, os Prefeitos iniciarão o ano letivo, com as contas em dia e a possibilidade de conceder os reajustes anuais, com base no Piso Nacional do Magistério.

Ministério Público pede proibição do show do Mc Pedrinho em Fortaleza

 
O Ministério Público do Estado do Ceará solicitou a proibição do show do adolescente Pedro Maia Tempster, conhecido como Mc Pedrinho. O órgão alega que o menino, de 12 anos, se apresenta com repertório musical dotado de nítida “conotação sexual, alto teor de erotismo, pornografia, baixo calão e todo tipo de vulgaridade, incompatíveis com a condição peculiar de pessoa em desenvolvimento”.
O órgão, através da 6ª Promotoria de Tutela Coletiva da Infância e Adolescência, protocolou uma Ação Civil Pública na última quarta-feira (28). O show de Mc Pedrinho está previsto para o próximo sábado (31), em Fortaleza.
Na ação, o pedido em caráter liminar é para impedir a realização da apresentação, sob pena de multa estipulada em um R$ 1 milhão, sem prejuízo de ações administrativas ou penais. O Ministério Público requer também que sejam oficiados a Polícia Militar, a Guarda Municipal e os Conselhos Tutelares para que fiscalizem o cumprimento da ação e informem nos autos eventual violação para que se tomem as providências cabíveis. No momento, a ação aguarda despacho do juizo da infância e juventude.
O promotor de Justiça Luciano Tonet, responsável epal ação, também pediu que que a Procuradoria Geral da República em São Paulo, local da residência do adolescente, seja oficiada para adotar as providências cabíveis. O promotor alerta sobre os danos que shows com esse tipo de repertório podem causar aos adolescentes, pois  Mc Pedrinho “acaba por servir de modelo aos demais”.
Segundo o órgão, uma cópia da ação também deverá ser enviada ao Juízo da Infância e Promotoria de Justiça da localidade de residência do adolescente, em virtude da conivência e omissão dos pais do adolescente, que podem estar causando danos irreparáveis ao desenvolvimento de Mc Pedrinho.

Itatira: Dinheiro do Carnaval para poços profundos

O processo de identificação das localidades é mapeado pelos agentes de saúde. Cada poço deve sair em torno de R$ 10 mil
O processo de identificação das localidades é mapeado pelos agentes de saúde. Cada poço deve sair em torno de R$ 10 mil
Foto: Antonio Carlos Alves
Itatira O prefeito desta Cidade, distante 216 quilômetros de Fortaleza, Antônio Almir, está dando um exemplo de respeito aos recursos públicos e de solidariedade em defesa das famílias atingidas pela maior seca dos últimos 60 anos no Nordeste.
O dinheiro que seria utilizado na folia do Carnaval foi retido e está sendo aplicado na perfuração e instalação de poços profundos e na distribuição de cestas de alimentos na zona rural do Município. "Nosso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dos piores do Estado e não seria justo fazer festa enquanto nossos conterrâneos passam dificuldades. O IDH é o 0,319, o 177º do Ceará e o 3.123º do Brasil, uma situação de pobreza sem limites", explica Antônio Almir.
"Vamos começar as primeiras entregas em fevereiro, onde mais de 600 famílias serão beneficiadas e, em março, mais 400 famílias, garantindo água para todos que vivem essa situação de incerteza quanto ao inverno de 2015", assegura.
O processo de identificação das localidades é mapeado pelos agentes de saúde. Ele não sabe precisar quanto irá gastar no projeto, mas calcula que cada poço fique em torno de R$ 10 mil. "Nunca tinha visto isso em lugar nenhum da Federação. Essa é a seca que maltrata o ser humano, os animais. A água é o grande gargalo nesse momento. O carro-pipa não atende às necessidades do homem do campo. O número é muito reduzido para a grande quantidade de necessitados", alerta o prefeito.

Hora de Plantar: Apreensão entre agricultores é crescente

Falta umidade à terra para receber as promissoras sementes
Falta umidade à terra para receber as promissoras sementes
Foto: Honório Barbosa
Iguatu O primeiro mês do ano termina amanhã e as chuvas na pré-estação (dezembro e janeiro) ficaram bem abaixo da média histórica para o período. A escassez de água e o baixo índice pluviométrico vêm preocupando os produtores rurais no sertão cearense. Até mesmo na região Sul do Ceará (Cariri), onde as precipitações chegam mais cedo, não há plantio de sequeiro (aquele que depende exclusivamente da chuva) iniciado.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em dezembro de 2014 choveu, em média, apenas 6,2 mm, menos 78,9% da média histórica, que é 29mm. Em janeiro, até ontem, foram registrados 32mm, isto é, 67,6% inferior à média do período que é de 98,7mm. Nesses últimos dois meses, houve, portanto, desvio negativo nos índices pluviômetros.
Os dados registrados confirmam, até agora, os prognósticos anunciados em novembro pela Funceme para o trimestre - dezembro, janeiro e fevereiro. Havia 42% de probabilidade de as chuvas ficarem abaixo da média histórica. Para o período de fevereiro, março e abril o órgão prevê um índice mais acentuado, ou seja, há 64% de chances das precipitações permanecerem inferiores à média histórica.

Começa a distribuição de sementes

A previsão é distribuir mais de 3,5 mil toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo, algodão e gergelim, além de manivas de mandioca
A previsão é distribuir mais de 3,5 mil toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo, algodão e gergelim, além de manivas de mandioca
Foto: Elizângela Santos
Fortaleza A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) iniciou a distribuição de sementes e mudas do Projeto Hora de Plantar. Segundo o coordenador de Desenvolvimento da Agricultura Familiar da SDA, Itamar Lemos, a distribuição vai começar pela Região do Cariri. Os escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) fazem a distribuição das sementes. "Até o fim desta semana todos os escritórios do Cariri receberão as sementes e farão a distribuição para os agricultores", afirmou.
Até o fim desta semana, todos os armazéns regionais de sementes do Ceará farão a distribuição para os escritórios locais da Ematerce em todas as regiões e a previsão é que ao fim de fevereiro todos os agricultores já tenham recebido as sementes.
Em 2015, o Hora de Plantar está investindo mais de R$ 19 milhões, atendendo a mais de 132 mil agricultores familiares. A previsão é distribuir mais de 3,5 mil toneladas de sementes destacando milho, feijão, sorgo, algodão, caju anão-precoce, gergelim, além de manivas de mandioca e palma forrageira e mudas de cajueiro anão-preococe. "Recebemos as demandas dos municípios, por meio da Ematerce, dos sindicatos rurais e das prefeituras", reforçou o coordenador. O Estado distribui a semente e, no fim do plantio, os agricultores pagam a metade do valor das sementes recebidas.

Teatro de rua: Aracati recebe Festival Internacional

O evento reúne centenas de atores e atrizes de várias partes do mundo e consta de cultura popular, teatro de rua e muita agitação nas praças, becos e demais logradouros da cidade de Aracati
O evento reúne centenas de atores e atrizes de várias partes do mundo e consta de cultura popular, teatro de rua e muita agitação nas praças, becos e demais logradouros da cidade de Aracati
Aracati Iniciado no último dia 27, amanhã será encerrado o Festival Internacional de Teatro de Rua (Festmar) de Verão 2015 nesta Cidade. Aracati, que já foi por um dia a capital de um país, a República do Ceará, proclamada por Tristão Gonçalves durante a Confederação do Equador, em 1824, se transformou, na última semana de janeiro, na capital mundial do teatro de rua.
Com vinte espetáculos classificados, entre mais de 200 grupos de três continentes que se inscreveram para disputar uma vaga no evento, o Festmar de Verão 2015 reúne centenas de atores e atrizes de várias partes do mundo. A programação, que vem sendo bastante prestigiada pela população, consta de cultura popular, teatro de rua e muita agitação nas praças, becos e monumentos do patrimônio histórico nacional.

Exame em SP 55% dos médicos são reprovados

As áreas de conhecimento com o maior número de erros foram clínica médica, ciências básicas e pediatria, explicou o presidente do Conselho
As áreas de conhecimento com o maior número de erros foram clínica médica, ciências básicas e pediatria, explicou o presidente do Conselho
Foto: ALEX COSTA
São Paulo. Mais da metade dos recém-formados em medicina no Estado de São Paulo foram reprovados no exame do Conselho Regional de Medicina (Cremesp) de 2014, segundo resultados divulgados pelo órgão ontem. Dos 2.891 egressos de escolas médicas paulistas que passaram pela prova, 55% não conseguiu atingir o porcentual mínimo de acertos, de 60%.
O índice de reprovação é levemente inferior ao do exame de 2013, quando 59% dos candidatos foram reprovados, mas ainda é considerado preocupante pelo conselho.
"É uma surpresa desagradável saber que os alunos saem da faculdade sem saber coisas básicas. E ao mesmo tempo nos dá uma sensação de impotência porque não podemos impedir que esse profissional incompetente exerça a profissão", diz Braulio Luna Filho, presidente do Cremesp.
Ele se refere ao fato de que, pela legislação brasileira, para conseguir o registro do órgão, basta que o recém-formado participe do exame, independentemente do seu desempenho.

CDLs do Estado querem crescer 12,5% no ano

Para o diretor do SPC, Francisco Bento de Souza, a primeira reunião com transmissão simultânea foi um grande passo para uma maior democracia dentro das decisões, além de garantir que todos estivessem por dentro das novidades
Para o diretor do SPC, Francisco Bento de Souza, a primeira reunião com transmissão simultânea foi um grande passo para uma maior democracia dentro das decisões, além de garantir que todos estivessem por dentro das novidades
Sobral. O Conselho Estadual do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC-CE) realizou a primeira reunião do ano, na Zona Norte do Ceará, em Sobral. Cerca de 60 Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) estiveram presentes, por meio de transmissão "online", a fim de conhecer metas para 2015, quando as entidades pretendem crescer 12,5% ante 2014, no que tange ao número de associados e serviços prestados, como consultas e registros.
O grupo composto por 11 membros, formado pelos presidentes da CDL Fortaleza, Severino Ramalho Neto, e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE), Freitas Cordeiro, e representantes municipais, apresentaram o Cartão Empresarial BNB/FCDL, e benefícios para associados das Câmaras, como a transformação das mensalidades em bônus para celulares e convênio com a Rede, empresa de maquinetas de cartão de crédito.

BC adianta: energia em 2015 deve saltar 27,6%

dBrasília. O Banco Central prevê alta nos preços administrados em 2015, que deverão subir, pela nova estimativa, 9,3%. A projeção anterior era de uma alta de 6%. Para 2016, a previsão é de uma alta menor, de 5,1%, quando comparada à estimativa de 5,2%, anterior.
Na ata divulgada ontem, a primeira do ano, o Banco Central mudou a forma como costuma construir o parágrafo que detalha os preços administrados e passou a inserir explicações para algumas projeções. Entre as alterações da autoridade monetária, ela voltou a fazer projeções para a gasolina, algo que havia sido retirado de documentos anteriores, em função de polêmicas em torno das perspectivas do BC para os combustíveis.
No fim do mês passado, o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) trouxe a informação de que a projeção de alta dos preços administrados deste ano subiu de 6% para 6,2%, enquanto a para 2016, avançou de 4,9%, para 5,2%. Já no Relatório de Mercado Focus, da última segunda-feira, a mediana das estimativas para esses preços em 2015, subiu de 8,20%, para 8,70%, enquanto a mediana para 2016, caiu de 5,90%, para 5,80%.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Adolescente de 14 anos é aprovado em medicina

José Victor Menezes Teles tem 14 anos e obteve nota no Enem 2014 para entrar em medicina na UFS (Universidade Federal de Sergipe)
José Victor Menezes Teles tem 14 anos e obteve nota no Enem 2014 para entrar em medicina na UFS (Universidade Federal de Sergipe)
 
José Victor Menezes Teles, de 14 anos, conseguiu nesta quarta-feira, 28, o direito de fazer o teste de certificação de conclusão do ensino médio pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) de Sergipe.

O estudante foi aprovado no Sisu 2015 para cursar Medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ele conseguiu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 média de 751,16 ponto, e 960 na redação.

Justiça

Por causa da pouca idade, a Secretaria de Educação de Sergipe havia negado o teste de proficiência ao garoto, ficando a decisão nas mãos da justiça. O juiz titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Itabaiana (SE), Alberto Romeu Gouveia Leite, decidiu nesta quarta, em caráter liminar, que a Seed aplique o teste, caso contrário, a Justiça cobrará ao órgão multa diária de R$ 500.

Para o magistrado, negar o direito de cursar seria prejudicial a João Victor.
 
A Seed informou que não irá recorrer.
 
Redação O POVO Online

Camilo repudia a decisão da Petrobras de suspender os investimentos da refinaria Premium II

 
O Governo do Estado repudia totalmente a decisão da Petrobras de suspender os investimentos da refinaria Premium II, um sonho do povo cearense e importante vetor de desenvolvimento local e regional. 
Essa atitude representa uma quebra unilateral do compromisso firmado com o estado e configura um desrespeito da empresa com o povo cearense. 
O governador Camilo Santana recebeu a notícia com surpresa e indignação, cobrou explicações da Petrobras, conversou com o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Aloizio Mercadante, e solicitou uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff. Uma vez que o Ceará cumpriu todos requisitos para a implantação da refinaria, o Governo afirma que continuará lutando e empreendendo todos os esforços para viabilizar este importante projeto.
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

COLEÇÃO COM 100 IMAGENS DE LAMPIÃO LANÇADA EM SÃO PAULO

Bando de Lampião em Limoeiro do Norte em 1927
As histórias do cangaço e dos cangaceiros povoam a memória do brasileiros. Narrados em lendas, canções populares e cordéis, seus feitos passaram a fazer parte de nossa cultura. O fenômeno, que remonta ao século 18, se tornou mais conhecido e comentado no momento em que os meios de comunicação passaram a divulgar os feitos de Lampião, Maria Bonita, Corisco e tantos outros. Mais do que todos, Virgulino Ferreira, o Lampião (1898-1938), fez uso desses meios, em especial da fotografia, para popularizar o movimento - levando-o para as páginas dos jornais -, e também apresentar os seus seguidores.
Na maioria das vezes, as imagens foram realizadas por anônimos, que se encontravam com o bando no meio do sertão, ou por fotógrafos como Pedro Maia e Lauro Cabral de Oliveira, que registraram uma viagem de Lampião a Juazeiro do Norte, em 1927. Mas quem se consagraria como o "fotógrafo oficial" de Lampião seria o mascate libanês Benjamin Abrahão (1890-1938), que acompanhou a saga do rei do cangaço, fotografando e filmando seus feitos. Parte desse acervo, já reunido no livro Iconografia do Cangaço (Editora Terceiro Nome/2012), pertence ao pesquisador Ricardo Albuquerque, diretor do Instituto Cultural Chico Albuquerque, em Fortaleza.
Agora, Ricardo Albuquerque selecionou 100 entre as melhores imagens, feitas por vários profissionais, para lançar a Coleção Cangaceiros, um registro sistematizado sobre o movimento no Brasil que não deixou de fora as volantes, que eram grupos de policiais disfarçados contratados pelo governo para perseguir os cangaceiros.

Ministros do Supremo aumentam suas diárias de viagens em 80%


http://www.politicacomk.com.br/wp-content/uploads/2014/01/Plen%C3%A1rio-STF.jpg 

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aumentaram as diárias recebidas em viagens feitas em função da Corte e estipularam uma forma de indexar o valor ao próprio salário. Com a mudança, a cada reajuste salarial, o valor das diárias será também aumentado em quase 80%.
É pra já!
A partir desta semana, quando a resolução foi publicada no Diário Oficial, os ministros deixam de receber R$ 614,00 por dia por viagem nacional e passam a ganhar 1/30 dos vencimentos, de R$ 33.763,00. Ou seja, quando viajarem para eventos em que representam o tribunal, terão direito a R$ 1.125,43 por dia para ressarcir despesas extras com alimentação, pousada e locomoção na cidade que visitam.

Adjunto de Izolda na Educação assume FNDE a convite de Cid

http://www.politicacomk.com.br/wp-content/uploads/2015/01/idilvan-alencar.jpg
Idilvan Alencar foi adjunto de Izolda Cela na secretaria de Educação do Ceará

Idilvan Alencar irá assumir a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela captação de recursos para o desenvolvimento em educação.
Ele assume o cargo a convite do ministro da Educação, Cid Gomes.
Seduc
Idilvan era secretário adjunto da secretaria de Educação do Ceará, comandada pela atual vice-governadora, Izolda Cela, durante a gestão de Cid.
Justificativa
Nos bastidores, comenta-se que o convite é resultado do bom trabalho desenvolvido por Idilvan na gestão de Cid.

Deputada apresenta projeto que prevê passe livre para pacientes com câncer

deputada estadual Fernanda Pessoa (PR)

A deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) elaborou um projeto de indicação, que cria o passe livre para portadores de câncer no Estado do Ceará. O projeto deve ser apreciado pelos demais deputados somente em fevereiro, quando o parlamento volta do recesso.
Proposta
De acordo com o projeto, será concedido passe livre às pessoas portadoras de câncer, comprovadamente em tratamento, no sistema de transporte coletivo intermunicipal do Ceará. Ao portador de câncer, será reservado um assento em cada veículo de transporte.
Necessidade
Segundo Fernanda, o serviço é necessário pelo grande número de pacientes que buscam tratamento. O Estado ocupa a segunda posição no Nordeste e a oitava no País de pessoas com câncer, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
“Tem-se uma previsão de que, no ano de 2014, no Estado do Ceará, foram registrados 2,3 mil casos de câncer de próstata e mais dois mil de mama. Esses dois casos são os que mais vitimam homens e mulheres cearenses”, alertou.
E ainda
Os dados do Inca também mostram 20 mil novos casos no Estado, com diferentes tipos de enfermidade. No Nordeste, devem ser registrados 174,64 casos a cada 100 mil homens, enquanto entre as mulheres a taxa deve ser de 180,61. A deputada disse esperar que os colegas parlamentares se sensibilizem para a aprovação da proposição.
Com informações do OE

Desembargadora Iracema do Vale se despede do TRE nesta quinta-feira

http://www.politicacomk.com.br/wp-content/uploads/2013/04/iracema-do-vale.jpg
A última sessão do Pleno do TRE, presidida pela desembargadora Iracema do Vale

A última sessão do Pleno do TRE, presidida pela desembargadora Iracema do Vale, acontece nesta quinta-feira, dia 29, às 17 horas. O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Abelardo Benevides Moraes, em nome de todos os juízes do Pleno e dos servidores do TRE, entregará à desembargadora uma placa como pleito de gratidão pelos serviços prestados à Justiça Eleitoral.
TJCE
A desembargadora Iracema do Vale deixa o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará para assumir a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, na próxima sexta-feira, 30 de janeiro.
Interino
Em seu lugar, assume, interinamente, o desembargador Abelardo Benevides Moraes, até o dia 13 de junho deste ano, quando deverá prosseguir como presidente do TRE-CE, já eleito pelo Pleno do TJ-CE para novo biênio – 2015-2017. A desembargadora Naílde Pinheiro será a vice-presidente e corregedora regional eleitoral.
Com informações do TRE

Estudo mostra que 121 milhões estão fora da escola

Uma das dificuldades é que meninos e meninas de países afetados por conflitos, como a Síria, representam 50% das crianças fora da escola
Uma das dificuldades é que meninos e meninas de países afetados por conflitos, como a Síria, representam 50% das crianças fora da escola
Foto: Reuters
Nova York. O relatório Corrigindo a Promessa Quebrada da Educação para Todos, recém-lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mostra que 121 milhões de crianças e adolescentes no mundo não frequentam a escola.
O estudo é da Iniciativa Global sobre Crianças Fora da Escola, um projeto lançado em 2010 pelo Unicef e pelo Instituto de Estatística da Unesco, para auxiliar os participantes no desenvolvimento de estratégias baseadas em dados que possibilitem a diminuição do número de crianças e adolescentes sem estudo.
Adolescentes
De acordo com o documento, apesar dos progressos registrados na inscrição de crianças no ensino básico de todo o mundo há 58 milhões de crianças entre 6 e 11 anos que não frequentam a escola. Se a tendência atual continuar, duas crianças em cada cinco - 15 milhões de moças e 10 milhões de rapazes - dificilmente entrarão numa sala de aula, informa o relatório.

PMDB ainda não julgou processos por infidelidade

Carlos Mesquita, que já foi presidente da sigla na Capital cearense.
 
A comissão de ética do PMDB no Ceará ainda não concluiu as ações do processo disciplinar contra filiados da legenda acusados de infidelidade partidária no ano passado, durante as eleições, uma vez que não apoiaram o candidato ao Governo do Estado derrotado, Eunício Oliveira, que é presidente da sigla. Dentre os acusados está o vereador de Fortaleza Carlos Mesquita, que já foi presidente da sigla na Capital cearense.
A vice-prefeita de Barbalha, Betilde Correia, e os prefeitos de Nova Russas, Gonçalo Diogo, e de Santa Quitéria, Fabiano Mesquita, também foram notificados, informa a comissão de ética do partido. Os peemedebistas são acusados de descumprir a determinação da legenda e podem sofrer punições, incluindo a expulsão do grêmio.

Teatro cearense de luto

 
Foi com muito pesar que gestores, ex-alunos, colegas, amigos e família receberam, na manhã de ontem, a notícia de falecimento do ator, educador e diretor Sidney Souto, aos 49 anos. O artista estava internado havia quatro dias no Hospital São José, em Fortaleza, com um quadro de histoplasmose (doença causada por fungo, transmitida por via respiratória), e faleceu por volta das 7 horas.
Referência no cenário teatral do Estado, Sidney dividia-se entre o palco e as salas de aula. Formado pedagogo, foi professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e, mais recentemente, da Escola Porto Iracema das Artes, onde ministrou módulo do curso "Atuação para Cinema", oferecido em 2014.
Como ator e diretor, detinha currículo igualmente robusto. Iniciou sua formação ainda na década de 80, quando fundou, junto com o colega Wellington Pará, a Cia. Diabo a 4 de Teatro. Os dois se conheceram na Faculdade de Pedagogia da UECE, durante uma oficina de teatro.

Açudes atingem nível mais crítico em cinco anos

CFortaleza. A seca que assola o Nordeste nos últimos quatro anos e que é a maior das últimas seis décadas, de acordo com avaliação do Ministério da Integração Nacional, fez com que, pela primeira vez, nos últimos cinco anos, o volume dos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) ficasse abaixo de 20%. Pelo menos seis dos 149 reservatórios observados pela entidade secaram completamente. Dezenas estão prestes a ter o mesmo destino.
Conforme o Portal Hidrológico do Ceará, dos 149 açudes monitorados, 127 apresentam níveis abaixo de 30%. Acima de 90%, somente o Gavião, em Pacatuba, que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Vale salientar que isso ocorre por causa da transposição de água realizada por meio do Canal do trabalhador.
Secaram
Já os açudes Forquilha II, em Tauá; Desterro e São Domingos, em Caridade; Jerimum, em Irauçuba; São José II, em Ipaporanga, e Sucesso, em Tamboril, estão completamente secos. Dezenas de outros apresentam volume de água insignificante do ponto de vista percentual e devem secar a qualquer momento, sobretudo se os prognósticos de chuvas abaixo da média da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) se confirmarem.
Desde 1993, há quase 21 anos, data da sua fundação, a Cogerh realiza o monitoramento dos açudes do Ceará. Hoje, são 174 reservatórios observados. Entretanto, esse número veio aumentando gradativamente. Daí não ser possível mensurar de forma precisa se, durante todo esse tempo, o nível de armazenamento d'água no Estado no período foi tão crítico.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Morre ator e diretor cearense Sidney Souto, aos 49 anos



Georgia Santiago
O último trabalho do ator no cinema foi com o longa-metragem A lenda do Gato Preto, ainda sem data prevista para estreia
Morreu na manhã desta quarta-feira, 28, o ator, educador e diretor teatral cearense, Sidney Souto, 49. O artista estava internado há quatro dias no Hospital São José, em Fortaleza, com um quadro de histoplasmose, e faleceu por volta das 7h.
Segundo Juliana Carvalho, amiga de Sidney e companheira de trabalhos, há três meses o ator manifestou alguns sintomas da doença, mas foi diagnosticado com pneumonia, o que dificultou o tratamento do problema.
Natural de Monsenhor Tabosa, município a 319 km de Fortaleza, iniciou os trabalhos no teatro a partir de 1988, com a montagem do infantil “Flicls”.
Sidney foi professor substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e dirigiu espetáculos como o Majestic Bar.

Aureliano oficializa saída do PMDB



Aureliano ao lado de Camilo Santana durante a campanha no município de Russas. Na foto: Guida Maia, Mauro Filho, Aureliano Ribeiro, Camilo Santana e Adail Carneiro.


O ex-vereador Aureliano Ribeiro, formalizou sua saída oficial do PMDB, com entrega de pedido de desfiliação partidária, junto ao diretório municipal.
Na pratica ele já estava afastado da sigla desde as ultimas eleições, quando alegando falta de espaço, teria deixado o partido e seu apoio a Eunicio Oliveira(PMDB), candidato derrotado e indo apoiar Camilo Santana(PT), eleito governador do estado.
Sua decisão aconteceu ainda em um momento delicado da campanha, quando Camilo não tinha a maioria da preferência dos russanos, o que foi valorizado por Cid Gomes, Ciro Gomes, ambos do PROS e Camilo, que manifestaram gratidão ao apoio, e se comprometeram em apoia-lo no caso de uma candidatura a prefeito nas eleições de 2016.
Quanto ao seu futuro partido, Aureliano ainda não definiu qual será, a única concordância e que ele irá seguir na base de apoio de Camilo Santana, podendo se filiar em qualquer partido desde que faça parte do bloco de aliados do governador.

TRE nega recurso contra expedição de diplomas de Weber e seu vice



 
Em julgamento realizado na noite desta terça-feira (27), o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE),se reuniu para julgar o recurso contra expedição de diplomas   do prefeito, Raimundo Weber de Araújo e seu vice, Gerardo Magela Maia Estácio, tendo por base a lei da ficha limpa, por ter ele contas de gestão (2000)desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios(TCM) e de governo(2004) julgadas com desaprovação pela câmara municipal de vereadores.
Seguindo o parecer do desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, que julgou improcedente o recurso, justificando que teria acontecido uma falha processual, quando segundo ele, não teria sido publicado no diário oficial a decisão da casa legislativa do município.
A Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora, Maria Iracema Martins do Vale, ausentou-se, assumindo os trabalhos o jurista, Cid Marconi Gurgel de Souza,  em julgamento que teve unanimidade,(5x0) seguindo o parecer do relator.
Segundo o vereador, Paulo Roberto Mendonça de Santiago (PPL), o desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, concordava que o prefeito teve sim contas desaprovadas, que estaria inelegível quando do registro de sua candidatura em 2012, e por essas razões enquadrado na lei da ficha limpa, mas que era contra o recurso devido na sua visão, não ter sido devidamente dada a publicidade da decisão, o que teria evitado  Weber Araújo, na hora de sua defesa.
O vereador disse, porém, que todo meio de tornar publico o julgamento legislativo quando da desaprovação das contas do gestor, teria sido seguido, faltando apenas o registro no diário oficial estadual, o que segundo o parlamentar, tal condição põe em cheque todas as leis municipais aprovadas na câmara municipal, visto que nenhuma é publicada no DOE, e que no município não existe o diário oficial municipal.
A advogada, Sarah Feitosa representante do recorrente, Aureliano Ribeiro da Silva, estará entrando com recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).