terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Cantor Wando está internado em estado grave após cirurgia cardíaca


Sucesso do cantor Wando começou em 1973
O cantor Wando, de 66 anos, está internado em estado gravíssimo, segundo a assessoria do hospital, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Biocor, em Belo Horizonte.

De acordo com o hospital, o cantor foi internado na sexta-feira, 27, com graves problemas cardíacos e passou por cirurgia. O boletim médico divulgado nesta segunda-feira, 30, afirma que ele foi submetido à angioplastia coronária, em caráter de urgência, para desobstrução das artérias do coração.

Segundo o site G1, Wando está sob efeito de sedativos e respira com a ajuda de aparelhos.

Carreira

A vida artística de Wando começou em 1969, o sucesso veio apenas em 1973. O maior sucesso do cantor é a música Fogo E Paixão, lançada na década de 1980.

Estado de Chico Anysio é considerado grave

O humorista Francisco Anysio Paula Filho, de 80 anos, permanece internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro.
Segundo o médico Luiz Alfredo Lamy o estado clínico de Chico Anysio é considerado grave, apesar de os exames terem mostrado estabilidade na função renal. O humorista permanece sedado respira com ajuda de aparelhos.
O ator está internado desde 22 de dezembro, quando foi diagnosticado com pneumonia. Não há previsão de alta.
Agência Estado

STJ poderá julgar conselheiro do CE

Teodorico Menezes pode voltar ao TCE a qualquer momento. Ele pediu para se afastar, não foi afastado para ser processado na Corte
A corregedoria do TCE não fez sua parte, mas o MP pode pedir ao Superior Tribunal que afaste Teodorico
O relatório da investigação de desvio de recursos do Estado para a construção de banheiros em municípios cearenses, elaborado por integrantes do Ministério Público estadual, lotados na Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública (Procap), deve ser entregue ao Procurador Geral de Justiça, Ricardo Machado, até o fim da semana.

Novo diretor interino do Dnocs toma posse nesta terça-feira (31)

Ramon Rodrigues, toma posse nesta terça-feira
O novo diretor-geral interino do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Ramon Rodrigues, toma posse nesta terça-feira (31). Ramon, que é cearense, substitui Elias Fernandes, demitido na quinta-feira após notícias de que em sua administração foram desviados cerca de R$ 312 milhões. O escândalo foi revelado por auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU).

Tombamento da Festa de Santo Antônio tem relatório concluído

Tradicional no calendário religioso e cultural do Ceará, a festa será patrimônio
A tradicional festa do pau da bandeira, em Barbalha, define denominação para destacar nome do santo
Barbalha. Foi encaminhado ontem, pela Secretaria de Cultura deste Município, relatório para o tombamento da Festa de Santo Antônio como patrimônio imaterial, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A festa é uma das mais tradicionais manifestações religiosas do Estado do Ceará. O relatório enviado para a Superintendência do Iphan estadual é formado também por assinaturas da população.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Missa na Praça do Romeiro abre Festa das Candeias

Multidão de fiéis prestigia abertura da romaria que encerra ciclo em Juazeiro
Multidão de fiéis prestigia abertura da romaria que encerra ciclo em Juazeiro - Foto Elizângela Santos 

Principalmente de Alagoas e Pernambuco, romeiros chegam à terra considerada sagrada para mais uma devoção
Juazeiro do Norte Uma missa na Praça do Romeiro abriu oficialmente, na noite de ontem, a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, a terceira maior do ano, no Município. A festa romeira fecha o ciclo das grandes romarias, iniciado em setembro do ano passado, com a Romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro. Milhares de devotos começaram a chegar na cidade desde manhã de ontem, principalmente vindos dos Estados de Alagoas e Pernambuco. Às 20 horas de hoje, será assinada em Juazeiro, a ordem de serviço para início das obras da infraestrutura do Roteiro da Fé.

Raimundo Macedo é acusado de organizar fraude ao BEC em 1996

Com o título "Tarda e falha" a coluna de Felipe Patury trás a foto do deputado Raimundo Macedo, que atende por Raimundão, eleito pelo PMDB cearense, ao lado do texto: ele é acusado de organizar uma fraude ao Banco do Estado do Ceará (BEC) em 1996. Raimundão teria feito lobby para que a instituição liberasse financiamentos federais para pessoas que desviaram o dinheiro da finalidade e nunca pagaram suas dívidas. Só 16 anos depois que o crime foi cometido, o processo começou a tramitar no Supremo Tribunal Federal (STF).
Por: Kyara Aires

LICITAÇÕES: Começa prazo para Prefeituras fazer registro

Para o presidente do TCM, Manoel Veras, essa talvez seja a peça de avanço mais importante na fiscalização do TCM
Os municípios do Estado do Ceará a partir da próxima quarta-feira, primeiro de fevereiro, serão obrigados a cadastrar, no portal de licitações do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) todos os editais de licitação que lançarem. Para o presidente do TCM, Manoel Veras, essa talvez seja a peça de avanço mais importante na fiscalização do TCM porque os maiores problemas nas administrações municipais se iniciam com procedimentos licitatórios irregulares.

Festmar faz homenagens a apoiadores da cultura


Chico Isidório, um dos organizadores do Festmar, entregou a homenagem ao correspondente Melquíades Júnior durante o encerramento
FOTO: DIVULGAÇÃO
Chico Isidório, um dos organizadores do Festmar, entregou a homenagem ao correspondente Melquíades Júnior durante o encerramento


Aracati Com risos, cores, imaginação e poesia no meio da rua, teve encerramento no último fim de semana neste Município o Festmar de Verão, a etapa seletiva do Festival Nacional de Teatro de Rua. O Diário do nordeste, com seu Caderno Regional, e o correspondente do jornal no Vale do Jaguaribe, Melquíades Júnior, foram homenageados com troféus pela contribuição e fomento à cultura popular no Interior. Dentre os homenageados também estava o secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia. Grupos teatrais de cinco Estados participaram do evento e agradaram especialmente o público infantil.

Dia em que Sol foi vaiado completa 70 anos

Cena icônica do "Ceará Moleque", o dia em que os transeuntes da Praça do Ferreira vaiaram o sol faz hoje 70 anos
O sol venceu. Saltou sobre as espessas nuvens de chuva que embelezavam aquela manhã de sexta-feira, cinza e lenta, em 30 de janeiro de 1942, e fuzilou seus raios sobre a superfície encharcada de Fortaleza. Em desvantagem, os soldados da Praça do Ferreira, quartel general das mais afiadas mentes da época, reagiram tão logo a ameaça do primeiro raio. De pronto, entoaram uma vaia tão alucinante que foi parar nas páginas do jornal do dia e nos autos de nossa historiografia.

O "ieiii" polifônico, em massa, que deve ter-se ouvido na ocasião, se não tangeu novamente o astro-rei para detrás das nuvens, entrou para a história de Fortaleza como símbolo de um traço peculiar da cultura cearense: a molecagem.

Nas palavras do Bandido da Luz Vermelha, em filme do cineasta Rogério Sganzerla, "Quando a gente não pode fazer nada, a gente avacalha". O sentido era outro, mas se aplica exatamente à ocasião. "O Ceará Moleque, que na época era muito criticado pela elite, me pareceu uma forma de resistência de diversas pessoas àqueles processos todos de mudanças que ocorriam na Cidade", contextualiza o historiador e professor da Universidade Federal do Ceará, Sebastião Ponte, autor do livro Fortaleza Bella Époque (1860 - 1930). Na quarta edição do livro, ele inclui a cena da vaia ao sol como um reflexo um comportamento debochado aflorado, que na época foi tarjado de Ceará Moleque.

Desorganização: Na rede pública, aulas de 2011 vão até abril de 2012

 No Colégio Adauto Bezerra, um dos melhores do Estado, alunos se queixam
Com as greves de professores no ano passado, a matrícula pode acontecer apenas no mês de maio
Enquanto crianças e adolescentes de escolas particulares já retornaram das férias, grande parte das escolas da rede pública ainda cumpre o ano letivo de 2011. Mas, além dos transtornos para pais e alunos, a desorganização do calendário escolar nas unidades do Estado e do Município contribui para um dos problemas mais grave no ensino do País: a evasão escolar.

17 paredões de som são apreendidos

Duas equipes da Semam ficaram na Praia de Iracema, retirando nove aparelhos do local
Equipes da Semam e PM fiscalizaram os desfiles dos blocos, mas as ações ficaram concentradas na Praia de Iracema
Diferentemente dos dois primeiros fins de semana do Pré-Carnaval de Fortaleza, quando a falta de efetivo da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) impediu uma maior fiscalização e apreensão de paredões de som, no último sábado (28), foram pegos 17 desses aparelhos, enquanto no último dia 21, foram cinco.

domingo, 29 de janeiro de 2012

GUIMARÃES: Este ano é do PT!

Encontro do PT contou com a participação de várias lideranças do partido!

Para quem ainda duvidava das pretensões do Partido dos Trabalhadores em Russas, com vistas às eleições municipais de 2012, se realmente disputaria o próximo pleito com candidatura própria para prefeito, agora tem uma certeza, pois as principais lideranças e esferas do PT estiveram em Russas e confirmaram que neste ano, não somente em Russas, mas sim, em várias cidades da região do Vale do Jaguaribe.

sábado, 28 de janeiro de 2012

PT realiza encontro ampliado neste sábado em Russas!


Guimarães, Pimentel e José Airton estarão em Russas no encontro ampliado do PT
O diretório do Partido dos Trabalhadores em Russas realiza neste sábado(28) o seu encontro ampliado
para apresentação das "Bases Para o Plano de Governo Para o Município de Russas" ao conjunto dos cidadãos russanos e partidos da base aliada.
Com base nesse documento, serão realizadas, no primeiro semestre de 2012, as reuniões de elaboração do Plano de Governo que o PT irá apresentar à população de Russas nas eleições municipais neste ano.

O evento contará com as presenças do pré-candidato a prefeito de Russas pelo PT, arquiteto Odilo Almeida, do vice presidente estadual do PT, Joaquim Cartaxo, vice-presidente do PT nacional, José Nobre Guimarães, Deputado Federal José Airton Cirilo, senador José Pimentel e sendo aguardadas as presenças de deputados federais, estaduais, vereadores, prefeitos, importantes lideranças políticas, sociais e profissionais do Ceará e de Russas.
Serviço
Dia: 28.01.2012, sábado;
Hora: 9h;
Local: Auditório Lino Gonçalves, da UNECIM (Colégio das Irmãs), em Russas-CE.
Informações: 88 8806 9580 - 9973 0815 - 3404 3534

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Luiza, que voltou do Canadá, cobra R$ 15 mil para participar de eventos

Luiza, do Canadá, cobra alto cachê para eventos
Contar com a presença de Luiza Rabello, a estudante de 17 anos que estava no Canadá e virou celebridade na internet, pode custar R$ 15 mil. Este foi o valor recebido por ela participar de uma festa na quarta-feira (25). A informação é do jornal "O Globo".

O pai da menina, Gerardo Rabelo, garantiu ao jornal que a filha não posará nua, por dinheiro algum. "Somos equilibrados, não precisamos dessas coisas", disse.

Luiza ficou famosa na internet após um vídeo onde seu pai, apresenta um lançamento imobiliário. No comercial, ele conta que chamou toda a família para participar, "menos Luiza, que está no Canadá". A frase virou hit nas redes sociais na semana passada, e levou a família a antecipar o retorno de Luiza.

Tremores de terra em Sobral estão mais frequentes

Resultantes de uma falha geológica em Meruoca, os tremores têm se tornado mais comuns desde 2008

Sobral. A atividade sísmica nesta cidade vem registrando abalos com mais frequência desde 2008. Em quatro anos, a região tem sofrido pequenos tremores de terra, que já somam mais de quatro mil. Neste ano, o primeiro tremor foi registrado foi na madrugada da última quarta-feira, com 2.1 de magnitude. Os 2.1 graus na escala Richter não assustaram tanto os moradores do distrito de Jordão, onde o abalo foi mais sentido.

Ceará tem 336 famílias no cadastro e 79 crianças disponíveis

FOTO: RAFAEL CAVALCANTE, EM 24/5/2011
Marise e Nílbio Thé conseguiram, após um longo período de incertezas, a adoção de Guilherme, hoje com dois anos

Há mais pais dispostos a adotar que crianças disponíveis para integrar famílias no Ceará. O número de pessoas que desejam ter filhos adotivos e estão inscritas no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), no Estado, é de 336. Já o de meninos e meninas é apenas de 79. A média é de 4,1 pais para cada criança ou adolescente.

Tom Cavalcante pode processar Record por reprises de programa


Tom se desligou da Record em dezembro do ano passado
As reprises de quadros do programa “Show do Tom”, na Record, pode render processo à emissora. O humorista Tom Cavalcante, que se desligou do canal em dezembro do ano passado, enviou à Record uma notificação extrajudicial, pedindo o fim do repeteco.
De acordo com a coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo, no mesmo horário da antiga atração, um programa batizado de "Show de Humor" está sendo exibido às segundas-feiras. O programa é uma coletânea de quadros antigos de Tom na emissora.
Ainda segundo a coluna, o “Show de Humor” tem muitos patrocinadores envolvidos, e segue alcançando boa audiência, com média na casa dos nove pontos. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande São Paulo.
O humorista pode levar o caso mais adiante, caso a Record mantenha as reprises no ar. Procurada por Outro Canal, a Record diz que estuda o caso junto ao seu departamento jurídico.
Redação O POVO Online

Detran faz apreensão de 2,5 mil mobiletes

Para dirigir uma mobilete, a pessoa deve ter habilitação ou autorização e usar capacete, além de ter o veículo emplacado e licença obrigatória
Boa parte da frota que é apreendida não é resgatada no órgão devido a dívidas de licenciamento e multas

O total de 2.500 mobiletes foi apreendido em 2011, pelo Departamento Estadual de Trânsito no Ceará (Detran-CE). A assessoria de imprensa do órgão informou que, neste ano, essas apreensões já somam 437.

A falta de habilitação ou de autorização para conduzir esse tipo de veículo e a ausência de capacete pelo condutor e passageiro são as principais infrações que levaram à retirada das mobiletes dos seus proprietários.

Idosa com Alzheimer procura os parentes

A senhora, que aparenta ter cerca de 80 anos, está sempre cantando, sorrindo e conversando e repete os nomes Daiane, Davi e Denílson
KID JÚNIOR
A senhora, que aparenta ter cerca de 80 anos, está sempre cantando, sorrindo e conversando e repete os nomes Daiane, Davi e Denílson
Cabelos curtos e grisalhos. A pele sofrida contrasta com o sorriso corriqueiro em seu rosto. Os olhos cativantes e meigos são capazes de arrancar a simpatia e comoção até mesmo dos mais sérios. Com uma estatura que não ultrapassa os 1,65 cm, acaba se tornando grande ao embalar o ambiente com seu canto afinado. Este é o perfil de uma senhora, de cerca de 80 anos, que se perdeu de seus parentes, e, atualmente, engrossa a lista de pessoas perdidas na Capital.

Cid foi "correto", diz presidente do PT


THI ARCANJO
Dirigente petista aproveitou para destacar qualidades dos prefeituráveis petistas
Para o presidente da executiva municipal do PT, Raimundo Ângelo, as declarações do governador e presidente estadual do PSB, Cid Gomes, sobre manter a aliança com o PT e não querer candidatura própria em seu partido, mesmo que estabeleça critérios para apoiar um candidato petista, “é perfeitamente correta”. Segundo Ângelo, o interesse do governador expressa também o desejo do PT.

“As condições que ele (governador) coloca indicam alguém com condições políticas de governar a cidade. Isso é perfeitamente correto. Seria alguém com condições de unificar os partidos que compoem a base aliada”, compreende Ângelo. Durante entrevista exclusiva ao programa Studio News, na TV O POVO, na noite de terça-feira, Cid Gomes afirmou que manterá a aliança com o PT e que o PSB não terá candidatura própria, no que depender dele.

Cai diretor-geral do DNOCS. Ramon Rodrigues ocupa o cargo

Elias Fernandes, pediu demissão nesta quinta-feira
“O diretor-geral do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), Elias Fernandes, pediu demissão nesta quinta-feira (26) após relatório da CGU (Controladoria-Geral da União) apontar irregularidades em sua gestão. A decisão foi tomada após conversa entre Fernandes e o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), seu padrinho político.
Segundo a Folha apurou, a saída foi pedida pelo Planalto e acontece após Alves desafiar o Planalto a demitir o apadrinhado da legenda.
Hoje cedo, Fernando Bezerra (Integração Nacional) e a ministra Gleisi Hoffman (Casa Civil) conversaram com o vice-presidente Michel Temer (PMDB) e avaliaram que a situação de Fernandes estava insustentável.
Temer conversou com Alves, que encaminhou a demissão junto com Fernandes. Ficou acertado que o líder do PMDB indicará o substituto no Dnocs.

CE detém 52% dos bancos solidários

Em 2011, o Palmas atendeu cerca de dez mil famílias por meio de 5.300 operações, sendo 3.126 para beneficiários do Bolsa Família
Pioneiro no País com o Palmas, o Estado concentra mais da metade dos bancos comunitários brasileiros
O Ceará é um celeiro de bancos comunitários. No Estado, a primeira instituição deste tipo surgiu em 1998, o Banco Palmas, que é também o pioneiro no Brasil. Hoje, 52,23% dos bancos comunitários no País estão no Ceará. São 35 entre 67.
A concentração é grande. O segundo estado em emissão de moedas sociais é São Paulo, com apenas cinco instituições. Durante seis anos, o Palmas foi o único. Em 2004, surgiu o segundo, o Banco Paracuru.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Hanseníase deixa Crato em alerta

Em 2011, houve 52 casos da doença no Município, que agora realiza uma campanha contra a enfermidade
Crato Apenas no primeiro mês do ano, já foram diagnosticados, neste Município, quatro casos de hanseníase. O Município já recebeu a classificação de hiper endêmico. Para o Ministério da Saúde, a cidade é prioridade, devido ao alto índice da doença. As autoridades municipais de saúde estão preocupadas com a proliferação da doença. Em todo o Ceará, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, existem 2.149 casos de pessoas em tratamento da doença. Para tentar diminuir a transmissão e o número de casos, a Secretária de Saúde do Município Crato está realizando, até o próximo dia 27, a Semana Municipal de Combate a Hanseníase. O órgão espera notificar possíveis casos ainda ocultos.

Movimento contra a intolerância religiosa

A Praça Padre Cícero ficou coberta de branco com as mães e filhos de santos das religiões afros
A Praça Padre Cícero ficou coberta de branco com as mães e filhos de santos das religiões afros
Juazeiro do Norte Cerca de 300 terreiros de camdomblé e umbanda funcionam neste Município, onde predomina o catolicismo e as romarias de Padre Cícero. Como forma de dar melhor visibilidade às diversas manifestações de fé, cresce na cidade os atos contra a intolerância religiosa. A mais expressiva é a Caminhada de Combate à Intolerância Religiosa, que objetiva sensibilizar a população para a existências de outras formas de viver a fé. À frente do movimento está a organização não governamental Ilê Axé Omindandereci Mutalegi, que conta com a parceria de diversas instituições na promoção do ato público.

PM vai apoiar Semam contra poluição sonora


PM vai apoiar Semam contra poluição sonora
O reforço poderá ser visto no Pré-Carnaval, quando três equipes da PM devem prestar apoio aos fiscais da Prefeitura
Após reunião realizada na manhã de ontem, o comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PM-CE), coronel Werisleik Pontes, se prontificou a prestar mais apoio às equipes de fiscalização da poluição sonora da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam).

O secretário da Semam, Deodato Ramalho, informou que esse reforço já poderá ser visto neste fim de semana, nos desfiles de Pré-Carnaval, quando serão disponibilizadas três equipes da PM-CE para prestarem apoio aos fiscais. "A princípio, iremos deixar duas equipes na Praia de Iracema e outra volante pela cidade", explicou Ramalho.

Diretor-geral do Dnocs deixará cargo nos próximos dias

Acusado de favorecer o Estado dele com verbas federais e de desvio de R$ 312 milhões, o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), Elias Fernandes, deverá deixar o cargo até o início de fevereiro.
A decisão teria sido tomada pelo Palácio do Planalto depois que veio à tona uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU), concluído em dezembro de 2011, que identificou as irregularidades.

Garota de 17 anos desenvolve técnica para combater o câncer


Angela Zhang na cerimônia em que ganhou uma bolsa de 100 mil dólares, por ter desenvolvido nova técnica de combate ao cãncer, usando nanopartículas Imagem: Siemens

Os dias em que o diagnóstico de câncer era considerado uma sentença de morte estão ficando cada vez mais perto de serem encarados como um passado obscuro.
A nova técnica desenvolvida por uma estudante de 17 anos pode ser mais um passo nesse sentido. Angela Zhang, aluna da Monta Vista High School, nos Estados Unidos, acaba de ganhar uma bolsa no valor de US$ 100 mil e o primeiro lugar no Siemens Competition Math, Science & Technology, por ter projetado uma abordagem que combina o uso de nanopartículas compostas por ouro e óxido de ferro, combinadas a um medicamento à base da substância salinomicina.

Lula se encontra com Gianecchini

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o ator global Reynaldo Gianecchini no Hospital Sírio-Libanês
INSTITUTO LULA
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o ator global Reynaldo Gianecchini no Hospital Sírio-Libanês

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o ator global Reynaldo Gianecchini ontem no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde os dois fazem tratamento contra o câncer. Lula estava com sua mulher, Marisa Letícia. Os dois conversaram por cerca de 30 minutos


Novo filme sobre Padre Cícero inicia gravação em Juazeiro

Padre Antônio Bogaz (ao centro) é o diretor do Sangue no Sertão, que conta com a atuação de artistas profissionais, mas também da própria população de Juazeiro do Norte. O filme está programado para ser exibido em julho
Padre Antônio Bogaz (ao centro) é o diretor do Sangue no Sertão, que conta com a atuação de artistas profissionais, mas também da própria população de Juazeiro do Norte. O filme está programado para ser exibido em julho

O Padre Cícero Romão Batista já inspirou algumas produções artísticas. Agora, um padre católico é o diretor
Juazeiro do Norte O Padre Cícero nas telas de cinema. Dessa vez, um grupo paulista se encontra na cidade para as filmagens do longa-metragem "Sangue no Sertão". A equipe está há um ano trabalhando o roteiro, e agora, junto com personagens escolhidos na própria cidade, realizam a captação de imagens. O objetivo é lançar o filme, que terá cerca de 1h50 de duração, no dia 20 de julho deste ano, data do aniversário de morte do sacerdote. O filme é dirigido pelo cineasta, padre Antônio Sagrado Bogaz, com parceria da Inspetoria Salesiana.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Amor por escrito: Fla anuncia Love

O amor está no ar. E o casamento está reatado, de papel passado e com destaque no site oficial. Numa reunião entre o presidente do CSKA, Yevgeny Giner, o vice de finanças do Flamengo, Michel Levy, o advogado Diogo Souza e o empresário Evandro Ferreira, Vagner Love assinou sua rescisão com o clube russo e foi anunciado oficialmente pelo Flamengo, com contrato até dezembro de 2014. Além da proposta, o pedido do atacante foi determinante para o desfecho positivo da negociação nesta quarta-feira.

Cordel que deixou a Rede Globo indignada


Professor, poeta e cordelista. Amante da cultura popular, dos livros, da natureza, da poesia e das pessoas que vieram ao Planeta Azul para evoluir espiritualmente.
Graduado em Letras Vernáculas e pós graduado em Psicopedagogia e Literatura Brasileira.
Seu terceiro livro de poemas, Flores de Umburana, foi publicado em dezembro de 2006 pelo Selo Letras da Bahia.
Vários trabalhos em jornais, revistas e antologias, tendo publicado aproximadamente 100 folhetos de cordel abordando temas ligados à Educação, problemas sociais, futebol, humor e pesquisa, além de vários títulos ainda inéditos. Antonio Barreto também compõe músicas na temática regional: toadas, xotes e baiões.


BIG BROTHER BRASIL UM PROGRAMA IMBECIL.

Autor: Antonio Barreto,
Cordelista natural de Santa Bárbara-BA, residente em Salvador.

Curtir o Pedro Bial
E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental
E adora baixaria.

Há muito tempo não vejo
Um programa tão 'fuleiro'
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro.

Me refiro ao brasileiro
Que está em formação
E precisa evoluir
Através da Educação
Mas se torna um refém
Iletrado, 'zé-ninguém'
Um escravo da ilusão.

Em frente à televisão
Longe da realidade
Onde a bobagem fervilha
Não sabendo essa gente
Desprovida e inocente
Desta enorme 'armadilha'.

Cuidado, Pedro Bial
Chega de esculhambação
Respeite o trabalhador
Dessa sofrida Nação
Deixe de chamar de heróis
Essas girls e esses boys
Que têm cara de bundão.

O seu pai e a sua mãe,
Querido Pedro Bial,
São verdadeiros heróis
E merecem nosso aval
Pois tiveram que lutar
Pra manter e te educar
Com esforço especial.

Muitos já se sentem mal
Com seu discurso vazio.
Pessoas inteligentes
Se enchem de calafrio
Porque quando você fala
A sua palavra é bala
A ferir o nosso brio.

Um país como Brasil
Carente de educação
Precisa de gente grande
Para dar boa lição
Mas você na rede Globo
Faz esse papel de bobo
Enganando a Nação.

Respeite, Pedro Bienal
Nosso povo brasileiro
Que acorda de madrugada
E trabalha o dia inteiro
Da muito duro, anda rouco
Paga impostos, ganha pouco:
Povo HERÓI, povo guerreiro.

Enquanto a sociedade
Neste momento atual
Se preocupa com a crise
Econômica e social

Você precisa entender
Que queremos aprender
Algo sério - não banal.

Esse programa da Globo
Vem nos mostrar sem engano
Que tudo que ali ocorre
Parece um zoológico humano
Onde impera a esperteza
A malandragem, a baixeza:
Um cenário sub-humano.

A moral e a inteligência
Não são mais valorizadas.
Os "heróis" protagonizam
Um mundo de palhaçadas
Sem critério e sem ética
Em que vaidade e estética
São muito mais que louvadas.

Não se vê força poética
Nem projeto educativo.
Um mar de vulgaridade
Já tornou-se imperativo.
O que se vê realmente
É um programa deprimente
Sem nenhum objetivo.

Talvez haja objetivo
"professor", Pedro Bial
O que vocês tão querendo
É injetar o banal
Deseducando o Brasil
Nesse Big Brother vil
De lavagem cerebral.

Isso é um desserviço
Mal exemplo à juventude
Que precisa de esperança
Educação e atitude
Porém a mediocridade
Unida à banalidade
Faz com que ninguém estude.

É grande o constrangimento
De pessoas confinadas
Num espaço luxuoso
Curtindo todas baladas:
Corpos "belos" na piscina
A gastar adrenalina:
Nesse mar de palhaçadas.

Se a intenção da Globo
É de nos "emburrecer"
Deixando o povo demente
Refém do seu poder:
Pois saiba que a exceção
(Amantes da educação)
Vai contestar a valer.

A você, Pedro Bial
Um mercador da ilusão
Junto a poderosa Globo
Que conduz nossa Nação
Eu lhe peço esse favor:
Reflita no seu labor
E escute seu coração.

E vocês caros irmãos
Que estão nessa cegueira
Não façam mais ligações
Apoiando essa besteira.
Não deem sua grana à Globo
Isso é papel de bobo:
Fujam dessa baboseira.

E quando chegar ao fim
Desse Big Brother vil
Que em nada contribui
Para o povo varonil
Ninguém vai sentir saudade:
Quem lucra é a sociedade
Do nosso querido Brasil.

E saiba, caro leitor
Que nós somos os culpados

Porque sai do nosso bolso
Esses milhões desejados
Que são ligações diárias
Bastante desnecessárias
Pra esses desocupados.

A loja do BBB
Vendendo só porcaria
Enganando muita gente
Que logo se contagia
Com tanta futilidade
Um mar de vulgaridade
Que nunca terá valia.

Chega de vulgaridade
E apelo sexual.
Não somos só futebol,
baixaria e carnaval.
Queremos Educação
E também evolução
No mundo espiritual.

Cadê a cidadania
Dos nossos educadores
Dos alunos, dos políticos
Poetas, trabalhadores?
Seremos sempre enganados
e vamos ficar calados
diante de enganadores?

Barreto termina assim
Alertando ao Bial:
Reveja logo esse equívoco
Reaja à força do mal.
Eleve o seu coração
Tomando uma decisão
Ou então: siga, animal.

FIM

Condenada empresa que chamou cliente de safado

A Justiça do Rio de Janeiro condenou a Niterói Park a pagar R$ 20 mil, por danos morais, a um motorista que foi ameaçado por um de seus funcionários. A decisão é da juíza Andréa Gonçalves Duarte, da 7ª Vara Cível de Niterói.

Em julho de 2011, Flávio da Silva estacionou seu carro em uma das vagas administradas pela empresa, no centro de Niterói, onde o período de estacionamento é de três horas. Ao voltar, sete horas depois, encontrou um bilhete dizendo: "Homem que não cumpre a palavra é safado" e "na próxima, arrio o pneu".

Auditoria acusa desvio de R$ 312 mi no Dnocs


O diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes, garantiu que já esclareceu os pontos questionados no relatório à CGU e ao TCU
Elias Fernandes negou as denúncias e garantiu que todas os esclarecimentos já foram prestados à CGU e ao Tribunal de Contas da União (TCU)
Relatório da CGU vê irregularidades em obras e na gestão de pessoal e "possível" favorecimento ao RN
Relatório da Controladoria Geral da União (CGU) divulgado ontem apontou irregularidades de R$ 312 milhões em obras e na gestão de pessoal do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), cuja sede é localizada em Fortaleza.

Lula participa da posse de ministros no Palácio do Planalto


imagem: band.com.br
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na tarde desta segunda-feira, 24, no Palácio do Planalto, da cerimônia em que a presidente Dilma Rousseff deu posse aos novos ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp.
Usando um chapéu preto, sem gravata, Lula desceu a rampa interna do Palácio do Planalto, que dá acesso ao salão onde ocorreu a cerimônia que marcou a despedida do ministro da Educação, Fernando Haddad. É a segunda vez que Lula retorna ao Palácio do Planalto após deixar a Presidência da República em 1º de janeiro do ano passado. Ele esteve no palácio em março de 2011, para participar do velório do ex-presidente José Alencar.

´Doe de Coração´ ajuda Ceará a atingir recorde

O Estado realizou 1.292 transplantes de órgãos e tecidos, em 2011
Após o surgimento da campanha em 2003, o Ceará apresentou um aumento de 41,8% nos transplantes de órgãos

O Movimento Doe de Coração chegará, neste ano, à sua 10ª edição. Realizada pela Fundação Edson Queiroz nos meses de setembro, vem contribuindo para fomentar a conscientização pela doação voluntária de órgãos no Estado do Ceará

Acordo deve garantir que José Guimarães e Jilmar Tatto assumam a liderança do PT na Câmara dos Deputados, em forma de rodízio

SAULO CRUZ/AG.CÂMARA
Para o deputado, ocupação de posto será "importante" para Ceará
 
O deputado federal José Nobre Guimarães (PT) disse ontem que será “importante” para o Ceará sua ocupação no cargo de líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados. Segundo ele, a chegada de um cearense ao cargo de líder é algo inédito e inusitado. “Isso vai ser importante para o estado. Mostra que o Ceará está fazendo política com seriedade”, comentou Guimarães.

Cid: ´boataria´ paralisou Fortaleza

O governador Cid Gomes classificou o episódio de fechamento do comércio de ´dramático´
RODRIGO CARVALHO
O governador Cid Gomes classificou o episódio de fechamento do comércio de ´dramático´
O governador Cid Ferreira Gomes atribuiu a paralisação de Fortaleza, no último dia 3 de janeiro, a uma "boataria geral". "Foi mais um terror de comunicação do que uma insurgência", afirmou ontem, após concluir uma visita à obra do Centro de Eventos do Ceará.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Aluna de escola pública é 1º lugar

Jéssyca Fiúza Souza, 16, conta que dedicava todo o seu dia às matérias do Enem. 'Era dia, tarde e noite estudando', relembra
Aos cinco anos de idade, a estudante Jéssyca Fiúza Sousa, 16, já demonstrava uma grande paixão pela leitura.

Estudante do Colégio Castelo Branco está mais perto de realizar o seu sonho de ser professora e escritora
Aos cinco anos de idade, a estudante Jéssyca Fiúza Sousa, 16, já demonstrava uma grande paixão pela leitura. Descobriu o mundo das palavras sozinha, sem precisar de alguém ao seu lado para dizer que ler é bom. Aprendeu a viajar nas histórias dos livros, as experiências foram incríveis e inspiradoras. Por isso, a menina nem esperou virar adolescente para decidir o que seria: professora e escritora.

149 colégios do CE contra obesidade

O Ministério da Saúde intensificará ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade em escolas públicas do País. A iniciativa, que vai envolver 11 milhões de alunos com idade entre 5 a 19 anos, faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em março nos municípios que integram o Programa Saúde na Escola (PSE). No Ceará, são 149 cidades.

Fortaleza é a cidade brasileira com passagem de ônibus mais barata

Passagem de ônibus de Fortaleza é a mais barata<br> do País
Fortaleza é a cidade com tarifa de ônibus mais barata do País, dentre os locais com sistema integrado e de mesmo porte. A conclusão é do balanço divulgado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), referente ao preço da passagem de ônibus em municípios com população acima de 500 mil habitantes

Mortes nas CEs aumentam 74%

Outra explicação para os óbitos é que muitos acidentes envolvem motocicletas
Outra explicação para os óbitos é que muitos acidentes envolvem motocicletas  (Foto Cid Barbosa)

Entre os meses de dezembro e janeiro, o volume médio de carros por dia nas estradas estaduais cresce 40 %
Durante a alta estação e o período de férias, o litoral cearense é bastante visitado tanto por turistas quanto por moradores de Fortaleza. Contudo, infelizmente, o fluxo de pessoas está ligado ao número de acidentes com óbitos que cresce consideravelmente.

Duas edições do Enem só em 2013

Na semana passada, acesso a redações do Enem para todos os candidatos foi determinado pela Justiça Federal
Depois do cancelamento da edição prevista para abril deste ano, presidente garante implantação da medida
Brasília. Menos de uma semana depois de cancelar a edição de abril do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governo federal afirmou ontem que realizará em 2013 os dois exames no mesmo ano. A informação foi confirmada pela presidente Dilma Rousseff, para quem o método está em permanente aprimoramento.

PT reduz lista de nomes e acirra debate interno

O encontro petista, realizado na noite de ontem, reuniu algumas lideranças partidárias, mas vários dos nomes que integravam a lista dos prefeituráveis na Capital pela agremiação faltaram ao evento
Nos bastidores da sigla, a corrida, agora, é pelo apoio de quem desistiu de ser postulante na sucessão municipal

Bancada cearense quer apoio de Cid


Para José Airton, o Governo do Estado não tem mostrado interesse em debater com o grupo
Para José Airton, o Governo do Estado não tem mostrado interesse em debater com o grupo -Foto José Leomar
Após vários encontros adiados, a bancada federal cearense se reuniu, ontem, para avaliar o trabalho realizado em 2011 e discutir estratégias de atuação para este ano. O principal ponto discutido pelos parlamentares diz respeito ao distanciamento do governador Cid Gomes e da prefeita Luizianne Lins, diante de propostas apresentadas pelo grupo, visando trazer benefícios ao Estado.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Mensagem do Deputado José Airton ao povo de Icapuí no aniversário de emancipação


Na foto, José Airton(D), primeiro prefeito de Icapuí
Venho aqui lembrar que nessa data de 22 de janeiro decidimos em voto, com um plebiscito, a emancipação de Icapuí. Escolhemos entre um sim e um não, dizendo um sim corajosamente em uma brava cruzada contra uma campanha acirrada e contrária a criação de Icapuí. Lembro aqui que nessa data de 22 de janeiro comemoramos o plebicito que foi feito em 1984, sendo a fundação comemorada em 15 de janeiro, in...iciada em 1985. São 28 anos de plebicito, 27 anos de criação e 26 anos de administração. O nosso povo, de forma valente e aguerrida, deu esse sim para o desmenbramento de Icapuí de Aracati, passando a ser, na nossa história, uma das mais belas comunas autonomas do estado do Ceará.

Wagner Sousa disse que a greve dos policiais foi ilegal e motivada por outras "ilegalidades"


GABRIEL GONÇALVES
Capitão Wagner justificou paralisação como ato de desespero

 
Liderança de destaque na recente greve dos policiais militares e bombeiros do Ceará, o deputado estadual Wagner Sousa (PR) avalia que a paralisação dos policiais e bombeiros – que parou Fortaleza durante todo o último dia 3 - foi um movimento ilegal. “A gente tem consciência de que o movimento foi totalmente ilegal, mas foi o mecanismo encontrado pelo trabalhador para alcançar seus objetivos”, disse Wagner, em entrevista ao programa Viva Domingo, exibido ontem à noite pela TV O POVO.

Wagner buscou justificar a paralisação afirmando que policiais e bombeiros foram levados ao contexto da ilegalidade por causa de conduta também “ilegal”, segundo ele, adotada pelo Governo do Estado no trato com as categorias. O deputado citou que trabalhadores não recebiam sequer salário mínimo em seus vencimentos-base e que o governo não regulamentou a jornada de 40 horas semanais dentro do prazo de 180 dias dado pela Assembleia Legislativa ainda em 2008.

Pesquisa mostra Dilma com aprovação recorde de 59%


O governo da presidente Dilma Rousseff obteve aprovação recorde no fim do primeiro ano de mandato, de acordo com pesquisa Datafolha publicada ma edição de hoje do jornal Folha de S.Paulo. O levantamento revelou que 59% dos brasileiros consultados consideraram sua gestão ótima ou boa, um crescimento de 10 pontos porcentuais desde a última edição, feita em junho de 2011. Foi o melhor resultado para um presidente em seu primeiro ano de gestão desde a volta das eleições diretas, em 1989. Outros 33% consideraram o governo Dilma regular, 6% o avaliaram como ruim ou péssimo e 2% não responderam.

Rita Lee anuncia aposentadoria dos palcos

Porém, Rita garantiu que não vai sair do cenário musical

A cantora e compositora Rita Lee anunciou, neste sábado, 21, que não irá mais fazer shows. A notícia foi dada durante sua primeira apresentação no Circo Voador, no Rio de Janeiro, e, posteriormente, confirmada em seu perfil do Twitter.

Aos 64 anos e com 45 de carreira, Rita disse que foi seu penúltimo show, o último será no próximo sábado, em Aracaju (Sergipe), de acordo com sua página oficial na Internet.

Porém, apesar de aposentar-se dos palcos, ela garantiu que não vai sair do cenário musical. “Aposento-me de shows, da música nunca. Quem me viu ontem pode bem atestar minha fragilidade física. Saio de cena absolutamente paixonadacocês”.
Redação O POVO Online

Família cearense que vive em um barco já visitou 28 países

IGOR DE MELO
A família conta que já se aventurou muito - presenciou um tornado, escalou um vulcão em atividade e participou de rituais em tribos pouco conhecidas
No barco Casulo, o casal João Carlos, 54, e Solange Lima, 41, já viveram muitas histórias – daquelas que servem de lição para sempre. Eles abandonaram a “vida convencional” para experimentar uma grande aventura. Ela era professora universitária; ele, engenheiro e empresário. Hoje comandam um barco mundo afora.