O Ministro da Educação, Fernando Haddad, vai anunciar Russas como a cidade escolhida para receber Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC). A informação é do deputado federal Ariosto Holanda, que soube por fonte segura do Ministério da Educação (MEC) a novidade, que ainda inclui a criação da Universidade Federal do Cariri, passando para três o número de universidades federais no Estado. O Reitor da UFC, Jesualdo Farias, recebeu no último sábado(06) o título de cidadão russano, nas comemorações de aniversário do município.
A notícia era muito aguardada pelos russanos, e chega justamente no dia em que o município completa 210 anos. Caem por terra os esforços dos municípios de Limoeiro do Norte e Aracati, que também faziam campanhas para instalação do campus federal. A conquista é resultado de um trabalho silencioso do professor da UFC Lindberg Gonçalvez (natural de Russas), que é presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará, com o Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (IPDI) com a prefeituras de Russas, Governo do Estado e reitoria da UFC.
Para chegar na frente e conseguir o campus, a prefeitura de Russas apressou o processo de doação de terreno à UFC: transferiu a titularidade do terreno em cartório e fez, após audiência intermediada peloa professor Lindberg, o governador Cid Gomes levar o pleito ao ministro da Educação.
Desde o ano passado a comunidade russana se mobilizava para a instalação de um campus da UFC, desde a notícia dada pela reitoria da Universidade. A classe estudantil da cidade se mobilizou como pode para pedir a UFC. As demandas foram publicadas em duas matérias do Caderno Regional no mês de fevereiro (leia matéria 1 e matéria 2). Representes da bancada federal no congresso aderiram à causa.
O prefeito Raimundo Cordeiro tem uma proposta à UFC para agilizar o início dos cursos enquanto é construída a sede própria o campus: vai repassar o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), que pertence à administração municipal, para a universidade. Hoje o CVT conta com cursos profissionalizantes e laboratórios de física, química e biologia. Conta também com cursos superiores semipresenciais da UFC e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação. O centro vocacional foi inaugurado em 2008, após emenda de R$ 1,2 milhão pelo deputado federal Ariosto Holanda. E com investimento adicional de R$ 300 mil foram construídas mais três salas.
O Blog Diário Vale do Jaguaribe contou com informações do jornalista Flamínio Araripe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário