domingo, 31 de março de 2013

Por Dilma, Lula quer que PT abra mão de candidaturas em prol do PMDB

ARTHUR MONTEIRO/AGÊNCIA SENADO
Eunício Oliveira conta com articulação nacional para ter apoio do PT, caso seja candidato no Ceará


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o PT deve ter a reeleição de Dilma Rousseff como prioridade em 2014 e, por isso, o partido pode abrir mão de candidaturas a governador para apoiar chapas do PMDB - principal aliado dos petistas no Governo Federal.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Lula afirmou que o partido deverá fazer concessões a outras siglas para garantir uma aliança forte para Dilma. “Nós temos que ter sempre como prioridade o projeto nacional. Ou seja: a primeira coisa é a eleição da Dilma. Não podemos truncar nossa aliança com o PMDB”, disse Lula.

Show do padre Fábio encerra celebração da Semana Santa


O espetáculo acontecerá, hoje, no Boulevard do Arco, e a entrada é cobrada com um quilo de alimento
Sobral. As atividades da Semana Santa na cidade se encerram hoje na Boulevard do Arco com o show do padre Fábio de Melo, às 19h. Promovido pela Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Cultura, a entrada será cobrada com um quilo de alimento não perecível.

Membro da congregação do Sagrado Coração de Jesus, padre Fábio de Melo realiza o espetáculo musical de louvor e adoração "Estou Aqui" FOTO: KID JÚNIOR


O espetáculo "Estou Aqui" é considerado como um momento de louvor e emoção. Membro da congregação do Sagrado Coração de Jesus, padre Fábio de Melo faz questão de ressaltar que tudo que escreve e faz é naturalmente evangélico. A mensagem de Jesus Cristo é o viés de suas composições.

Limoeiro exibe acervo em homenagem ao Rei do Baião

A primeira semana de abril, neste município, é reservada para destacar o centenário do homem que exaltou o Nordeste

Limoeiro do Norte. Pela primeira vez o acervo pessoal do Rei do Baião chega à terra de Dom Aureliano Matos. Em homenagem aos festejos do centenário de Luiz Gonzaga, este município irá realizar, de 1 a 6 de abril, uma exposição com mais de 200 itens do seu museu, localizado na cidade de Exu, em Pernambuco. Uma feira de artesanato e muito forró pé de serra também fazem parte da programação. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com a parceria de empresas locais.

Considerado o maior ícone da cultura popular nordestina, "Gonzagão" tem muitas fotos que relembram sua carreira artística FOTO: VIVIANE PINHEIRO

A exposição das peças do museu de Luiz Gonzaga ficará exposta no salão do Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), durante todos os dias da semana, a partir das 9h da manhã e até às 18h30min. A exposição irá reunir 240 peças que fazem parte do museu de Luiz Gonzaga na cidade de Exú, em Pernambuco, cidade natal de Luiz Gonzaga.

As peças também viajam por várias cidades do País, levando um pouco da história do "Rei do Baião". Quem passar pelo local poderá ver de perto roupas, discos, fotos, objetos pessoais do maior ícone da cultura popular nordestina. A amostra é gratuita e aberta a todos os públicos.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Ronaldo Angelim renova contrato com o Fortaleza até novembro

Angelim chegou com muita festa ao Fortaleza, em janeiro deste ano (Foto: André Salgado/O POVO )
 Angelim chegou com muita festa ao Fortaleza, em janeiro deste ano (Foto: André Salgado/O POVO )
 
Com o contrato de três meses prestes a expirar (no início de abril), Ronaldo Angelim teve seu vínculo com o Fortaleza prolongado até o fim da temporada.

Nesta quarta-feira (27), foi publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF a renovação contratual com o zagueiro até o dia 30 de novembro de 2013, um dia após completar 38 anos.

Dilma entregará máquinas para recuperar estradas vicinais em 60 cidades cearenses

pimentel
Em sua visita ao Ceará na próxima terça-feira, a presidenta Dilma Roussef comandará cerimônia de entrega de 31 retroescavadeiras e 30 motoniveladoras para 59 municípios do Ceará. Informou, nesta quarta-feira, o líder do Governo no Congresso, senador José Pimentel (PT), adiantando que essa cerimônia será em frente ao Centro de Eventos. Outros 34 municípios cearenses também vão receber motoniveladoras nos próximos meses. No total, 64 cidades foram selecionadas pela terceira fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) para receber essas máquinas. Já em relação às retroescavadeiras, além das 31 que serão entregues em abril, dentro do PAC 3, outras 110 já chegaram a municípios do interior cearense.
A expectativa do governo é que o total de 205 máquinas vão beneficiar 1,8 milhão de cearenses, entre eles mais de 185 mil agricultores familiares. A iniciativa de destinar os equipamentos aos municípios é do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A ideia é que as máquinas sejam usadas para recuperar e pavimentar estradas vicinais, que ligam os povoados e municípios do interior. Isso vai facilitar o escoamento da produção agrícola e a circulação dos moradores da área rural.
Os municípios selecionados para receber as máquinas foram avaliados de acordo com os seguintes critérios: extensão da área rural, participação no PIB agrícola, localização no semiárido e número de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e indígenas. A participação do município nos programas Territórios da Cidadania e Brasil sem Miséria também foi levada em conta na seleção.
Confira os municípios que serão beneficiados com os equipamentos:
Retroescavadeiras (31): Acarape, Alto Santo, Antonina do Norte, Apuiarés, Baixio, Barroquinha, Beberibe, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Carnaubal, Cedro, Chaval, Croatá, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Ipu, Jaguaribe, Jijoca de Jericoacoara, Martinópole, Mulungu, Orós, Pacujá, Paracuru, Penaforte, Potiretama, São João do Jaguaribe, Senador Sá, Tejuçuoca, Umari e Uruoca.
Motoniveladoras (30): Aiuaba, Assaré, Aurora, Barreira, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caridade, Catarina, Farias Brito, Forquilha, Independência, Irauçuba, Itapagé, Jaguaruana, Massapê, Mauriti, Missão Velha, Novo Oriente, Ocara, Pentecoste, Piquet Carneiro, Poranga, Quiterianópolis, Santa Quitéria, Senador Pompeu, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Uruburetama e Varjota.

Bolsa Estiagem e Seguro Safra serão pagos até julho

Ações emergenciais serão ratificadas com a vinda da presidente da República ao Ceará, no próximo dia 2

Fortaleza. O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, antecipou medidas que se incluem no pacote das ações adotadas pelo Governo Federal no Combate à Seca. Dentre essas estão prorrogação do Seguro Safra até o mês de julho e ainda do Bolsa Estiagem por mais quatro meses.

As mandalas são algumas das atividades produtivas que estarão sendo incentivadas, a fim de fixar o homem no meio rural e conviver com a seca FOTO: CID BARBOSA
As medidas serão ratificadas pela presidente Dilma Rousseff, durante sua vinda ao Ceará. Ela estará no próximo dia 2, no Centro de Eventos, quando participará da reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

O secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, informou que as duas ações atendem pleitos, especialmente dos prefeitos cearenses, que também pediram pressa nas ações de combate à seca na reunião ocorrida na terça-feira passada, na sede da Cogerh, localizada no Cambeba.

Lei Seca será o foco das operações neste feriado



As motos terão uma atenção especial nestes dias, já que têm causado inúmeros acidentes nas estradas do Ceará

A preocupação da PRE deve-se ao fato de que somente nos dois primeiros meses deste ano houve um aumento de 160% de autuações na Lei em comparação a igual período de 2012 FOTO: ALEX COSTA

Para endurecer ainda mais a fiscalização nas rodovias do Ceará com base na Lei Seca, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) começa, na manhã desta quinta-feira, uma operação especial de trânsito que se estenderá ao longo do feriado da Semana Santa. As motos receberão uma atenção especial, pois têm gerado inúmeros acidentes nas estadas.

quarta-feira, 27 de março de 2013

PEC das domésticas é aprovada no Senado

O Senado aprovou nesta terça-feira (26), em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que estende aos empregados domésticos todos os direitos dos demais trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Foram 66 votos favoráveis e nenhum contrário.
A PEC das Domésticas, como ficou conhecida a proposta, garante a essa classe trabalhadora o direito, entre outras coisas, a ter recolhido o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a receber indenização em caso de demissão sem justa causa. A indenização, no entanto, deverá ser regulamentada posteriormente por projeto de lei complementar.
Com a decisão, funcionárias passam a ter direito a hora extra e FGTS (Foto: José Leomar)
Os empregados que trabalham em domicílios, caso de faxineiras, jardineiros, cozinheiras e babás, por exemplo, também passam a ter a jornada máxima de trabalho estabelecida em oito horas diárias e 44 horas semanais.
Em caso de o serviço se prolongar para além desse período, eles também passam a ter direito ao recebimento de horas extras de 50% a mais que o valor da hora normal e adicional noturno de 20%, no caso de o trabalho ocorrer após as 22h.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) aponta que existem atualmente cerca de 6,6 milhões de trabalhadores domésticos no Brasil, sendo 92,6% deles mulheres. Apesar de mostrar o receio de que as empregadas domésticas caiam ainda mais na informalidade com o aumento dos custos da contratação para os patrões, os senadores oposicionistas também apoiaram a aprovação da PEC.

Pesquisa aponta Ceará como clube de maior torcida no Estado



O Ceará Sporting Club possui a maior torcida do Estado e a 20ª maior do Brasil, segundo pesquisa realizada pela Pluri Stochos Pesquisas e Licenciamento Esportivo, divulgada nesta terça-feira (26).

Ceará detém recorde de maior público em estádios cearenses na década de 2010, na semifinal da Copa do Nordeste desta ano, contra o ASA de Arapiraca Foto: Arquivo
De acordo com o instituto de pesquisa, o Alvinegro representa 0,5% do total de potenciais torcedores no país. Já o seu arquirrival, o Fortaleza Esporte Clube, aparece logo em seguida, com 0,4%, na 21ª colocação, empatado tecnicamente com Remo, Coritiba e Goiás.

PSC mantém Feliciano na Comissão

Partidários do pastor tentaram persuadí-lo a sair da Comissão, mas o deputado não aceitou. O partido decidiu apoiá-lo

Deputados membros da Comissão, contrários a permanência do pastor, procuraram Henrique Alves para pressioná-lo FOTO: AGÊNCIA CÂMARA
Brasília O PSC decidiu ontem manter o pastor Marcos Feliciano (SP) na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. O partido resistiu à pressão endossada pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e destacou um histórico das relações com o PT cobrando auxílio do partido da presidente Dilma Rousseff para superar a crise.

A bancada evangélica também se engajou na defesa de Feliciano. Ele tem sido alvo de protestos por declarações tidas como racistas e homofóbicas e não conseguiu ainda levar com normalidade nenhuma sessão do colegiado. A pressão sobre o pastor cresceu desde a semana passada e chegou a uma situação tida como "insustentável" por Alves.

Novos policiais civis tomam posse no Centro de Eventos



Os 614 novos inspetores de Polícia Civil, aprovados no último concurso e que concluíram o Curso de Formação na Academia Estadual de Segurança Pública foram empossados no cargo, ontem, em solenidade no Centro de Eventos presidida pelo governador Cid Gomes.

A turma, composta por 614 inspetores, será distribuída em diversas delegacias da Capital, região metropolitana e no Interior. Pelo menos, 50 deles serão destacados na Divisão de Homicídios e outros 25 na Delegacia de Narcótico (Denarc) FOTO: J.L. ROSA

Os inspetores Tiago Monteiro Souza, Rubens Chaves Daniel e Francisco Mauro da Silva Rêgo Filho, melhores colocados no Curso de Formação, tiveram os diplomas entregues pelo governador, pelo delegado geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas; e pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado coronel PM Francisco José Bezerra Rodrigues.

Prefeitos pedem pressa nas medidas de combate à seca


Pelo menos R$ 4 milhões dos recursos públicos destinados às ações emergenciais estão parados

Fortaleza. Maior agilidade nas ações de combate à seca, inclusive dispondo de recursos para tomar iniciativas de suprir as deficiências hídricas. Essa foi um dos pontos abordados, ontem, entre cerca de 40 prefeitos, que estiveram reunidos no auditório da Cogerh, no Cambeba, durante a assembleia extraordinária, numa iniciativa da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

Reunião ocorrida na sede da Cogerh deu uma ênfase à necessidade de os prefeitos cearenses terem autonomia para realizar gastos voltados a suprir as demandas para abastecimento d´água FOTO: VIVIANE PINHEIRO

A reunião foi resultado de um encontro realizado entre o governador Cid Gomes e o vice-presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, representantes da Cogerh, Ematerce, Fetraece e autoridades que atuam na área do desenvolvimento rural e recursos hídricos no Estado.

Região Metropolitana fica sem água amanhã



Cagece executará serviços em tubulações da Capital e na Estação de Tratamento de Água (ETA) Gavião

A partir das 00h de amanhã até as 20h do mesmo dia, os municípios de Fortaleza, Eusébio, Maracanaú e parte de Caucaia ficarão sem água. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informou, ontem, a suspensão temporária do abastecimento em virtude da execução de serviços para a melhoria do sistema. A suspensão do fornecimento de água atingirá mais de 4 milhões de usuários nas quatro localidades.










































Ao todo, serão executados quatro injetamentos em tubulações e alguns serviços de manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Gavião. Os injetamentos serão realizados em tubulações de grande porte, visando beneficiar a população com o reforço do abastecimento de água na Capital. Na ETA Gavião, será substituída uma válvula de retenção, o registro de recalque de uma bomba, entre outros reparos.

Pré-venda do show de Paul McCartney em Fortaleza começa dia 2 de abril

FP
Paul McCartney

O site oficial de Paul McCartney já divulgou as datas da venda dos ingressos para o show da turnê 'Out There' na Arena Castelão, em Fortaleza, no dia 9 de maio.

A venda vai ser dividida em três partes: pré-venda (no site oficial de Paul McCartney), a venda pela internet e a venda nos estabelecimentos.

Datas:

+ pré-venda (ingressos limitados): dia 2 de abril a partir das 10h.
+ venda pela internet: a partir do dia 6 de abril às 00h01.
+ venda nos estabelecimentos: a partir do dia 6 de abril às 10h.

Sérgio Alves é o novo técnico do Ferroviário

Ferroviário fechou com o Ferroviário na noite desta segunda-feira  (Foto: Ferroviário/Divulgação)
Ferroviário fechou com o Ferroviário na noite desta segunda-feira (Foto: Ferroviário/Divulgação)

O Ferroviário agiu rápido para anunciar o substituto do técnico Gilson Maciel. E o escolhido foi um velho conhecido do futebol cearense: Sérgio Alves. O acerto ocorreu na noite desta segunda-feira (25) e foi confirmado no site oficial do clube.

terça-feira, 26 de março de 2013

CDL de Russas adere à ação socioambiental

Lojistas debatem ideia de colaborar com associação de catadores de resíduos e apoiar preservação ambiental

Em reunião na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas do município, a proposta de trabalho foi avaliada com diferentes representantes da sociedade

Russas A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Russas (CDL) formalizou parceria com a Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte para contribuir com o projeto piloto de coleta seletiva neste município, que já vem sendo discutido desde 2011. O intuito é sensibilizar os lojistas locais para contribuírem com o trabalho da Associação de Catadores da Comunidade Alto São João. Para o presidente da CDL, Francisco Martins Dantas, a parceria faz parte da responsabilidade social que a entidade realiza.

Desenhos de possível sítio arqueológico estão sumindo



Denúncia é de que pessoas estariam depredando as áreas, que ficam em Alto Santo e Jaguaribara

Matusalém Maia mostra as marcas da degradação nas rochas de Jaguaribara fotos: divulgação
O Iphan vai enviar uma equipe, na próxima semana, para analisar as gravuras rupestres. Região poderá ganhar proteção d o governo federal

Limoeiro do Norte Vereador do município de Jaguaribara, a 219 km da capital, denuncia depredação de possíveis sítios arqueológicos em comunidades de Alto Santo e Jaguaribara. A exploração da área estaria acontecendo há vários anos, porém, desde o ano passado, as extrações estão ocorrendo com maior frequência. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou que as áreas não são do conhecimento do instituto e que será feita uma vistoria no local.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Pesquisa mostra Dilma com 58%, Marina com 16%, Aécio com 10% e Campos com 6%


http://www.revistaferroviaria.com.br/imagens/clientes/2/18231.jpg 
A presidente Dilma Rousseff (PT) está na liderança da mais recente pesquisa Datafolha de intenções de voto para a Presidência da República. Se a eleição fosse hoje, a petista teria 58%, seguida pela ex-senadora Marina Silva, que tenta fundar sua própria sigla, a Rede, com 16%.

Cearenses são homenageados hoje


D. Yolanda Queiroz, Ivens Dias Branco, Adísia Sá e Chico Anysio (in memoriam) receberão honraria

A Medalha da Abolição, maior comenda do Estado, será outorgada à presidente do Grupo Edson Queiroz, D. Yolanda Queiroz, pelo governador Cid Gomes. A homenagem acontecerá às 19 horas de hoje, em cerimônia no Palácio da Abolição.

Yolanda Queiroz é presidente do Grupo Edson Queiroz e vice- presidente da Fundação Edson Queiroz

A outorga da medalha neste dia 25 marca o aniversário de 129 anos da libertação dos escravos no Ceará. Neste ano, além de D. Yolanda Queiroz, serão também homenageados pelo governo do Estado o empresário Ivens Dias Branco, a jornalista Adísia Sá e o humorista Chico Anysio (in memoriam). A concessão da honraria aos quatro cearenses segue os preceitos do decreto nº 16.477, de 6 de abril de 1984.

Yolanda Queiroz

Natural de Fortaleza, Ceará, D. Yolanda Vidal Queiroz é filha de Maria Pontes Vidal e Luis Vidal. Casou aos 16 anos com Edson Queiroz, com quem teve seis filhos: Airton, Myra, Edson Queiroz Filho, Renata, Lenise e Paula, que já lhe deram 15 netos e 21 bisnetos.

Companheira do industrial ao longo de 37 anos, D. Yolanda participou de todas as etapas de fundação e crescimento do Grupo Edson Queiroz.

Papa convida jovens à jornada mundial no Rio

Na missa que abriu ontem as celebrações da Semana Santa, a homilia, lida em italiano, durou 13 minutos
Cidade do Vaticano. Alegria, cruz, jovens. Essas três palavras foram o destaque da homilia do papa Francisco na missa de Domingo de Ramos ou da Paixão do Senhor, que abriu as celebrações da Semana Santa, ontem, na Praça de São Pedro.

Francisco, na celebração do Domingo de Ramos, convidou os jovens a participar da Jornada Mundial que acontecerá no Rio em julho e pediu que eles se preparassem para que o encontro "seja um sinal de fé para o mundo inteiro" FOTO: REUTERS


Ao se dirigir aos jovens, que participavam da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em nível diocesano, em Roma, o papa os convidou a participar com ele da JMJ do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Cordeiro nasce com três olhos, quatro orelhas e oito patas no Cazaquistão

AFP
Acima, agricultor mostra terceiro olho de cordeiro mutante. Abaixo, agricultor com o corpo de cordeirto mutante, que não sobreviveu


Um cordeiro com três olhos, quatro orelhas e oito patas nasceu há quatro dias em uma fazenda no Cazaquistão, mas não sobreviveu.
Segundo o agricultor Kuandyk Bekitayev, que tem uma fazenda em Pavlodar, a mancha na testa do cordeiro é o terceiro olho do animal. As fotos foram feitas no último sábado.
O agricultor acredita que a mutação tenha sido uma conseqüência das condições desfavoráveis da região onde os cordeiros são criados.
Redação O POVO Online com informações da AFP

Papa Francisco conversa com Dilma nesta quarta-feira

AGÊNCIA BRASIL
Dilma cumprimentou nesta terça-feira, 19, o papa e conversou alguns minutos com ele na fila de cumprimentos


A presidente Dilma Rousseff se reúne nesta quarta-feira, 20, às 11h (7h de Brasília), com o papa Francisco, no Vaticano. Dilma cumprimentou nesta terça-feira, 19, o papa e conversou alguns minutos com ele na fila de cumprimentos, após a cerimônia que marcou o começo do pontificado. Antes do encontro, a presidenta disse que sua intenção era falar sobre o combate à pobreza e à fome.

Discurso já afinado


Leandro Campos chega ao clube ressaltando a importância de trabalhar ao lado de Dimas Filgueiras

O novo comandante alvinegro, o treinador Leandro Campos, foi apresentado para a torcida ontem à tarde, em Porangabuçu. Ao lado do auxiliar-técnico, Dimas Filgueiras, o treinador foi bastante aplaudido. Sem mais delongas, ele já comandou um descontraído treino técnico-tático nesta terça-feira.

Técnico tratou de desfazer boatos de que não gostaria de trabalhar com Dimas FOTO: TUNO VIEIRA

Já na sala de imprensa, Leandro Campos falou logo de cara do prazer em trabalhar ao lado do "Soldado Alvinegro", Dimas Filgueiras, pondo fim às especulações de que não teria gostado da ideia de dividir espaço dentro do clube com ele. "Quero deixar bem claro que é um prazer trabalhar com Dimas Filgueiras. O problema que acontece em alguns clubes é que não se valoriza o ídolo. Aquele que dá seu suor para um clube de futebol. E o Dimas fez isso durante muitos anos. Então, digo e repito que não houve, da minha parte, nenhum empecilho em trabalhar com ele", destacou.

Num certo momento, Leandro Campos foi indagado se existia uma preocupação de que, se não vencesse as partidas, a torcida logo pediria sua cabeça para a entrada imediata de Dimas. Taxativo, o novo técnico disse: "se tivesse essa preocupação, não teria nem vindo. O segredo para conquistar a confiança da torcida são as vitórias, e para conquistá-las iremos trabalhar em conjunto. Eu e o Dimas", disse.

Defesa preocupante

Leandro Campos revelou que conhece o elenco do Ceará desde a temporada de 2012, quando ainda estava no Joinville. E há uma deficiência no atual elenco que preocupa não só a comissão técnica, mas também a diretoria. Não à toa. Nos quatro jogos do Campeonato Cearense, o Vovô levou quatro gols. Já pelo Nordestão, o time alvinegro levou 12 gols em apenas oito duelos. "O grupo é bom e de qualidade. O ataque é forte, o setor de criação é destaque, mas a parte defensiva nos preocupa. Não que os nossos zagueiros não estejam desempenhando um bom papel. No entanto, para esse setor, é preciso contratar para reforçá-lo e já estamos, juntamente com atual gestão, trabalhando para trazer reforços", disse.

Mesa Diretora estuda recorrer da decisão

Ministra do TSE negou recurso da Assembleia para realizar plebiscito sobre criação de novos municípios no Ceará

O vice-presidente da Mesa Diretora, Tin Gomes, informou que a Casa ainda vai decidir se recorrerá da decisão da ministra do TSE FOTO: JOSÉ LEOMAR

Deputados estaduais cearenses criticaram a decisão monocrática da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Nancy Andrighi, que negou seguimento dado ao recurso especial interposto pela Casa que queria realizar plebiscito para criação de novos municípios no Ceará. A Mesa Diretora deve decidir se recorrerá da sentença, informou o vice-presidente, Tin Gomes (PHS).

102 municípios registram chuvas no Dia de São José

Funceme explica que ocorrência deriva de um sistema sem longa duração, portanto, não é previsto mais chuva
Russas A tão esperada chuva ontem, no Dia de São José, chegou em 102 municípios cearenses. Apesar de a crença popular acreditar que é sinal de um bom inverno, a Funceme explica que as precipitações dos últimos dias são em decorrência de um sistema que está se afastando do continente. Porém, se chuva dos últimos quatro dias não resolve o problema da seca, ameniza o sofrimento da população diante da falta d´água.
Em muitas cidades do Interior, como em Crateús, a população precisou utilizar o guarda-chuva para sair à rua. A precipitação, se não resolve o problema da seca, ao menos minimiza os efeitos da estiagem FOTO: SILVANIA CLAUDINO

A explicação para as precipitações é a posição do Sistema Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que está se deslocando de volta para o Oceano Atlântico. Segundo explica o meteorologista Leandro Valente, esse sistema é de baixa previsibilidade. Se forma no Oceano Atlântico, se intensifica e se desloca para determinada região causando algumas precipitações ou não, dependendo do seu posicionamento, e voltando a perder força posteriormente. Segundo o meteorologista, esse sistema não tem um período de duração muito longo, assim como é a Zona de Convergência Intertropical, que dura de fevereiro a março.

terça-feira, 19 de março de 2013

Dominguinhos apresenta sinais 'discretos' de recuperação, diz boletim médico


O músico Dominguinhos está "minimamente consciente" e apresenta sinais "discretos" de recuperação, segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (18) pelo Hospital Síro Líbanês, de São Paulo.
Cantor está internado em São Paulo desde janeiro (Foto: Divulgação)
O último boletim veiculado antes desse era de 14 de janeiro. Desde então, o hospital parou de informar sobre o estado de saúde do paciente.
Na semana passada, o filho de Dominguinhos, Mauro Moraes, afirmou que ele se encontrava em coma irreversível, e que tinha obtido essa informação com a equipe médica que tratava seu pai.
Rapidamente, sua outra filha, Liv Moraes, se apressou em dizer que discordava do que tinha dito Mauro.
"Eu não sei o que significa coma irreversível. Meu pai tem respostas, mexe a mão, abre os olhos, embora às vezes fique olhando para o nada. O estado dele é muito grave. Os médicos deram uma porcentagem muito pequena de volta, mas estão tentando."
Dominguinhos foi internado em 17 de dezembro, com um quadro de infecção respiratória e arritmia cardíaca. Ele foi submetido a uma traqueostomia e vinha passando por sessões de hemodiálise.

90% dos abandonos são motivados por drogas


Bebês

Na Meac, em 2012, 43 crianças foram abandonadas, aumento de seis vezes em relação ao ano anterior

Os casos de abandono de bebês nas maternidades de Fortaleza vão além da vontade das mães. Pelo menos é o que mostra o levantamento da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), onde, de 2011 para 2012, o número de solicitações de acolhimento de recém-nascidos aumentou seis vezes. Destes pedidos, 90% foram motivados pela dependência química das genitoras.

Fora a dependência química, os pedidos de acolhimento de recém-nascidos também têm como origem mães com menos de 14 anos Foto: Kid Júnior

"Temos 43 casos de crianças encaminhadas para os conselhos tutelares, de fevereiro de 2012 a fevereiro de 2013. A maioria por motivos de dependência das mães. Dentro destes, sete são de abandono, também motivados pelo vício, em média 90%", informou a assistente social da Meac, Edilene Ribeiro.

Em 2011, era sete a quantidade de solicitações desta natureza. Edilene explica que, naquela época, o motivo maior também eram as drogas. Fora a dependência química, a assistente social aponta como origem dos pedidos de acolhimento as adolescentes que são mães antes dos 14 anos, casos de óbito materno e a negligência.

"Não podemos desvincular a questão do abandono destas crianças da situação social que a mulher vivencia. Muitas vezes, ela abandona não porque quer. Percebemos, desde 2010, um número muito grande de mulheres usuárias de drogas, identificação feita pela abordagem do serviço social nas enfermarias", explica a assistente social.

Decisão impede criação de municípios no Ceará

Depois de o TRE ter dito ser impossível emancipar distritos sem a Lei Complementar Federal, agora foi o TSE

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nancy Andrighi, em decisão monocrática, negou seguimento ao recurso especial interposto pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará contra o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que indeferiu o pedido de realização de plebiscito para a criação de municípios. A sentença foi publicada ontem no Diário Oficial Eletrônico do TSE.

Fac-símile do dia 22 de março de 2012, quando o TRE rejeitou os pedidos da Assembleia para realizar plebiscito sobre a criação de 30 novos municípios

Na parte final da sua decisão, a ministra Nancy diz que acatar o recurso da Assembleia Legislativa cearense "não trará nenhum resultado prático para a recorrente, carecendo de utilidade concreta eventual acolhimento do pedido". O recurso examinado no TSE foi contra a segunda negativa feita pelo Tribunal Regional Eleitoral de realização dos plebiscitos para a criação de 30 novos municípios no Estado do Ceará.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Processo de beatificação é aberto

Membros da Comissão de Beatificação fizeram juramento para cumprir exigências e conservar segredos de Benigna
Foi aberto oficialmente o processo de beatificação da mártir Benigna Cardoso da Silva, que foi brutalmente assassinada aos 13 anos de idade, no município de Santana do Cariri, em 1941.

A cerimônia, que aconteceu no último sábado e foi comandada pelo bispo diocesano dom Fernando Panico, contou com a presença de autoridades e membros da Comissão de Beatificação, entre eles; o postulador da causa, monsenhor Vitaliano Mattioli; o juiz delegado, monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo; o promotor de Justiça, padre José Vicente Pinto de Alencar da Silva; e a notária atuária, Terezinha Fernandes Costa. Todos fizeram um juramento e devem cumprir todas as exigências do processo, além de conservar os segredos relativos à vida da menina.

Baile é do Vovô


Ceará marca seus primeiros gols no novo Castelão e vence o 1º Clássico-Rei após a reabertura do estádio

Alvinegros comemoram a vitória que deve elevar o moral da equipe Foto: Tuno Vieira

Uma vitória ao estilo do Soldado Dimas Filgueiras. No primeiro Clássico-Rei na Arena Castelão, o Ceará derrotou o Fortaleza por 2 a 0, ontem à tarde, pela quarta rodada da segunda fase do Campeonato Cearense.

O Vovô se reabilitou na competição, pois vinha de duas derrotas e apenas uma vitória. Para completar, quebrou a invencibilidade do maior rival, que vinha com 100% de aproveitamento.

sábado, 16 de março de 2013

'Ele está se recuperando bem', diz mulher de Dominguinhos

Glauco Araújo Do G1 São Paulo
Foto da mão de Dominguinhos com a pulseira do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. ele segura a mão da mulher Guadalupe (Foto: Glauco Araújo/G1)
Foto da mão de Dominguinhos com a
pulseira do Hospital Sírio Libanês, em São
Paulo. ele segura a mão da mulher
Guadalupe (Foto: Glauco Araújo/G1)
 

A mulher do músico José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, de 72 anos, disse nesta sexta-feira (15) que o marido está “se recuperando muito bem”. Ele está internado desde o início do ano no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar uma infecção respiratória e arritmia cardíaca.
“Dominguinhos está reagindo bem, ele acabou de se recuperar de uma infecção no pulmão, ele abre os olhos e reage aos nossos estímulos, chora, se emociona e aperta a minha mão”, disse Guadalupe Mendonça na entrada do hospital. “Nenhum médico disse que o estado de saúde do Dominguinhos é irreversível. Pelo contrário, ele está se recuperando muito bem. Já há uma projeção de alta da UTI, mas os médicos não me disseram data.”
Dominguinhos tem diabetes e luta contra um câncer de pulmão. Ele foi internado em 17 de dezembro no Hospital Santa Joana, no Recife, e acabou transferido para a unidade de saúde paulistana no dia 13 de janeiro. “Ele tirou o marcapasso provisório, que veio do Recife para cá, o pulmão dele está ok, o rim dele também está normal. Ele teve oito paradas cardíacas, ficou 23 minutos fora do ar e o coração dele agora está ótimo, não tem nenhuma arritmia”, contou.
 

sexta-feira, 15 de março de 2013

Como emancipalista José Airton está trabalhando para votação do PL 416/2008 para a criação de novos Municípios

http://www.joseairton.org.br/images/conteudo/%7B6B598406-F7BB-448A-8E08-466CE5F72B01%7D_ze.jpg 
O deputado federal José Airton esteve em reunião, nessa semana (12/03), com o Colégio de Líderes, e ficou aprovado que o Plenário da Câmara iria votar o PL 416/2008 que dispõe sobre o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, mas infelizmente, por falta de corum, não foi votado.

Coma de Dominguinhos é irreversível

Foto: Fundarpe
No dia 25 de fevereiro, médicos do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, deram uma difícil notícia para os familiares do sanfoneiro, cantor e compositor José Domingos Moraes, o Dominguinhos: comunicaram que o coma em que ele está há quase três meses é irreversível e ele não deve mais acordar.
Em tratamento contra um câncer de pulmão há sete anos, Dominguinhos foi internado no dia 17 de dezembro com um quadro de pneumonia. No início da internação, sofreu oito paradas cardíacas, chegando a ficar quase cinco minutos com o coração sem bater.

Durou pouco tempo



Fraca campanha no Estadual se soma à eliminação na Copa do Nordeste e provoca a queda de Ricardinho

As duas derrotas em três jogos disputados na segunda fase do Campeonato Cearense foram a gota d´água. O técnico Ricardinho - que já era contestado após a eliminação para o ASA, em um Castelão lotado, na Copa do Nordeste - foi demitido ontem pela diretoria do Alvinegro.

Técnico Ricardinho teve aproveitamento de 43,58% Foto: Lucas de Menezes


Com o revés para o Icasa, por 2 a 0, na quarta-feira, no Romeirão, o treinador passou a noite em reunião com a diretoria do clube, momento em que foi decidida a saída de Ricardinho, que havia assumido a equipe em novembro de 2012, começando no dia 26 de dezembro.

Saem com ele, os auxiliares Rodrigo Pozzi e Anderson Silva e o preparador físico George Castilhos.

Para o Clássico-Rei deste domingo, 17, na Arena Castelão, o Ceará será comandado por Dimas Filgueiras, que, mais uma vez, assume interinamente.

Russas luta por perenização do Araibu

Russas Uma visita técnica de representantes da Secretaria de Recurso Hídricos do Estado (SRH) estuda a viabilidade de perenização do Riacho Araibu. A reunião foi organizada pelo diretor da Casa dos Amigos de Russas (Carus), João de Deus Costa Lima. Esteve presente o secretário executivo da SRH, Ramon Rodrigues, acompanhado do engenheiro Sousa Neto, os gestores dos municípios de Russas e Itaiçaba e membros da Carus.

Desde a década de 70, o riacho está seco. Quando há chuvas fortes, acumula água, mas de forma insignificante. Moradores esperam a sua revitalização

O Riacho possui 52km de extensão. Tem início no município de Russas, no Rio Jaguaribe, passando pelos municípios de Jaguaruna e Itaiçaba, onde encontra o Rio Palhano, que deságua novamente no Jaguaribe, por meio da barragem de Itaiçaba.

Hábitos saudáveis evitam doenças renais



No Dia Mundial do Rim, comemorado ontem, médicos alertaram para prevenção de males que podem atacar os órgãos

Para destacar os cuidados sobre a prevenção desse tipo de doença, o Serviço de Nefrologia do HGF realizou ação de orientações ontem FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

Cuidar da pressão arterial, combater a diabetes, beber bastante água e ter hábitos de vida e alimentação saudáveis. Evitar doenças sérias nos rins exige alguns cuidados diários e, para lembrar dessa importância, o Dia Mundial do Rim, comemorado ontem, teve como objetivo alertar a população sobre as questões relacionadas à Doença Renal Crônica (DRC). A enfermidade geralmente atinge a pessoa de maneira silenciosa, podendo desenvolver uma série de males cujas únicas soluções são transplante ou hemodiálise.

Pontífice promete fazer mudanças

Especialistas analisam que elas serão superficiais e não atingirão a moralidade canônica da Igreja

Em seu primeiro dia útil como papa Francisco, o argentino Jorge Mario Bergoglio mandou ontem diversas mensagens de que defende mudanças na Igreja Católica. Com gestos simbólicos, também fez questão de sinalizar tempos de austeridade para a criticada instituição.

Apesar de considerarem que o papa deverá ser mais popular e mais próximo dos fiéis, especialistas avaliam que ele não deverá fazer mudanças estruturais e dogmáticas durante o seu papado. Segundo pesquisadores ouvidos pelo Diário do Nordeste, temas polêmicos e tabus na Igreja católica, aborto, casamento gay, uso de preservativos e pílulas anticoncepcionais deverão permanecer inalterados no Vaticano.

Prioridades são muitas

Para Rodrigo Franklin de Sousa, PhD e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie, são muitas as prioridades internas e externas que vão demandar a atenção do novo papa.

"As externas dizem respeito a como a Igreja vai lidar com o mundo ao seu redor, a perda de fiéis e de credibilidade por causa de tantos escândalos recentes, e como achar uma voz que comunique com o mundo. Internamente, ele precisará renovar a administração do Vaticano, buscando maior transparência, ética e um melhor funcionamento da máquina burocrática", avalia o professor.

Para o especialista, é preciso antes de mais nada que o papa Francisco mostre maior iniciativa em lidar com esses problemas. "Embora Bento XVI tenha, por exemplo, expressado publicamente seus sentimentos com relação às vítimas da pedofilia, não foi percebido como alguém que tomou atitudes concretas e enérgicas. Francisco deverá, no mínimo, lidar de forma mais ativa e transparente com estas questões urgentes", disse.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Ão, ão, ão é seleção!


Novo ídolo no São Paulo, Osvaldo é convocado para os amistosos contra Itália e Rússia após corte de Lucas

"Toca no Osvaldo que é gol" virou tema de arquibancada no Morumbi nas últimas partidas do São Paulo. Agora, para Osvaldo Lourenço Filho, 25 anos, o sonho é que esse cântico seja entoado nos estádios da Copa do Mundo do ano que vem. É que, nesta quarta-feira, o atacante cearense - que brilhou tanto no Fortaleza como no Ceará - recebeu a notícia de que foi convocado por Luiz Felipe Scolari para os amistosos contra Itália (21/03) e Rússia (24/03), passando a ser o nono atleta nascido no Estado a vestir a "Amarelinha".

Osvaldo chega à Seleção após marcar 16 gols em 58 jogos pelo Tricolor Paulista FOTO: FOLHA PRESS


Osvaldo foi convocado para o lugar de Lucas, cortado após se lesionar em partida do PSG.

Na Argentina, para jogar, hoje, contra o Arsenal de Sarandi, pela Copa Libertadores, Osvaldo era só emoção após o anúncio. "Não dá para dizer o quanto estou feliz. Demorou um pouco para a ficha cair", descreveu, para o site oficial do clube.

O dia 13 de março de 2013 ficará marcado para sempre, conforme contou o irmão, Emerson Lourenço: "era um sonho dele desde criança. Estava dentro do carro quando soube. Minhas pernas começaram a tremer e comecei a chorar".

Do Estação à Seleção

Natural de Guaiuba, o atacante chega à Seleção após uma jornada que começou no Estação, do Antônio Bezerra, em 2004. Osvaldo seria descoberto pelo ex-ponteiro Hamilton Rocha, dois anos depois, e levado ao Fortaleza. Seu ápice no Tricolor ocorreu em 2008, quando livrou a equipe de rebaixamento em jogo histórico diante do Bragantino, marcando o gol da vitória.

Após passagem pelo Al Ahli, dos Emirados Árabes e pelo Braga-POR, o atacante aportou em Porangabuçu, em 2011. A boa passagem pelo Ceará no Brasileirão-2011 despertou a atenção do São Paulo.

Cirurgia tem recursos garantidos, diz Estado

O governo estadual, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), afirma já ter os recursos assegurados, no valor de R$ 500 mil, para o transplante da menina Ana Cecília Pontes, 4 anos, portadora de leucemia linfoblástica aguda. Porém, aguarda a liberação do médico da criança para que o transplante seja efetuado e o dinheiro, transferido. Pelo menos é o que afirmou titular da Pasta, Arruda Bastos.

Ana Cecília Pontes sofre de leucemia e precisa de um transplante alogênico (quando a medula é doada por outra pessoa), que não é realizado no Ceará

"Comunicamos à família desde a semana passada sobre esta questão, mas é importante que fique claro que não houve nenhum retardo no tratamento de Cecília por falta do recurso, pois este sempre esteve disponível", garantiu Arruda Bastos.

Calor aumenta consumo de água e energia no CE

Para fugir do tempo quente e abafado, a população aumenta o número de banhos e o uso de ventiladores
Com temperaturas de até 33º, os fortalezenses estão sofrendo com o calorão e um sol de rachar. Não há quem não reclame dessa sequidão, do corpo todo molhado de suor, da sede eterna, enfim, da rotineira fadiga e impaciência que toma conta. "Até o vento do ventilador é quente, pegando fogo. Fortaleza parece um forno fervendo", reclama a vendedora Maria de Lourdes Costa, 60. E, para tentar fugir, dá-lhe repetidos longos banhos e uso excessivo de refrigeradores e de demais aparelhos.

A temperatura tem chegado a 33° na cidade de Fortaleza. Além disso, o efeito dessa sensação de calor vai se amenizar com a proximidade do segundo semestre deste ano e os ventos aumentarem mais, alerta a Funceme FOTO: ALEX COSTA

Consequência disso é o grande aumento do consumo de água e energia elétrica na Capital e no Interior do Ceará, principalmente em ano de seca e de reservatórios com níveis baixos.

Um papa simples e conservador



http://imguol.com/2013/03/13/13mar13---papa-francisco-1-76-sorri-e-acena-para-multidao-na-sacada-da-basilica-de-sao-pedro-no-vaticano-o-cardeal-argentino-jorge-mario-bergoglio-foi-escolhido-o-novo-papa-apos-cinco-escrutinios-1363206295925_1920x1080.jpg
O primeiro pontífice jesuíta é conhecido pelos hábitos simples e por declarações contra o casamento gay
O nome do argentino Bergoglio surpreendeu, pois não estava na lista de mais cotados

São Paulo Francisco é como passa a ser chamado o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, arcebispo de Buenos Aires, escolhido ontem o novo papa. É o primeiro pontífice latino-americano da história. Também é a primeira vez que o cargo é entregue a um membro da Companhia de Jesus.
Ele obteve ao menos 77 votos dos 115 cardeais com direito a voto que participaram desde terça-feira do conclave, na Capela Sistina, no Vaticano. Filho de italianos e torcedor do San Lorenzo, Bergoglio foi eleito no segundo dia de conclave, após um total de cinco votações.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Biocombustível a partir da tilápia

Limoeiro do Norte Duas usinas de biocombustível serão implantadas nos municípios de Jaguaribara e Morada Nova, no Vale do Jaguaribe, ainda este mês, segundo garante um dos coordenadores do projeto, sob gestão do Dnocs, Joacir Moreira. Em Jaguaribara, o óleo será extraído das vísceras do peixe tilápia, que são descartadas no solo e causam graves impactos ambientais. Em Morada Nova, será produzido biodiesel e etanol, ambas serão instaladas no perímetro irrigado.

Criação de tilápia em cativeiro no Açude Castanhão. Segundo o Dnocs, as vísceras representam 10% do peso do peixe, e deverão ter um destino correto como matéria-prima para a usina a ser instalada ainda neste mês FOTO: RODRIGO CARVALHO

A usina em Jaguaribara já deverá estar em funcionamento ainda este mês, diante da necessidade para resolver os problemas ambientais gerados pelo descarte inadequado das vísceras do peixe. "O grande problema na região são as vísceras que são jogadas no solo e contaminam o lençol freático. Desta forma, a usina utilizará todo esse material descartado para produção do óleo", afirmou Moreira.

Dom João de Aviz é brasileiro em cargo mais alto no Vaticano

Dom João Braz de Aviz é considerado um dos candidatos do Brasil para comandar a Igreja Católica na sucessão de Bento XVI.

Desde 2011 prefeito de uma importante congregação no Vaticano, catarinense é cotado para suceder Bento XVI. Pessoas próximas o descrevem como aberto ao diálogo, amigo, determinado e possuidor de grande senso de justiça.

Dom João Braz de Aviz é considerado um dos candidatos do Brasil para comandar a Igreja Católica na sucessão de Bento XVI. Com 65 anos de idade, ele é o quarto brasileiro a ocupar o cargo de prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, desde 2011. Atualmente é o brasileiro que ocupa o cargo mais alto na estrutura de poder do Vaticano.

Transplante de Cecília: Decisão do TJ garante pagamento

Governo entrou na Justiça contra decisão que obrigava o repasse, mas o TJ negou o pedido e manteve sentença

Ana Cecília, de 4 anos, precisa de um transplante alogênico (quando a medula é doada por outra pessoa), procedimento que ainda não é feito no Ceará

Uma novela longa e dolorosa. Assim está a vida da pequena Ana Cecília Ponte, 4 anos, portadora de leucemia linfoblástica aguda. No último dia 4, a Justiça determinou que o Estado custeasse o transplante alogênico (quando a medula é doada por outra pessoa) em São Paulo, mas, na manhã de ontem, a gestão estadual entrou com ação contra a decisão. Ontem, entretanto, o enredo mudou novamente: o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) negou o pedido de suspensão e manteve a decisão da juíza Joriza Magalhães Pinheiro, 9ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, determinando todo o custeio dos procedimentos.

Conforme previsão de custos feita pela unidade da rede particular, Hospital Albert Einstein (SP), que realizaria o transplante, o orçamento da cirurgia é de R$ 500 mil.

BNB cobra dívidas de agricultores

590 produtores rurais do Pronaf estão com seus nomes expostos no edital do banco e ameaçados de Cadin

Se dependesse dos pronunciamentos dos deputados da Assembleia Legislativa, o problema da seca no Ceará já teria sido resolvido há muito tempo. O problema é que sequer os discursos deles são ouvidos pelos governantes. Ontem, por exemplo, saiu publicado um edital do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), cobrando dívidas atrasadas dos agricultores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Deputada Fernanda Pessoa defende mais construções de poços profundos e ampliação do sistema de distribuição de água com a população interiorana que está sofrendo com a falta do líquido para suas necessidades pessoais FOTO: JOSÉ LEOMAR


O BNB, ligado ao Governo Federal, está cobrando financiamentos feitos a 590 produtores rurais (veja edital ao lado) e ainda os ameaça de inscrever seus nomes no Cadastro Informativo de Créditos Não-Quitados do Setor Público Federal (Cadin), além da inscrição de cada um dos devedores na Dívida Ativa da União.

Deputados defendem redução da maioridade

Parlamentares afirmam que isso diminuiria o uso de menores como "laranjas" para a prática de crimes
A redução da maioridade penal no Brasil foi tema de debate entre deputados, ontem, na Assembleia Legislativa do Ceará. Enquanto alguns parlamentares defenderam a idade mínima de 16 anos para crimes praticados por adolescentes, outros criticaram a redução e afirmaram não ser esse o melhor caminho para diminuir a criminalidade.

O deputado Manoel Duca disse que os adolescentes são convocados pelos adultos a cometer crimes por conta das penas leves aplicadas a eles FOTO: JOSÉ LEOMAR

De acordo com o deputado Manoel Duca (PRB), as recentes ocorrências de assassinatos de adolescentes, assim como crimes cometidos pelos menores, que são muitas vezes utilizados como "laranjas" pelos bandidos, fez com que a população tenha clamado pela redução da maioridade de 18 para 16 anos de idade. Ele lembrou matéria do Diário do Nordeste do último dia 4 de março apontando crescimento no número de adolescentes assassinados no Estado.

Emissoras são alvos de sabotagem

Em menos de 48 horas, vândalos destruíram os transmissores de duas emissoras de rádio e de uma estação de TV

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) determinou, ontem, a abertura de inquérito policial para investigar uma sequência de atentados ocorridos na cidade de Quixadá, no Sertão Central (158Km de Fortaleza), contra emissoras de rádio local. Entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, bandidos destruíram os transmissores de duas rádios e de uma TV. Em um dos episódios, há suspeita do uso de artefatos, como dinamite.

A sequência de atentados contra os transmissores das emissoras de rádio e TV teve início no fim de semana e continuou na madrugada de segunda-feira. Equipamentos acabaram sendo destruídos pela ação violenta dos vândalos fotos: divulgação


Na manhã de hoje, o secretário da Segurança, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, estará em Quixadá na companhia dos coordenadores de Inteligência e de Operações Policiais do órgão, major Henrique Bezerra e delegado Andrade Júnior, respectivamente; e do diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Jocel Dantas, além de representantes da Polícia Militar. O objetivo é dar celeridade às investigações para esclarecer os casos e identificar os autores das depredações.

terça-feira, 12 de março de 2013

TRE homenageia procurador Márcio Torres em sua despedida



O Tribunal Regional Eleitoral homenageou o procurador Márcio Andrade Torres, que participou nesta segunda-feira, 11/3, da sua última sessão como procurador regional eleitoral na Corte do TRE. Márcio Torres recebeu das mãos do desembargador Ademar Mendes Bezerra e da desembargadora Iracema do Vale, presidente e vice-presidente do TRE, uma placa pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral.
Ao se despedir da Corte do TRE, o procurador Márcio Torres deixou de lado o discurso que havia preparado e preferiu “registrar alguns sentimentos vividos, manifestando a profunda gratidão pela maneira como foi recebido no TRE”. Ele destacou ainda a “relação de confiança e o desejo constante de contribuir com a Justiça Eleitoral”, citando a “aproximação com todos os promotores eleitorais” e agradecendo de maneira especial a Emmanuel Girão e Raimundo Nogueira Filho.

Joaquim Barbosa pode ser vice de Aécio


Por: Redação Web
O ministro do STF Joaquim Barbosa e o senador de minas gerais e pré-candidato a presidência em 2014 Aécio Neves (PSDB) têm sido vistos juntos, conversando, em um bar em Brasília, normalmente frequentado por políticos.
O colunista Claudio Humberto, do blog Política e Poder, afirmou que “não seria de se estranhar se o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) subisse ao palanque contra a presidente Dilma Rousseff pela presidência de 2014 ao lado de Joaquim Barbosa, presidente do STF”.

Biblioteca Circulante leva livros a pacientes



Levar leitura e diversão aos que precisam. Com esse objetivo, a Biblioteca Circulante de Fortaleza, organização beneficente sem fins lucrativos, há quase 43 anos, tem feito diferença pelos corredores do Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.


Além de obras literárias, Luiz Cruz leva shows de diversos cantores para os pacientes do IJF. Fagner foi um dos que já se apresentaram por lá

Luiz Cruz é o responsável pelo projeto. Aposentado, resolveu usar seu tempo livre para ser útil e incentivar novos leitores. Atualmente, a mais fiel companhia de Cruz é sua mochila, sempre repleta dos mais variados livros. "Tem de poesia, de aventura, de fantasia, infantil, livro que faz rir e livro que faz chorar. Tem de tudo. É um universo vasto", conta. Todos os dias, ele vai ao hospital levando não só os livros, mas brinquedos, roupas e, sempre que pode, alimentos.

Luis Fernando Verissimo se recupera após nova internação

Verissimo foi internado com dores no peito no último sábado

O escritor Luis Fernando Verissimo, 76 anos, foi internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, na madrugada de sábado, 9, com dores no peito. Os primeiros exames revelaram recuperação satisfatória da função cardíaca. A previsão é de que esteja em condições de receber alta hospitalar em poucos dias. Neste momento, ele recebe apenas visitas dos parentes.

Em novembro do ano passado, o escritor ficou internado 24 dias devido a uma infecção generalizada, febre, dores musculares e fadiga. Exames identificaram a presença do vírus da influenza sazonal ou gripe comum.

Filho do escritor Érico Verissimo, Luis Fernando nasceu em Porto Alegre e é conhecido pelas crônicas e textos de humor publicados em diversos jornais do país. É também cartunista e tradutor, roteirista de televisão, autor de teatro e músico.

Agência Brasil